Pular para o conteúdo principal

Ferrão pronto para o duelo deste sábado

  Na tarde desta sexta-feira, o elenco do Ferroviário finalizou a preparação para o duelo de sábado com mais um trabalho intenso no Estádio Elzir Cabral. O técnico Tiago Zorro comandou um treino posicional, ajustando o posicionamento dos atletas em diferentes situações de jogo, reforçando movimentações e transições táticas. A atividade foi encerrada com o tradicional recreativo, promovendo leveza ao ambiente.

13° Festival Curta Canoa divulga vencedores da Mostra Competitiva

 

Curta “Marie” do diretor pernambucano Leo Tabosa foi o grande vencedor do festival e levou para casa três troféus Lua Estrela

O 13º Curta Canoa – Festival Latino-americano de Cinema de Canoa Quebrada se despediu do público na noite desta quinta-feira, dia 28, divulgando o resultado dos vencedores da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, pelo canal do evento no Youtube. curta “Marie” do diretor pernambucano Leo Tabosa foi o grande vencedor da noite, conquistando três troféus Lua Estrela, símbolo do festival, como Melhor Fotografia (Petrus Cariry), Melhor Direção de Arte (Isabela Stampanoni) e Melhor Ator (Romulo Braga, na interpretação de Estevão). Já o curta mineiro “Contrastes – Impressões de Israel” do diretor Jackson Abacatu venceu o título de Melhor filme e Melhor Som (Frederico Mucci).

O documentário “Tambor ou Bola” do diretor alagoano Sérgio Onofre, inspirado na trajetória do percussionista quilombola Wilson Santos, fundador da Orquestra de Tambores, ganhou também em duas categorias: Melhor Trilha Original (Wilson Santos e Orquestra de Tambores) e Montagem (Glauber Xavier).

prêmio de Melhor Atriz foi para Jennifer Vieira, que interpretou a personagem Verônica do filme “Terceiro Dia”, da diretora Jéssica Queiroz. Já o troféu de Melhor Direção foi para o alagoano Nilton Resende pelo filme “A Barca” e o Melhor Roteiro ficou com o diretor goiano Iuri Moreno com o filme de animação “Malabarista”.

O festival concedeu ainda Menção Honrosa pela Contribuição Cultural ao documentário “Sacada – A Lenda” do diretor Toninho Duarte, do Amapá. O filme foi baseado em fatos reais. Ele retrata a história da vida de Raimundo dos Santos Souza (Sacaca) homem que se tornou respeitado através do domínio na manipulação de plantas e ervas da Amazônia.

E 13º Curta Canoa concedeu também Menção Honrosa pela Contribuição Histórica ao filme “Fatinha” do cearense Alexandre Fleming Câmara Vale. O documentário conta a história de Maria da Silva, conhecida como Fatinha, natural de Canoa Quebrada. Ela foi adotada aos 14 anos por membros de uma equipe de produção francesa que filmava, em Majorlândia e Canoa Quebrada, o longa-metragem de ficção Operação Tumulto ("Le Grabuge"), sob a direção de Edouart Luntz. Nos idos de 1967, Canoa ainda era uma praia longínqua e desconhecida. A história de Fatinha transformou-se na narrativa fundadora do processo de internacionalização de Canoa.

Os vencedores foram agraciados com o Troféu Lua Estrela, confeccionado a partir de reaproveitamento florestal (Compensado de Massaranduba) e tecido de algodão, numa criação de Juan Carlos Bartolucci, Pedro Nogueira, Iara Bartolucci e Neurivania da Silva Nogueira, todos artesãos de Canoa Quebrada.

O júri oficial deste ano do festival foi composto por Estevan Silveira, diretor e produtor curitibano com especialização em documentários; Marcelo Ikeda, professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Marilha Naccari, diretora do Congresso Brasileiro de Cinema.

PRÊMIOS DA CRÍTICA

Nesta edição, o Festival Curta Canoa teve pela primeira vez a escolha também de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, formado por Daniel Araújo, Diego Benevides e Thiago César, da Aceccine - Associação Cearense de Críticos de Cinema. Rompendo a tradição de reconhecer apenas um filme dentre tantos, a Aceccine decidiu outorgar dois Prêmios da Crítica.

A decisão foi tomada ao repensar a relação que se tem com as imagens em um período em que o estímulo imagético ultrapassa a própria compreensão do modo como nos relacionamos no mundo. É mais que um desafio individual do artista contemporâneo, é um ato político de reafirmação da subjetividade humana.

Os Prêmios da Crítica foram para dois curtas cearenses do gênero experimental: “Introdução Aos Estudos Oníricos” de Amanda Pontes e “Pequenas Considerações Sobre O Espaço-Tempo” de Michelline Helena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.