Uma pistola também foi apreendida durante operação A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), realizou três ações distintas entre os dias 14 e 16 de novembro, que resultaram na apreensão de paredões de som automotivo, na lavratura de autos de infração e na condução dos responsáveis às delegacias. As operações ocorreram nos municípios de Quixadá e Baturité – Áreas Integradas de Segurança 20 e 15 – com apoio de equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). Quixadá Na madrugada de domingo (16), uma composição do BPMA, em ação conjunta com equipes do 9º BPM e do CPRaio, verificou uma denúncia de perturbação do sossego em um estabelecimento no município. No local, dois paredões estavam em funcionamento com volume acima do permitido, conforme aferição realizada com sonômetro. Diante da irregularidade, os equipamentos foram apreendidos, e os proprietários co...
O diabetes além de ser um fator agravante da infecção do novo coronavírus, é também um importante fator de risco para doenças vasculares. Um indivíduo diabético tem entre 15 e 40 vezes mais chances do que a população geral de submeter-se a uma amputação do membro inferior. De acordo com o médico Cirurgião Vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Regional Ceará - SBACV-CE Vicente Freire, diabetes causa agressão química e inflamatória nas paredes dos vasos, gerando em sua grande maioria, lesões obstrutivas arteriais.
Vicente ainda alerta sobre os cuidados e sintomas dessas lesões, que em estados mais graves, podem levar até uma possível amputação: “dor ao caminhar, feridas que não cicatrizam, palidez e dores nas pernas e até dormência nos pés. Prevenção com o controle do diabetes, dieta adequada e evitar o sedentarismo com atividade física é o mais indicado para evitar o problema. Indispensável o acompanhamento médico, de preferência com um cirurgião vascular, por meio de checkups periódicos para evitar complicações”.
Segundo a endocrinologista Ana Flávia Torquato o diabetes exerce uma ação prejudicial ao sistema circulatório, acelerando o depósito de placas de gordura nas artérias e altera também a função dos neurológica. “A neuropatia diabética é uma manifestação comum, as vezes presente já no momento do diagnóstico. Já as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em pacientes diabéticos”, reforça. Ela ainda destaca que as pesquisas em relação ao novo coronavírus também apontam tanto o diabetes como um fator de risco para a Covid-19, como mostra que pacientes acometidos pelo coronavírus, também podem desencadear o diabetes ou agravar a doença já preexistente.
Ana Flávia ressalta que o surgimento de doenças vasculares bem como complicações com a infecção do novo coronavírus é mais comum em quem está com a glicose descontrolada. A presença de outras comorbidades associadas como hipertensão e dislipidemia também podem aumentar o risco de complicações. Por isso é primordial a prevenção das complicações através do tratamento e controle apropriado do diabetes.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.