Estudante do Academia Enem obtém 980 na redação do Enem 2025 Karen Laís pretende cursar Psicologia e contou como foi sua experiência no projeto da Prefeitura de Fortaleza Compartilhe: O Academia Enem é um programa da Prefeitura de Fortaleza voltado para orientar e preparar estudantes, especialmente da rede pública, para o ingresso no ensino superior (Foto: Kiko Silva) A aluna do Academia Enem 2025, Karen Laís, obteve 980 pontos na redação do Enem. O projeto, que completou 11 anos de história, é realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Juventude (Sejuv), e tem como objetivo orientar e preparar jovens para o ingresso no ensino superior, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de vestibulares em geral. De acordo com Karen, a experiência no projeto foi bastante proveitosa, não apenas pela preparação acadêmica para o Enem, mas também pelo apoio recebido ao longo do processo. “A energia positiva e a dedicação dos envolvidos, sem dúvida, tornaram a j...
O concurso “A Comida Cearense que Virá”, lançado pelo Senac/CE, prorroga as inscrições até o dia 10 de agosto. A competição irá julgar pratos originais criados por pessoas interessadas na área, alunos de gastronomia e amadores, e que tenham como principais ingredientes insumos do Ceará. Os dois primeiros colocados ganham cursos do Senac de Bolos e Tortas e de Hamburgueria, respectivamente. O terceiro lugar leva um kit de livros de gastronomia da Editora Senac Ceará. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.ce.senac.br/concurso-de-gastronomia/.
O regulamento do concurso está disponível para consulta no site. Os concorrentes devem fazer receitas usando, no mínimo, três ingredientes de uma lista feita pelos organizadores da competição. A divulgação da lista dos selecionados para a fase final acontece no dia 14 de agosto, no site do Senac/CE.
Vanessa Santos, consultora de Gastronomia do Senac, explica que o concurso tem a intenção de refletir sobre o futuro da gastronomia cearense. “Buscamos incentivar a criatividade e criação de novos produtos que valorizem a comida cearense, pensando nas mudanças que já estamos vivenciando nos hábitos alimentares impostos pelo isolamento, cultura alimentar popular que passa de geração para geração e as novas possibilidades”, aponta.
Sobre o concurso - Os participantes terão que criar um prato principal com foco na cultura alimentar do povo cearense e apresentá-lo aos jurados. Na primeira fase da competição, já na inscrição, essa apresentação será feita através de vídeo, em que o candidato deverá explicar o prato, o preparo e os ingredientes, além de falar sobre seu interesse pela gastronomia. Na inscrição, também deverá ser enviada uma ficha técnica com ingredientes, modo de preparo e utensílios utilizados.
Através desse material, a comissão julgadora selecionará cinco finalistas, que irão preparar suas criações para os jurados, no Senac Reference, no dia 21 de agosto, na grande final. Para avaliar os participantes, será reunido um corpo técnico formado por instrutores e cozinheiros das empresas escola do Senac/CE, da área de gastronomia e um integrante do Observatório Cearense da Cultura alimentar – OCCA.
Durante o concurso, serão avaliadas questões como a criatividade das propostas, o uso de insumos cearenses, a higiene e a organização no preparo dos alimentos, a apresentação dos pratos, os seus sabores e as suas texturas.
Serviço
Concurso “A Comida Cearense que virá”
Edital e inscrições: https://www.ce.senac.br/concurso-de-gastronomia/
Período: Até 10 de agosto
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.