*Do Nordeste para o continente: jovem talento brasileiro é convocado para a Seleção e busca apoio para disputar a Copa América* Com apenas 10 anos, João Pedro Borges Beltrão, conhecido no meio esportivo como JP Gigante, já começa a escrever sua história no futebol brasileiro a partir do Nordeste, região que historicamente revela talentos e molda craques com raça, criatividade e identidade própria. Morador do bairro de Casa Amarela, no Recife, o jovem atleta foi convocado para a Seleção Brasileira de Futebol 7 Sub-11 e irá representar o Brasil na Copa América de Futebol 7, que acontece entre os dias 1º e 8 de março de 2026, em Guadalajara, no México. Atualmente, JP Gigante integra a equipe do Náutico Fut7, atuando como meio-campista e ponta esquerda, posições em que se destaca pela habilidade no drible, qualidade no passe e boas finalizações. O talento nordestino que hoje chama atenção nacional começou cedo, ainda na infância, em casa, como acontece com tantos meninos da região: o...
Cerca de 30 a 40 mil brasileiras são mastectomizadas por ano, em decorrência do câncer de mama, e muitas delas não têm a chance de passar pela reconstrução mamária. Pensando em contribuir para a qualidade de vida de algumas delas, o Hospital São Camilo Fortaleza se une à Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Motiva Implante, para a realização da cirurgia em pacientes do SUS.
Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Ceará, Aline Carvalho, a iniciativa é um estímulo para a reverter as sequelas psicológicas que a doença pode trazer. “Muitas mulheres não tiveram o benefício da reconstrução mamária imediata. Essas pacientes estão na fila de espera da reconstrução tardia. Essa iniciativa é muito nobre uma vez que traz o resgate da autoestima dessas mulheres após o tratamento, a mutilação, as sequelas psicológicas que podem trazer. Mesmo após um, dois ou cinco anos do tratamento do câncer de mama, é uma oportunidade de reviver, reconstruindo sua imagem corporal”, afirma.
A cirurgia de reconstrução dos seios para mulheres que tiveram a retirada da mama é garantida pela Lei 12.802/2013, mas as pacientes ainda enfrentam dificuldades para obterem o procedimento, como relata Cláudio Santos, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Ceará. “Apenas 20%, em média, das mulheres mastectomizadas realizam a reconstrução da mama. A fila de espera é demorada, pois são poucos os profissionais habilitados para realizar a cirurgia e nem todo hospital oferece a estrutura adequada.
Por isso, é de extrema importância essa parceria para a realização dessa força-tarefa”, afirma o médico, que doará seu trabalho e expertise na ação.
A cabeleireira Anna Claudia Gonçalves (52 anos) é uma das pacientes que passará pela cirurgia de reconstrução mamária no próximo sábado, 31, após mais de um ano da cirurgia para retirada da mama. "Descobri o câncer em casa. Estava deitada e senti o caroço, e então fui logo ao médico e comecei os procedimentos para tratar a doença. Ainda estou na luta, mas esta será uma grande vitória, era o que eu mais queria, para resgatar minha autoestima", afirma.
A Motiva Implantes fará a doação das próteses para 60 mulheres que passarão pela cirurgia em Fortaleza além de Florianópolis, São Paulo, Aracaju, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.
Nesta ação em alusão ao Outubro Rosa, os procedimentos de reconstrução mamária serão realizados no Hospital São Camilo Fortaleza, neste sábado, 31, e no HUWC (Hospital das Clínicas da UFC) nesta última semana de outubro.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.