Pular para o conteúdo principal

“Diálogos Ambientais” destaca livro dos 10 anos de fiscalização ambiental da Semace




O encontro reunirá as autoras da obra, além de especialistas em meio ambiente e fiscalização, e os gestores da Autarquia, Sema e IFCE.


Nesta quarta-feira (24), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realiza a quarta edição do “Diálogos Ambientais”, que trará como tema o lançamento do livro FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NA SEMACE:

10 ANOS DE HISTÓRIA. “Um exemplar que aborda um dos importantes mecanismos na gestão ambiental que é a fiscalização ambiental e seu histórico de operação dentro do órgão ambiental estadual fiscalizador, que é a Superintendência”, destaca o superintendente Carlos Alberto Mendes. 1


O livro celebra o Jubileu de Zinco (10 anos) do setor de fiscalização da Semace, no ano em que o órgão completa 33 anos de dedicação à execução de política ambiental no Estado do Ceará. De forma remota, através do canal da Semace no Youtube, o “Diálogos Ambientais” reunirá as autoras da obra Nájila Cabral e Rovênia Maia, que vão falar sobre a metodologia e temas abordados na construção do exemplar.


Além disso, a diretora de Fiscalização da autarquia Carolina Braga e a promotora de justiça coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público do Ceará Jacqueline Faustino também enriquecem o debate com suas experiências diante das temáticas de meio ambiente e fiscalização ambiental no Estado. O professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Jaguaribe, Marcos Vieira, mediará o evento. 


A abertura contará com as presenças de Carlos Alberto Mendes, do secretário de Meio Ambiente (Sema) Artur Bruno, e do reitor do IFCE, Wally Menezes. 


O encontro também oportunizará aos participantes uma declaração de participação, que pode ser obtida através do link de inscrição: https://forms.gle/KQuDg5LgmRAYwWbs7.


O projeto “Diálogos Ambientais” é uma parceria da Semace com o IFCE Campus Jaguaribe, por meio do Núcleo Audiovisual Jaguaribe-NAJA.


Mini bio das participantes:


Nájila Cabral – é Arquiteta e Urbanista; mestre em Engenharia Civil, com área de concentração em Saneamento Ambiental e Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental. Possui pós-doutorado em Engenharia Civil. É Professora Titular do Departamento da Construção Civil, do IFCE. Atua, também, no Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental do IFCE campus Fortaleza.


Rovênia Maia – é Tecnóloga em Saneamento Ambiental/Recursos Hídricos; Possui Especializações em Gestão de Recursos Hídricos e Elaboração de Projetos e mestrado em Tecnologia e Gestão Ambiental. É servidora da Semace exercendo o cargo de Fiscal Ambiental desde 2010.


Carolina Braga – Diretora de Fiscalização da Semace – Servidora pública da autarquia concursada como fiscal ambiental, graduada em Geografia nas modalidades bacharelado e licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará. Tem mestrado e doutorado em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará, Instituto de Ciências do Mar – Labomar. Experiência em ensino e pesquisa como professora da Universidade Estadual do Ceará e Universidade Estadual Vale do Acaraú.


Jacqueline Faustino – Promotora de Justiça coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público do Ceará


Serviço:

“Diálogos Ambientais” debate livro FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NA SEMACE:

10 ANOS DE HISTÓRIA

Data: 24 de março (quarta-feira)

Onde: Youtube da Semace

Horário: 19h às 20h




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :