O Brasil vendeu ao exterior, em 2025, 40,04 milhões de sacas de 60 quilos (kg) de café, uma queda de 20,8% em relação a 2024. No entanto, a receita da exportação do produto no ano passado bateu recorde: US$ 15,586 bilhões, um aumento de 24,1% na comparação com o ano anterior. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (19), são do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). A receita das vendas ao exterior registrada em 2025 é a maior desde 1990 , quando a Cecafé iniciou o levantamento. As exportações brasileiras tiveram como destino 121 países. De acordo com o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, o recorde é resultado do aumento do valor do produto em 2025 e de investimentos do setor em qualidade. “Tivemos médias mensais de preço maiores em 2025 e nossos cafeicultores, bem organizados, mantêm seus investimentos em tecnologia, inovação e qualidade, o que eleva o patamar dos cafés do Brasil e, consequentemente, o seu valor. Não à toa, somos a única o...
Na manhã dessa sexta-feira (10), a 137ª Promotoria de Justiça realizou uma audiência pública virtual para discutir a situação dos transplantes de córnea no Ceará. O momento foi coordenado pela promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa e contou com a participação de representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, da Central de Transplantes do Ceará e de todos os estabelecimentos habilitados para realização de transplantes de córneas em Fortaleza.
A representante do MPCE destacou que lhe chama a atenção a redução, nos últimos anos, dos transplantes de córneas realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), concomitantemente ao aumento dos transplantes na rede particular. “Esta é uma situação muito grave, pois vemos casos todos os dias de pessoas em situação de vulnerabilidade que estão deixando de realizar os procedimentos pelo SUS, de forma gratuita, e se endividando para pagar os transplantes de forma particular, que custam de 6 a 8 mil reais em um olho. Então, realizamos esta audiência para chegar às causas desse problema e reunimos todos os órgãos envolvidos para encontrarmos uma solução”, explica Ana Cláudia Uchoa.
Como encaminhamento, todas as clínicas habilitadas em realizar o transplante de córneas que participaram da audiência, se comprometeram a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o compromisso de antes de inserirem o paciente na fila de transplantes darem ciência ao mesmo, de que existe a opção de realização pelo sus, devendo o paciente assinar um documento de anuência desta opção, além de se comprometem também a priorizar o esgotamento do limite das cotas pelo SUS, antes da realização de procedimentos particulares, com a exceção daqueles que desejem realizar o procedimento de forma particular. Participaram da audiência representantes das seguintes instituições: Bioclínica, Instituto Cearense de Oftalmologia e do Centro Cearense de Oftalmologia, Centro Médico Oftalmológico (CEMOF), Centro Avançado de Retina e Catarata, Sociedade de Assistência aos Cegos, Associação Assistencial Vânia Queiroz (Instituto Clarear), Hospital de Olhos Leiria de Andrade, Hospital de Olhos Neusa Rocha, Escola Cearense de Oftalmologia (Oftalmolaser), Oftalmoclínica, ProntoClínica e Clínica ProVision. Além disso, diversas clínicas manifestaram desejo de se credenciarem para realizar o procedimento pelo SUS, ocasião em que a Secretaria Municipal de saúde se comprometeu a analisar, no prazo de cinco dias, a possibilidade de aumentar a rede credenciada para realização de transplante pelo SUS, uma vez que atualmente apenas seis clínicas estão credenciadas .
O TAC será enviado para todas as clínicas para assinatura e, em caso de descumprimento, o Ministério Público Estadual adotará medidas legais cabíveis, a fim de desabilitar a clínica que não cumprir o ajuste firmado, além de ação judicial por danos morais e materiais a coletividade, ficando todos cientes desta cláusula.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.