Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Bienal Internacional de Teatro do Ceará transmite on-line espetáculos do Brasil, da Argentina, do Chile e da Espanha

Após ações formativas realizadas em novembro e dezembro de 2019 e setembro de 2020 (multiresidências, experimentos cênicos de intercâmbio entre criadores do teatro), a BITCE convida o público para os espetáculos de artistas e criadores de quatro países e seis estados do Brasil, Acre, Bahia, Pará, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará - BITCE realiza entre os dias 04 e 14 de novembro, a mostra internacional de espetáculos. O evento é gratuito e a transmissão da programação será através do canal do Youtube e Facebook BITCE.

 

Segundo a coordenadora do evento e da Escola Livre Teatro da Boca Rica, Rejane Reinaldo, as montagens trazem o tema “Mostra Teatro, Mito e História” para a cena com vieses que atravessam a história da humanidade. “A criação teatral é atravessada pelo mito, assim como toda a história da arte, a psicologia, diversos saberes e fazeres, tudo envolve o mito”, destaca Rejane.

 

As mesmas cidades que antes receberíam espetáculos presenciais, no Ceará, agora serão pontos de difusão do teatro on-line para espectadores/as do Brasil e do mundo. São três cidades envolvidas, Fortaleza, que terá no Estúdio do Teatro São José o ponto de transmissão dos espetáculos, e Sobral e Juazeiro do Norte como pontos de difusão.

 

Ao todo, de dezembro de 2019 até 14 de novembro de 2020, as atividades da BITCE reunirão 300 pensadores criadores e técnicos, nas 40 apresentações artísticas, de oito (8) países, Argentina, Espanha, França, Portugal, Peru, Chile, Itália e Brasil; e de nove (9) estados brasileiros, Acre, Pará, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Edição on-line

 

No primeiro dia do evento, nesta quarta-feiradia 04, às 17h30, a solenidade de abertura vem com o espetáculo Périplo Varietés, do grupo Periplo Marionetas da Espanha. Em seguida, a partir das 19h, Quem matou Edward Munch, atuação e direção de Lucas Sancho, um espetáculo criado a partir da vida e obra do pintor norueguês Edvard Munch e sua pintura O grito.  A programação continua no formato digital. Na quinta-feira, dia 05, às 17 horas, outra companhia da Argentina apresenta a peça Enderas Masugui – A viagem de Luisa.  À noite, às 19 horas, A Sanfonástica Mulher Lona (Bahia/São Paulo) que mostra uma intervenção sonora em performance cênica circense.

 

O Ceará também está inserido na programação on-line. Na sexta-feira, dia 06, às 17 horas, em cena a atriz Daniella de Lavôr com a peça Florbela, do grupo Elas de Teatro (Ceará). No roteiro, a atriz revive vida e histórias baseados nos textos transcritos das cartas e do diário de Florbela Espanca.

 

 

A Bienal volta ao ar somente no domingo, dia 08, às 17 horas, com Iracema (Ceará), um espetáculo de dança voltado para o público infantil, que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar. Logo em seguida, às 19h, o espetáculo EPA! Estudos para Quase Nada (Rio de Janeiro) que apresenta um estudo das máscaras balinesas inseridas no universo urbano.

 

Começo da semana bem cearense. Na segunda-feira, dia 09, às 17 horas, a BITCE traz para o público Notas de Uma Terra Devastada, que mostra um cenário lamentável e de destruição do meio ambiente, e a partir das 19 horas, o espetáculo Marias de Mandacaru que através da Dança Étnica Contemporânea  (Tribal Fusion) referência a força da mulher do sertão transitando  no passado, presente e futuro.

 

Chegando dia 10/11, terça-feira, às 17 horas, tem na grade de programação Jão, Uma História na Terra e no Mar, do grupo Bricoleiros de Teatro de Boneco. Na sequência das apresentações, a partir das 19 horas, o Manifesto Seresteiro, uma conversa cantada, uma cantacão de histórias da companhia de Belém do Pará.

 

E na quinta-feira, dia 12, às 17 horas, segue com o espetáculo Pas de Temps, da Companhia de Teatro Epidemia de Boneco.  Logo após, às 19 horas, o público poderá assistir o drama #POLIFAZE_EDITH7X7, uma produção da Companhia de Teatro Engenharia Cênica. Na sexta-feira, dia 13, às 17 horas, será transmitido o espetáculo DESCALÇA (CHILE), canção que mostra a jornada em que pessoas deixam para trás uma história para ter um novo recomeço. Um novo caminho. Em seguida, às 19 horas, vem o Grupo Ninho de Teatro com POEIRA (Ceará), que no roteiro vem com várias interrogações: do que somos feitos???

 

E o sábado (14) é o dia do encerramento da BITCE. Às 17 horas, pelo estado de Rio de Janeiro, o espetáculo Quatro Momentos do Sol, uma produção de Lea Schmitt. E pela companhia de São Paulo, às 19 horas, a AFINAÇÃO I, peça baseada nos textos de Bertolt Brecht, Hegel, Marx e Simone Weil.

 

TEATRO ON-LINE

 

Em um formato híbrido, a BITCE se desafiou e conseguiu trazer para o formato on-line as experiências de artes cênicas e deixá-las como registro perene na internet. Além da disponibilidade do evento nos canais digitais, como registro, memória e pensamento da BITCE, será produzido o segundo livro catálogo abordando os mitos, a dramaturgia e seus desdobramentos na história, tal qual a BITCE de 2018. O lançamento dos dois livros está previsto para 2021.

 

“A nossa missão de proporcionar espaços formativos e a mostra sobre dramaturgia, mitos e suas criações/desconstruções está sendo cumprida. Como diz Aderbal Freire Filho, o teatro on-line veio para ficar e teremos um rico conteúdo disponível para ser apreciado”, ressalta Rejane. As palestras do Seminário Teatro e Mito, que aconteceram em setembro deste ano, bem como as multiresidências e experimentos cênicos ocorridos em novembro e dezembro de 2019, fazem parte da BITCE. Os seminários estão disponíveis no canal do Youtube e Facebook do evento.

 

A Bienal Internacional de Teatro do Ceará é uma realização da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio da CEGÁS, da Caixa Econômica Federal, da Cagece e da Indústria Químico Farmacêutica Cearense Ltda - Farmace.

 

 

SERVIÇO
Bienal Internacional de Teatro do Ceará - BITCE, “Mostra Teatro, Mito e História” 
- De 04 a 14 de novembro de 2020. Acesso on-line gratuito através do Facebook (@bienaldeteatrodoceara) e do Canal do Youtube da BITCE:

(https://www.youtube.com/channel/UCdNP2NX28vqGkf1BmBrDQjA)
Informações e inscrições: 
bienaldeteatrodoceara@gmail.com ou (85) 9.8758-1374.

Programação: Instagram @bienaldeteatrodoceara e no site www.bitce.art

Quem desejar receber certificados de participação deverá fazer a inscrição gratuita pelo e-mail: bienaldeteatrodoceara@gmail.com

Conferir na programação do site da Bienal a classificação etária dos espetáculos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.