Pular para o conteúdo principal

Prefeito Roberto Cláudio atualiza situação epidemiológica de Fortaleza

 

Média de casos, de internações e de óbitos pela Covid-19 é a menor desde o início da pandemia

O cenário epidemiológico de Fortaleza em relação à Covid-19 segue em tendência de estabilização. Na tarde desta quarta-feira (19/08), o prefeito Roberto Cláudio apresentou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, os indicadores recém-divulgados pela Prefeitura de Fortaleza. A atual média de casos, de internações e de óbitos decorrentes da infecção pelo novo coronavírus é a menor registrada desde o início da pandemia.

Roberto Cláudio demonstrou, por meio de gráficos, o comportamento da pandemia na Capital. A análise da regulação de leitos públicos reitera um cenário progressivamente favorável ao longo das últimas semanas.

“A demanda relacionada às internações em leitos de enfermaria ou de terapia intensiva segue em tendência contínua de queda. No momento mais crítico, chegamos a registrar uma média de 112,7 internações diárias em unidades públicas. Na semana retrasada, a média caiu para quatro pacientes. Já na última semana, os indicadores caíram ainda mais, contabilizando cerca de duas internações por dia”, informou o Prefeito.

No tocante à média diária de óbitos, o Gestor apontou a melhoria dos indicadores registrados. “Chegamos a atingir o trágico patamar de, aproximadamente, 87,6 óbitos diários na semana 20 da pandemia. A partir de então, Fortaleza segue pela 14ª semana consecutiva de queda consistente desse indicador. Semana passada, a média diária foi de 1,1 óbito por Covid-19, boa parte por complicações secundárias”, afirmou.

0,8 óbito diário

Reiterando a tendência consistente de queda dos números, os dados parciais contabilizam, também nesta semana, média diária de 0,8 óbito. “Estamos na semana 34. Temos os dados parciais consolidados de domingo a terça. Mas estamos diante de uma semana melhor do que a anterior. Em alguns dias, não registramos óbitos por Covid-19. A tendência é consistente e equilibrada”, ressaltou Roberto Cláudio.

Diante da estabilização registrada, o Prefeito reafirmou a necessidade da manutenção dos cuidados individuais e coletivos, além do cumprimento das recomendações previstas em decreto. “É preciso continuar evitando aglomerações, mantendo o distanciamento mínimo e seguro, a lavagem de mãos e o uso de máscaras. A pandemia não acabou. Não atingimos, ainda, o nível desejado de imunidade, não temos vacina, nem tratamento científico comprovado para curar a doença. Cumprir as orientações das autoridades de saúde é fundamental para evitar novas transmissões e eventuais retrocessos”, ponderou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas