Pular para o conteúdo principal

Com investimento de mais de R$ 300 milhões, Governo do Ceará lança editais do Projeto Sertão Vivo e novos projetos produtivos para agricultura familiar*

 _Aviso de pauta_ *Com investimento de mais de R$ 300 milhões, Governo do Ceará lança editais do Projeto Sertão Vivo e novos projetos produtivos para agricultura familiar* O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza, nesta sexta-feira (12), durante a programação da 2ª edição da Feira Cearense da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fecaf), no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, o lançamento dos novos editais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e de Tecnologias Sociais para acesso à água, além da assinatura do Termo de Cooperação Técnico-Financeira com a Ematerce, no âmbito do Projeto Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste (Sertão Vivo). Na ocasião, também serão assinados 241 termos de fomentos de projetos produtivos, via Projeto São José, para associações e cooperativas da agricultura familiar. A cerimônia contará com as presenças do governador Elmano de Freitas e do secretário...

MPCE debate transplante de córneas em audiência pública virtual

Na manhã dessa sexta-feira (10), a 137ª Promotoria de Justiça realizou uma audiência pública virtual para discutir a situação dos transplantes de córnea no Ceará. O momento foi coordenado pela promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa e contou com a participação de representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, da Central de Transplantes do Ceará e de todos os estabelecimentos habilitados para realização de transplantes de córneas em Fortaleza.
A representante do MPCE destacou que lhe chama a atenção a redução, nos últimos anos, dos transplantes de córneas realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), concomitantemente ao aumento dos transplantes na rede particular. “Esta é uma situação muito grave, pois vemos casos todos os dias de pessoas em situação de vulnerabilidade que estão deixando de realizar os procedimentos pelo SUS, de forma gratuita, e se endividando para pagar os transplantes de forma particular, que custam de 6 a 8 mil reais em um olho. Então, realizamos esta audiência para chegar às causas desse problema e reunimos todos os órgãos envolvidos para encontrarmos uma solução”, explica Ana Cláudia Uchoa.
Como encaminhamento, todas as clínicas habilitadas em realizar o transplante de córneas que participaram da audiência, se comprometeram a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o compromisso de antes de inserirem o paciente na fila de transplantes darem ciência ao mesmo, de que existe a opção de realização pelo sus, devendo o paciente assinar um documento de anuência desta opção, além de se comprometem também a priorizar o esgotamento do limite das cotas pelo SUS, antes da realização de procedimentos particulares, com a exceção daqueles que desejem realizar o procedimento de forma particular. Participaram da audiência representantes das seguintes instituições: Bioclínica, Instituto Cearense de Oftalmologia e do Centro Cearense de Oftalmologia, Centro Médico Oftalmológico (CEMOF), Centro Avançado de Retina e Catarata, Sociedade de Assistência aos Cegos, Associação Assistencial Vânia Queiroz (Instituto Clarear), Hospital de Olhos Leiria de Andrade, Hospital de Olhos Neusa Rocha, Escola Cearense de Oftalmologia (Oftalmolaser), Oftalmoclínica, ProntoClínica e Clínica ProVision. Além disso, diversas clínicas manifestaram desejo de se credenciarem para realizar o procedimento pelo SUS, ocasião em que a Secretaria Municipal de saúde se comprometeu a analisar, no prazo de cinco dias, a possibilidade de aumentar a rede credenciada para realização de transplante pelo SUS, uma vez que atualmente apenas seis clínicas estão credenciadas .
O TAC será enviado para todas as clínicas para assinatura e, em caso de descumprimento, o Ministério Público Estadual adotará medidas legais cabíveis, a fim de desabilitar a clínica que não cumprir o ajuste firmado, além de ação judicial por danos morais e materiais a coletividade, ficando todos cientes desta cláusula.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.