Pular para o conteúdo principal

MPCE recomenda transição responsável em Martinópole

 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Uruoca, expediu, nessa terça-feira (01/12), recomendação destinada ao prefeito e à Câmara Municipal de Martinópole para que promovam uma transição responsável no processo de mudança de gestão após o pleito de 2020. No documento, o MPCE requisitou a instauração de equipe de transição mista composta por representantes tanto da gestão em curso quanto dos políticos eleitos. 

De acordo com o promotor de Justiça Irapuan da Silva Dionizio Júnior, historicamente, as transições de poder são marcadas por ocorrências de irregularidades, produzindo efeitos nocivos à população. O membro do MPCE também destaca que é função do atual gestor municipal e dos demais servidores assegurar a continuidade dos atos da administração pública, em especial com a permanência dos serviços essenciais prestados à população e com a manutenção do quadro funcional. 

Diante disso, o MPCE orienta que a equipe de transição seja composta de técnicos de confiança do futuro gestor nas áreas contábil, tributária, jurídica, de recursos humanos, de obras, de planejamento, de comunicação social, entre outras. A equipe formada deverá ter acesso à base de dados de todos os sistemas e levantamentos dos atos e fatos orçamentários, financeiros, fiscais e patrimoniais do município. Além disso, deverá ser realizada a entrega de relatórios com o levantamento de todo o acervo documental relativo a bens, direitos e obrigações dos Poderes Públicos municipais. 

Caberá ainda à equipe de transição averiguar os contratos de obras, serviços e fornecedores mediante análise do status de execução, da situação de pagamento, correspondência com o desejado e se os procedimentos licitatórios estão de acordo com a legislação pertinente. A equipe formada também deverá dispor de informações completas sobre a folha de pagamento, incluindo a relação de servidores postos à disposição de outros órgãos e entidades.  

O Ministério Público orienta ao gestor municipal atual que realize, até o final do mandato, prestação de contas parcial dos convênios e dos contratos de repasse, cuja execução eventualmente se estenda para a nova gestão. Cabe ao atual prefeito tomar todas as medidas necessárias para assegurar a continuidade dos atos da administração pública, manter atualizada a documentação e informações essenciais ao funcionamento da máquina pública e manter rigorosamente em dia a folha de pagamento dos servidores.  

Ao futuro gestor de Martinópole é recomendado a preservação de todo o acervo documental recebido da antiga gestão, a substituição gradual, quando optar pela mudança, dos ocupantes dos cargos do governo e a adoção de medidas perante o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE) para regularizar eventuais contas do município. Os novos governantes também deverão analisar as informações sobre a folha de pagamento e solicitar à Câmara de Vereadores a relação de projetos de lei encaminhados pelo chefe do Poder Executivo. 

Confira aqui a Recomendação na íntegra! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :