O Ministério da Saúde abriu nesta quarta-feira (17) uma consulta pública para discutir a incorporação da vacina contra o herpes zóster no Programa Nacional de Imunização (PNI). A proposta contempla idosos com 80 anos ou mais, e indivíduos imunocomprometidos a partir de 18 anos . A Consulta Pública nº 78 ficará disponível até 6 de outubro na plataforma Participa + Brasil . Até o momento, já foram registradas 75 contribuições. Qualquer pessoa pode enviar opiniões e sugestões sobre o tema. Para participar, é necessário preencher o formulário eletrônico . Os interessados podem enviar até dois arquivos com sugestões ou documentos de apoio. O envio de dados pessoais, informações sensíveis ou materiais de terceiros sem autorização não é permitido. As contribuições serão analisadas pela comissão técnica, que decidirá sobre a incorporação da vacina. Os relatórios técnicos que embasam a recomendação preliminar da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec),...
Nesta etapa, será seguida logística similar à implantada em 2020 contra a Influenza, quando os idosos foram imunizados em suas casas
A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta quarta-feira (27/01), a vacinação domiciliar aos idosos a partir de 75 anos de idade que realizaram agendamento. O público faz parte da primeira fase do Plano de Vacinação de Fortaleza, em execução desde a última segunda-feira (18/01). O agendamento para este grupo segue sendo realizado pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza (disponível para todos os sistemas operacionais) e pelo site Vacine Já (http://vacineja.sepog.
Os idosos deste primeiro dia de vacinação em domicílio receberam previamente informações via e-mail e Whatsapp. Para esta quarta-feira, serão disponibilizadas 10 equipes que vão aplicar o imunobiológico em 100 pessoas, conforme planejamento das rotas. Entre eles, estão os idosos que, devido a uma inconsistência no sistema, conseguiram agendar a vacinação no Centro de Eventos (local onde ocorre a imunização de profissionais de saúde) e que, como indicado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não compareceram ao local.
Para a vacinação domiciliar contra a Covid, a Prefeitura irá estabelecer logística similar à implantada em 2020, em meio à pandemia, para a imunização contra a Influenza. “Vamos traçar informações e iniciar a vacinação a partir de rotas. Iremos avaliar o quantitativo cadastrado e implantar a vacinação de acordo com a localização das residências”, afirma Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.
Estes idosos receberão as vacinas da Oxford/Astrazeneca, recebidas na noite do último sábado (23/01) pelo Governo do Ceará após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunobiológico foi produzido no Brasil em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O quantitativo destinado a Fortaleza está em definição pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
Quanto aos idosos que, no ato do agendamento, optaram pela opção de vacinação drive-thru, em breve, a SMS também entrará em contato via e-mail e WhatsApp orientando com a data e local indicados.
Profissionais identificados
Os profissionais de saúde que irão realizar a vacinação domiciliar estarão devidamente uniformizados e paramentados com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs), e portando crachá de identificação da Prefeitura de Fortaleza.
Vacinação nos próximos dias
De quarta-feira a domingo (27 a 31/01), continuarão a ser vacinados trabalhadores da saúde ativos atuantes em hospitais. A vacinação acontece no Centro de Eventos e nas unidades hospitalares. A validação do cadastro prévio para a imunização será realizada mediante apresentação de documento de identidade com foto e comprovante profissional (contracheque, carteira de trabalho e declaração do equipamento de saúde em que atua).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.