Pular para o conteúdo principal

Agefis apreende cerca de mil litros de lixo em operação contra descarte irregular no Vila União

  Prefeitura de Fortaleza intensifica fiscalização e apela à colaboração da comunidade contra descarte irregular de resíduos   COMPARTILHAR   Durante a operação, o veículo envolvido foi apreendido e o responsável autuado A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou mais um caso de descarte irregular de resíduos sólidos. A ação ocorreu no final da tarde de quinta-feira (18/04), no bairro Vila União, onde cerca de mil litros de lixo estavam sendo despejados em área pública quando os fiscais agiram. A operação recebeu o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza. A Prefeitura, por meio da equipe da Agefis, tem aumentado a vigilância em relação ao descarte inadequado de resíduos em toda a cidade. As equipes de fiscalização estão ativas dia e noite, realizando vistorias em locais suscetíveis a serem utilizados como pontos de descarte, além de responder às denúncias da população. Segundo os fiscais responsáveis, a maioria dos resíduos dessa f

Nota oficial: Sindjorce e FENAJ lamentam fim da edição impressa do Diário do Nordeste

 

Entidades também se solidarizam com jornalistas e gráficos alvo de demissão coletiva com o desmonte do jornal cearense de 39 anos

Capa da edição de 30 de janeiro de 2004. Foto: Reprodução da Internet

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público para lamentar o fim da edição impressa do jornal Diário do Nordeste e, ao mesmo tempo, solidarizar-se com as dezenas de trabalhadores demitidos, entre gráficos e jornalistas. Em anúncio feito ao mercado publicitário, na manhã dessa quinta-feira (17/02), a direção da empresa jornalística informou que a última tiragem impressa do periódico circulará no dia 28 de fevereiro.

O fim da circulação impressa de mais um jornal no Brasil é um duro golpe no direito da população de ser informada. Segundo o projeto Atlas da Notícia, vivemos em um país onde 62% dos municípios não têm cobertura noticiosa. E 15,9% da população carece de acesso a jornalismo produzido localmente. São 33,7 milhões de brasileiros vivendo nos chamados “desertos de notícia”. Norte e Nordeste continuam sendo as regiões com maiores concentrações de vazios de cobertura local.

Para os trabalhadores gráficos e jornalistas, as demissões acontecem num momento em que as categorias profissionais estão extremamente fragilizadas pela pandemia de Covid-19. No caso dos operários e operárias da notícia, são dois anos e meio sem reajustes salariais e sem convenções coletivas de trabalho, além de nove meses com redução salarial de cerca de 25%.

Morre o papel, morre a memória. Com o fim da circulação impressa do Diário do Nordeste acaba também o sonho do fundador, o empresário Edson Queiroz, que apostou na força do jornalismo regional há 39 anos. Parque gráfico moderno, redação integrada e serviços digitais, no entanto, não foram suficientes para reverter a crise do impresso, que se soma à má gestão do jornal da família Queiroz nos últimos 10 anos e a perda de identidade do jornal.

O Sindjorce disponibiliza sua assessoria jurídica para acompanhar os profissionais demitidos e, nesse momento, solidariza-se com as famílias, que terão de enfrentar a maior crise sanitária do século XXI em meio ao desemprego. A entidade recomenda que os colegas demitidos não assinem nenhum documento sem antes passar pelo Sindicato, como forma de evitar maiores prejuízos financeiros.

O Sindicato e a Federação lamentam ainda que, embora exclusivamente no digital, o jornal não tenha optado por realocar os profissionais dispensados, assim como não tenha, no âmbito do Grupo Edson Queiroz, uma das maiores organizações empresariais do estado, criado uma solução alternativa para a Editora Verdes Mares, mantenedora do jornal.

Por fim, destacamos que o Diário do Nordeste precisa resgatar urgentemente a ousadia de seu fundador e restabelecer a relação social entre o jornal e a comunidade. E isso não sem faz sem a valorização do trabalho das e dos jornalistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.