Pular para o conteúdo principal

Caucaia, Maranguape e Crato: parceria entre Sesa e Uber facilita acesso de grupos prioritários à vacinação contra Covid-19

 

Em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a Uber, empresa de viagens por aplicativo, une-se ao Movimento Unidos pela Vacina. A iniciativa busca facilitar o acesso, com viagens gratuitas, daqueles que realizaram o Cadastro Estadual de Vacinação, na plataforma Saúde Digital, e estão inseridos nos grupos prioritários da imunização contra a Covid-19.

O Ceará é o primeiro estado do País a aderir à ação. Inicialmente, três municípios adotaram a proposta: Caucaia e Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, e Crato, no Cariri. Outras cidades com mais de 100 mil habitantes podem procurar a Sesa para requisitar o serviço.

A iniciativa, importante aliada para o enfrentamento ao coronavírus, dará celeridade à vacinação no Ceará e possibilitará que as medidas de prevenção sejam respeitadas. “Essa ação, em específico, permite melhorar o acesso aos centros de vacinação daquelas pessoas com dificuldade de mobilidade, e ainda permite reduzir as aglomerações em transportes públicos, muito importante nesse momento em que as medidas de distanciamento social são essenciais para reduzir a transmissão da Covid-19”, afirma Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa. A parceria, explica a gestora, traz um duplo benefício na prevenção da doença quando se amplia o acesso seguro à vacinação.

A doação de viagens faz parte do compromisso anunciado pelo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi. Em todo o mundo, serão oferecidas pela empresa 10 milhões de viagens gratuitas ou com descontos para assegurar que a mobilidade não seja uma barreira no processo de imunização.

“A Uber entende a importância de contribuir com iniciativas para ajudar as pessoas a chegarem até a vacina. Temos diversas ações para facilitar a imunização de quem mais precisa. A entrada da empresa no Movimento é mais um passo importante nessa direção”, diz Claudia Woods, diretora-geral da Uber no Brasil.

A Sesa reforça que em todas as viagens é obrigatório o uso correto de máscaras. O usuário deverá ocupar o banco traseiro do veículo e as janelas devem estar abertas para garantir a circulação de ar.

Como funciona

O usuário tem direito a dois trajetos gratuitos. “A pessoa que utilizará o cupom promocional, que garante a gratuidade da corrida, solicita a corrida da sua residência para o local de vacinação, vacina-se e retorna para o local de origem”, explica Bruno Fontenelle, assessor especial da Secretaria de Vigilância e Regulação da Sesa. O cupom será liberado somente para os postos cadastrados no sistema do aplicativo de viagens.

A Secretaria, juntamente com os municípios que aderiram à iniciativa, traçaram para a empresa de viagens uma estimativa das distâncias dos bairros até as salas de vacinação. “A Uber fez o cálculo baseado nas informações que demos para garantir que todas as viagens com essa finalidade sejam gratuitas”, complementa Bruno. As salas de vacinação registradas para as viagens não contemplam shoppings ou drive-thrus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.