A pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apontou que o setor já responde por 57% dos empregos formais do país. Com dados relativos ao mês de maio, o levantamento mensal da entidade apurou que o segmento é responsável por 31,686 milhões dos 55,6 milhões de postos de trabalho formais no Brasil. Com base nos dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o levantamento trouxe que o setor de serviços privados não financeiros alcançou 15,7 milhões de postos de trabalho. Ainda pelo levantamento, o segmento de serviços privados não financeiros abriu 682 mil de janeiro a maio de 2025 sobre igual período no ano passado. Neste ano, o acumulado até maio foi de 333 mil novos empregos no campo das empresas e 118 mil nos serviços voltados às famílias. Por sua vez, os setores de serviços de transportes registraram mais de 107 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2025 e igual período d...
Um dos setores mas impactados pela pandemia, sem dúvidas, é o da Moda. É preciso reinventar não só os negócios e a comunicação com o cliente, mas preparar os profissionais para atuar nesse novo mundo. Os desafios e as tendências que despontam dentro desse cenário pautam o Senac Momento Moda no Tudo em Casa Fecomércio, de 06 a 10 de julho. Os vídeos e as lives são divulgados no Instagram @senacce e disponibilizados na plataforma http://www. tudoemcasafecomercio.com.br/.
“A Moda já muda sem parar para manter vivo o interesse, agora vai ter que mudar para sobreviver às mudanças em torno dela”, atenta Eduardo Motta, consultor do Senac e da Radar Consultoria. Ele participa da live “A importância da educação de Moda no desenvolvimento econômico e social”, junto com Sidarta Cabral, gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac/CE, na quinta-feira (09), às 17h.
Especificamente sobre o ensino nessa área, ele diz que migrar para as plataformas virtuais é desafiador e a adaptação está acontecendo com a urgência que o momento exige. Durante a live, o consultor vai se aprofundar nos rumos de abordagem que os conteúdos podem tomar, considerando mudanças nos comportamentos sociais e de consumo.
Outros assuntos bem atuais compõem a programação do Senac Momento Moda, como comércio online, inovação em fotografia e moda sustentável, trazendo os profissionais de destaque no mercado Daniel Lima (Up Growth), Tiago Lopes e Lorena Delfino (Fashion Revolution Fortaleza), respectivamente.
A interface com a Psicologia e a Cultura, além da experiência criativa que traz como case de sucesso o desenvolvimento da coleção Cariri Visceral, são os temas abordados por Beatriz Guedes (Senac/CE), Clara Dourado (Juntas Colméia Criativa) e Ariane Morais (Senac Cariri).
PROGRAMAÇÃO SENAC MOMENTO MODA
Segunda-feira (06)
10h - Moda e Psicologia: um combo de sucesso
Com Beatriz Guedes – Designer de moda com MSc em Psicologia Aplicada a Moda pelo London College of Fashion e Consultora de Produtos Educacionais do Senac nas áreas de Moda, Design e Produção Cultural
Terça-feira (07)
10h - Dicas para comércio online de Moda
Com Daniel Lima - Especialista em e-commerce e Co-Fundador da Upgrowth
17h - LIVE - Inovações na fotografia de Moda
Com Tiago Lopes – Fotógrafo
Quarta-feira (08)
10h - Fashion Revolution e Moda Sustentável
Com Lorena Delfino - Cool Hunter pelo Senac/SP; Especialista em Moda e Comunicação pela Unifor; Idealizadora do projeto Afetividades; Representante Fashion Revolution Fortaleza.
Quinta-feira (09)
10h – A experiência criativa: o case Cariri Visceral
Com Ariane Morais – Instrutora de Moda do Senac Cariri
17h - LIVE - A importância da educação de Moda no desenvolvimento econômico e social
Com Eduardo Motta - consultor do Senac e da Radar Consultoria, e Sidarta Cabral - gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac/CE
Sexta-feira (10)
10h - O papel da cultura na Moda
Com Clara Dourado - Jornalista, ativista e fundadora da Juntas Colméia Criativa.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.