Corinthians está pronto para dar início à rotina de jogos em 2026. Às 16h deste domingo (11), na Neo Química Arena, o Timão enfrenta a Ponte Preta pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O jogo será transmitido pelo canal TNT e pela plataforma HBO Max. A equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior concluiu a preparação para a estreia na manhã deste sábado (10), no CT Dr. Joaquim. O time abriu o dia com um vídeo de instruções táticas na Sala de Preleção Flexform. Após um trabalho de força na academia e o aquecimento no gramado, o técnico Dorival Júnior comandou dois exercícios táticos. Jogadas de bola parada também foram trabalhadas pelo comandante. A temporada do Timão começa com novidades para o meia Breno Bidon e para o atacante Vitinho. Ambos usarão agora os números 7 e 11, respectivamente, em suas camisas. “É um número que sempre usei na minha carreira. Eu gosto muito. É uma honra também usar o número que o nosso companheiro Romero usou na temporada passada. Outros tant...
O diabetes além de ser um fator agravante da infecção do novo coronavírus, é também um importante fator de risco para doenças vasculares. Um indivíduo diabético tem entre 15 e 40 vezes mais chances do que a população geral de submeter-se a uma amputação do membro inferior. De acordo com o médico Cirurgião Vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Regional Ceará - SBACV-CE Vicente Freire, diabetes causa agressão química e inflamatória nas paredes dos vasos, gerando em sua grande maioria, lesões obstrutivas arteriais.
Vicente ainda alerta sobre os cuidados e sintomas dessas lesões, que em estados mais graves, podem levar até uma possível amputação: “dor ao caminhar, feridas que não cicatrizam, palidez e dores nas pernas e até dormência nos pés. Prevenção com o controle do diabetes, dieta adequada e evitar o sedentarismo com atividade física é o mais indicado para evitar o problema. Indispensável o acompanhamento médico, de preferência com um cirurgião vascular, por meio de checkups periódicos para evitar complicações”.
Segundo a endocrinologista Ana Flávia Torquato o diabetes exerce uma ação prejudicial ao sistema circulatório, acelerando o depósito de placas de gordura nas artérias e altera também a função dos neurológica. “A neuropatia diabética é uma manifestação comum, as vezes presente já no momento do diagnóstico. Já as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em pacientes diabéticos”, reforça. Ela ainda destaca que as pesquisas em relação ao novo coronavírus também apontam tanto o diabetes como um fator de risco para a Covid-19, como mostra que pacientes acometidos pelo coronavírus, também podem desencadear o diabetes ou agravar a doença já preexistente.
Ana Flávia ressalta que o surgimento de doenças vasculares bem como complicações com a infecção do novo coronavírus é mais comum em quem está com a glicose descontrolada. A presença de outras comorbidades associadas como hipertensão e dislipidemia também podem aumentar o risco de complicações. Por isso é primordial a prevenção das complicações através do tratamento e controle apropriado do diabetes.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.