_Aviso de pauta_ *Com investimento de mais de R$ 300 milhões, Governo do Ceará lança editais do Projeto Sertão Vivo e novos projetos produtivos para agricultura familiar* O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza, nesta sexta-feira (12), durante a programação da 2ª edição da Feira Cearense da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fecaf), no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, o lançamento dos novos editais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e de Tecnologias Sociais para acesso à água, além da assinatura do Termo de Cooperação Técnico-Financeira com a Ematerce, no âmbito do Projeto Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste (Sertão Vivo). Na ocasião, também serão assinados 241 termos de fomentos de projetos produtivos, via Projeto São José, para associações e cooperativas da agricultura familiar. A cerimônia contará com as presenças do governador Elmano de Freitas e do secretário...
Na manhã dessa sexta-feira (10), a 137ª Promotoria de Justiça realizou uma audiência pública virtual para discutir a situação dos transplantes de córnea no Ceará. O momento foi coordenado pela promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa e contou com a participação de representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, da Central de Transplantes do Ceará e de todos os estabelecimentos habilitados para realização de transplantes de córneas em Fortaleza.
A representante do MPCE destacou que lhe chama a atenção a redução, nos últimos anos, dos transplantes de córneas realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), concomitantemente ao aumento dos transplantes na rede particular. “Esta é uma situação muito grave, pois vemos casos todos os dias de pessoas em situação de vulnerabilidade que estão deixando de realizar os procedimentos pelo SUS, de forma gratuita, e se endividando para pagar os transplantes de forma particular, que custam de 6 a 8 mil reais em um olho. Então, realizamos esta audiência para chegar às causas desse problema e reunimos todos os órgãos envolvidos para encontrarmos uma solução”, explica Ana Cláudia Uchoa.
Como encaminhamento, todas as clínicas habilitadas em realizar o transplante de córneas que participaram da audiência, se comprometeram a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o compromisso de antes de inserirem o paciente na fila de transplantes darem ciência ao mesmo, de que existe a opção de realização pelo sus, devendo o paciente assinar um documento de anuência desta opção, além de se comprometem também a priorizar o esgotamento do limite das cotas pelo SUS, antes da realização de procedimentos particulares, com a exceção daqueles que desejem realizar o procedimento de forma particular. Participaram da audiência representantes das seguintes instituições: Bioclínica, Instituto Cearense de Oftalmologia e do Centro Cearense de Oftalmologia, Centro Médico Oftalmológico (CEMOF), Centro Avançado de Retina e Catarata, Sociedade de Assistência aos Cegos, Associação Assistencial Vânia Queiroz (Instituto Clarear), Hospital de Olhos Leiria de Andrade, Hospital de Olhos Neusa Rocha, Escola Cearense de Oftalmologia (Oftalmolaser), Oftalmoclínica, ProntoClínica e Clínica ProVision. Além disso, diversas clínicas manifestaram desejo de se credenciarem para realizar o procedimento pelo SUS, ocasião em que a Secretaria Municipal de saúde se comprometeu a analisar, no prazo de cinco dias, a possibilidade de aumentar a rede credenciada para realização de transplante pelo SUS, uma vez que atualmente apenas seis clínicas estão credenciadas .
O TAC será enviado para todas as clínicas para assinatura e, em caso de descumprimento, o Ministério Público Estadual adotará medidas legais cabíveis, a fim de desabilitar a clínica que não cumprir o ajuste firmado, além de ação judicial por danos morais e materiais a coletividade, ficando todos cientes desta cláusula.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.