O Ferroviário venceu o Piauí por 2 a 1 e assumiu a liderança do Grupo A7 da competição. O Tubarão da Barra entrou em campo diante do Piauí, no Estádio Presidente Vargas, e conquistou mais um importante resultado na temporada. Os gols da vitória coral foram marcados por Ciel99 e Lucas Black . O primeiro gol saiu aos 30 minutos da etapa inicial. Em cobrança de falta, Ciel acertou um belo chute e abriu o placar para o Ferrão. A equipe adversária chegou ao empate ainda no primeiro tempo, em cobrança de pênalti, levando a partida para o intervalo em 1 a 1. Na segunda etapa, o Ferroviário voltou pressionando em busca da vitória. Aos 79 minutos, Lucas Black marcou o segundo gol coral e garantiu o triunfo por 2 a 1 diante da torcida. Com o resultado, o Ferroviário encerra o primeiro turno da competição na liderança do Grupo A7. O Ferrão volta a campo fora de casa diante do Piauí, no dia 11 de maio, às 19h, no Estádio Albertão, em Teresina.
Embora os sintomas como dores musculares, articulares e de sensibilidade possam surgir em diferentes fases da Covid-19, estudos mostram que os pacientes mais graves apresentam esses sintomas pós-internação. A duração das queixas pode variar de semanas a meses. Esse tipo de sequela afeta diretamente atividades diárias dos pacientes, causando ainda outros problemas como ansiedade, estresse, diminuição da autoestima e confiança.
De acordo com o angiologista e cirurgião vascular, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Ceará – SBACV Frederico Linhares, os consultórios têm recebido muitos pacientes com este perfil. O médico destaca que na maior parte dos casos estes sintomas não estavam presentes antes da infecção, e algumas semanas após a melhora do quadro os pacientes começam a referir piora da dor.
“Tais acometimentos são decorrentes de neuropatia, além de uma fraqueza por conta da perda de massa muscular. Temos visto inclusive em pacientes que apresentam sintomas leves”, relata o médico.
É importante que sejam excluídas as causas que necessitam de um tratamento mais rápido ou algum tipo de intervenção, como por exemplo, a trombose venosa profunda, que é quando existe a formação de um coágulo dentro de uma veia e isso acaba causando inchaço e dor no local acometido. O tratamento específico da doença é importante porque se não for tratada adequadamente pode levar a uma embolia pulmonar, complicação essa bastante observada em pacientes com Covid. Outro acometimento seria a obstrução das artérias, ou seja, dos vasos que levam sangue até as pernas ou membros superiores. Se apresentar realmente obstrução, vai causar dor e alteração da sensibilidade e usualmente precisa de algum tratamento intervencionista pra sua correção.
O cirurgião vascular alerta que até os pacientes que apresentavam varizes nos membros inferiores, passaram a apresentar piora por conta da imobilidade pela infecção. “Tudo precisa ser avaliado por um profissional, para que sejam excluídas outras causas e, excluindo, pode-se pensar na neuropatia induzida pela infecção da Covid-19”, afirma. Atualmente, o tratamento para essas dores é baseado em atividade física e fisioterapia, quando possível, além de medicação a depender da intensidade do quadro de saúde.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.