Pular para o conteúdo principal

Pandemia: Diabetes é fator de risco para doenças vasculares

 

O diabetes além de ser um fator agravante da infecção do novo coronavírus, é também um importante fator de risco para doenças vasculares. Um indivíduo diabético tem entre 15 e 40 vezes mais chances do que a população geral de submeter-se a uma amputação do membro inferior. De acordo com o médico Cirurgião Vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Regional Ceará - SBACV-CE Vicente Freire, diabetes causa agressão química e inflamatória nas paredes dos vasos, gerando em sua grande maioria, lesões obstrutivas arteriais.

Vicente ainda alerta sobre os cuidados e sintomas dessas lesões, que em estados mais graves, podem levar até uma possível amputação: “dor ao caminhar, feridas que não cicatrizam, palidez e dores nas pernas e até dormência nos pés. Prevenção com o controle do diabetes, dieta adequada e evitar o sedentarismo com atividade física é o mais indicado para evitar o problema. Indispensável o acompanhamento médico, de preferência com um cirurgião vascular, por meio de checkups periódicos para evitar complicações”.

Segundo a endocrinologista Ana Flávia Torquato o diabetes exerce uma ação prejudicial ao sistema circulatório, acelerando o depósito de placas de gordura nas artérias e altera também a função dos neurológica. “A neuropatia diabética é uma manifestação comum, as vezes presente já no momento do diagnóstico. Já as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em pacientes diabéticos”, reforça. Ela ainda destaca que as pesquisas em relação ao novo coronavírus também apontam tanto o diabetes como um fator de risco para a Covid-19, como mostra que pacientes acometidos pelo coronavírus, também podem desencadear o diabetes ou agravar a doença já preexistente.

Ana Flávia ressalta que o surgimento de doenças vasculares bem como complicações com a infecção do novo coronavírus é mais comum em quem está com a glicose descontrolada. A presença de outras comorbidades associadas como hipertensão e dislipidemia também podem aumentar o risco de complicações. Por isso é primordial a prevenção das complicações através do tratamento e controle apropriado do diabetes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas