Pular para o conteúdo principal

Homem com extensa ficha criminal é preso pela PCCE por violência doméstica em Fortaleza

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu, nesse sábado (25), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 34 anos, investigado pelos crimes de ameaça e lesão corporal no contexto de violência doméstica e familiar. A captura foi realizada em Fortaleza, por uma equipe da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da Capital. O homem possui um histórico criminal extenso com passagens por crimes de trânsito, tentativa de homicídio, ameaça, lesão corporal, crimes contra o idoso, roubo, estelionato e crime contra a administração pública. Após diligências, os policiais civis localizaram o suspeito em sua residência, onde foi dado cumprimento à decisão judicial. O mandado de prisão preventiva foi expedido em razão de um crime de ameaça e lesão corporal ocorrido no ano de 2020. Após a prisão, o homem foi conduzido à sede da DDM de Fortaleza, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Em seguida, ele foi colocado à disposição da Justiça.

Após divulgação nas redes sociais, homem de 62 anos é encontrado na Capital

 Mais uma vez o engajamento de usuários nas redes sociais teve o desfecho esperado para uma família que não via o parente de 62 anos há nove dias. Desde que desapareceu, no último dia 13 de março, no Conjunto João Paulo II, no bairro Barroso, o homem não dava notícias. Na manhã desta segunda-feira (22), o desaparecido foi encontrado por populares graças à divulgação do cartaz dele no Instagram @desaparecidosdhppce, perfil mantido pela 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Ele está bem e já se encontra com os familiares.

Conforme relatos repassados por familiares, o homem costumava fazer passeios pelo bairro, mas no sábado, dia 13 de março, ele saiu e não retornou para casa. A família realizou buscas na vizinhança, mas não localizou o parente. A comunicação do desaparecimento foi feita a uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), no 30º Distrito Policial, que transferiu o caso para a 12ª Delegacia do DHPP. A equipe policial da especializada providenciou a arte com o cartaz da delegacia, com foto recente do desaparecido e informações básicas com dados sobre a data e o local em que a vítima foi vista pela última vez.

Com problemas de saúde, o homem foi localizado na manhã desta segunda (22), em frente a uma loja de venda de baterias automotivas no bairro Montese, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5). O estabelecimento estava abrindo as portas para a venda de produtos via delivery, quando a proprietária da loja, Fábia Pinheiro, que é conhecida como “Nandinha”, estranhou a presença do homem, que estava sem máscara e visivelmente vulnerável. Ela conta que ofereceu água e comida para o senhor, que aceitou de imediato. Enquanto conversava com ele, uma colega, que trabalha próximo à loja dela, disse que reconhecia o homem da foto do cartaz postado no Instagram da 12ª Delegacia do DHPP.

Para se certificar da informação que a colega acabava de dar, “Nandinha” acessou o perfil @desaparecidosdhppce e viu a imagem do senhor. Ela comparou o nome do homem com os dados da identidade que ele carregava na carteira. Imediatamente ela fez contato pelo número de telefone da unidade policial para comunicar sobre a localização do homem. Ela também entrou em contato com familiares do homem e aguardou a chegada deles para levá-lo de volta para casa em segurança.

Com o final feliz proporcionado pelos esforços da proprietária da loja, dos funcionários e da colega que passou no exato momento em que o homem foi encontrado, “Nandinha” conta como foi o encontro. “Fiquei conversando com ele para que ele não fosse embora. Meia hora, quarenta minutos depois, chegaram a filha e a esposa dele. Ficamos muito emocionados com o encontro, e mais ainda gratificantes em ver o quanto nos sentimos honrados por Deus nos dá esse privilégio de poder ajudar”, revela a empresária.

Tipos de desaparecimento

A delegada responsável pelos casos de desaparecimento que chegam ao DHPP, Arlete Silveira, explica que há três tipos de desaparecimento de pessoas. O voluntário – quando a pessoa se afasta por vontade própria e sem avisar. Isso pode acontecer por motivos diversos: desentendimentos, medo, aflição, choque de visões, planos de vida diferentes, dentre outras razões; o involuntário – quando a pessoa é afastada do cotidiano por um evento sobre o qual não tem controle, como por exemplo, um acidente, um problema de saúde, um desastre natural e, por fim, o forçado – quando outras pessoas provocam o afastamento, sem a concordância da vítima. Entre os casos registrados, as principais motivações são problemas familiares, a relação com drogas ilícitas, problemas amorosos e depressão.

Perfil do desaparecido

Em 2020, a 12ª Delegacia do DHPP realizou investigações de 438 casos de desaparecimento. Cabe ressaltar que a maior parte das vítimas é composta de jovens com idade entre 12 e 29 anos. Eles são responsáveis pelo registro de 222 ocorrências, ou seja, 50,6% do registro total. A 12ª delegacia do DHPP possui um índice de resolutividade de 80,8% dos casos, isto é, dos 438 registros, a 12ª Delegacia conseguiu elucidar 354 casos. Dentro desse percentual, 89,2% dos casos são de pessoas encontradas com vida.

A criação da delegacia tornou possível um estudo maior sobre a temática. Através do acompanhamento da especializada foi possível conhecer os dias e os horários que possuem maior incidência de desaparecimentos. Sábado é o dia que apresenta o maior número de registros. Foram contabilizados 85 casos, o que representa 19,4%. Em seguida, vem a segunda e a terça-feira, que registram 74 e 69 casos, 16,8% e 15,7%, respectivamente. Os dias com menor registro desse tipo de ocorrência são as quartas e quintas-feiras, com 44 registros cada, o que equivale a 10% dos casos. A maior parte dos desaparecimentos ocorre durante o dia, sendo o período da tarde – de meio-dia às 17h59min – o horário de pico, com 141 registros, o que equivale a 32,1% dos casos.

Comunique imediatamente

A Polícia Civil orienta a população que formalize os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem a necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação. Para isso, o denunciante pode registrar um Boletim Eletrônico de Ocorrência (BEO) na Delegacia Eletrônica (Deletron), no campo Desaparecimento de Pessoa. Forneça o máximo de informações possíveis sobre a pessoa desaparecida e envie uma fotografia recente.

Participação popular

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos. O contato também pode ser realizado pelas redes sociais, por meio do perfil @desaparecidosdhppce no Facebook e Instagram. Não é necessário se identificar. O sigilo da fonte é garantido.

Serviço

12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
Endereço: Rua Juvenal de Carvalho, nº 1125 – Bairro de Fátima, Fortaleza/CE.
Telefone: (85) 3257-4807
E-mail: 12dp.dhpp@policiacivil.ce.gov.br
Instagram e Facebook: @desaparecidosdhppce

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.