Pular para o conteúdo principal

Semace realiza seminário sobre processos de licenciamento de autodeclaração para técnicos da Ematerce

 


A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará (Ematerce), promoveu nesta terça-feira (09) seminário online para tratar do novo rito dos processos de licenciamento de autodeclaração na autarquia, relacionados a atividades no campo (rurais). O encontro contou com a participação de gestores de ambos os órgãos, mobilizando também técnicos locais, e regionais da Ematerce.

A ação foi motivada após a decisão do Supremo Tribunal Federal que obriga diversos empreendimentos, que até então estavam dispensados de licenciamento ambiental, a se licenciarem por Licença Ambiental por Adesão e Compromisso – LAC, que é uma definição da resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente nº 10, de 10 de dezembro de 2020.

O seminário foi conduzido pelo fiscal ambiental a assessor especial da Superintendência, Ulisses Costa. Na ocasião, o gestor mostrou como é feito o passo a passo da autodeclaração, esclarecendo dúvidas a cerca de documentação necessária e taxas. “Buscamos simplificar o máximo esse acesso através do nosso site. Pode ser feito em até 15 minutos. Disponibilizamos tutoriais com vídeos desse passo a passo, incluindo um manual do usuário para realizar e acompanhar o cadastro de empreendimentos”, disse Costa.

O procedimento pode ser realizado no sistema NATUUR da Semace e contempla o cadastramento para mais de um empreendimento, caso o interessado tenha mais de um. Microempresas e agricultores rurais são isentos. “Basta apenas comprovar as atividades”, informou Ulisses.

O encontro reuniu mais de 200 participantes da Ematerce dos municípios de Iguatu, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Carnaubal, Tianguá, Senador Pompeu, Crato, Juazeiro do Norte, Campos Sales, Acopiara, Crateús, dentre outros. Na oportunidade, o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, agradeceu o apoio da Semace.

“Agradecemos o apoio da Ematerce que nos deram durante as emissões das autodeclarações, e além disso, pela mobilização para este evento, que, pela quantidade de pessoas envolvidas, mostra capilaridade e o empenho do órgão diante da temática. O trabalho da Semace sempre foi voltado com a preocupação de simplificar processos buscando a desburocratização, e tudo isso sem esquecer o meio ambiente, claro”, declarou o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes.

A íntegra do seminário pode ser conferida no canal do Youtube da Ematerce: https://www.youtube.com/watch?v=yKcLjp2G3Qw

O processo de autodeclaração pode ser feito pelo link: http://natuur.semace.ce.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.