Pular para o conteúdo principal

Programa Cientista-chefe tem contribuição da Uece para desenvolver inovação no Ceará

 O programa Cientista-chefe, coordenado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), atua com equipes de pesquisadores que estão trabalhando nas secretarias ou nos órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, dessa forma, propiciar mais qualidade de vida para a população. A iniciativa conta com a participação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com o Prof. Samuel Façanha, professor do curso de bacharelado em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e vice-coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Cientista-chefe da área de Inovação, atuando na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e na própria Funcap, Samuel destaca o pioneirismo da proposta.

“O programa Cientista-chefe é um programa de inovação pública. Não existe nada semelhante no Brasil. Por si só, já é um grande laboratório para a minha área e traz uma contribuição muito forte, porque leva o olhar da academia, da ciência, para dentro das atividades do Governo. A atividade é muito nova, principalmente no atual cenário que o mundo e o Brasil vivenciam, relacionado às questões da ciência que são relevantes para a sociedade”, pontua o professor, ressaltando que a integração entre os órgãos governamentais, as empresas e as universidades se faz necessária para que ocorra inovação. “A nossa grande missão e principal pergunta norteadora é como o Cientista-chefe pode melhorar os programas de estímulo à inovação do Governo do Estado. O objetivo é que ele tenha cada vez mais impacto no desenvolvimento econômico do nosso estado, melhorando a qualidade de vida do nosso povo”, destaca.

O Cientista-chefe de Inovação vem atuando, há cerca de um ano, em três frentes principais: os editais de subvenção econômica para estímulo à inovação da Funcap; os Clusters Econômicos de Inovação, da Sedet, e os corredores digitais, da Secitece. No caso dos editais, o trabalho está sendo desenvolvido para avaliar o programa e para a construção de um banco de dados. “Já existia uma equipe da Funcap nessa frente e, com o conhecimento que temos na área de inovação, estamos contribuindo com eles para avaliar o programa de maneiras diferentes e melhores, o que é muito necessário, pois inovação é uma atividade de muitos riscos e incertezas. A perspectiva da avaliação é melhorar os processos, diminuir os riscos e fazer com que as empresas beneficiadas pela Funcap tenham mais impacto na economia cearense”, explica Samuel.

Entre as contribuições, está a participação de estudantes do PPGA da Uece, sendo dois de mestrado e um de doutorado, que desenvolvem dissertações e tese ligadas ao programa Cientista-chefe, contribuindo para alavancar a produção acadêmica da Uece. “Eles conhecem o dia a dia dos projetos de governo, gerando uma troca de informação e de conhecimentos, e vamos aprendendo juntos. A ideia do Cientista-chefe é não tirar o pesquisador de dentro da academia, de dentro do seu ambiente de pesquisa, de forma que ele continue atuando junto com o governo. Ele continua com suas atividades de orientação e de pesquisa e associa isso a problemas que existem dentro do governo. Isso não diminui a energia do pesquisador e só soma esforços”, avalia.

Já os Clusters Econômicos de Inovação, instituídos em 2019 pelo Governo do Estado, contam com equipe da Sedet, responsável por toda a parte operacional e estratégica. Conforme o Prof. Samuel Façanha, o programa Cientista-chefe entra como consultor, detectando problemas que podem ser resolvidos com soluções de inovação. O docente destaca que o programa já nasce com um olhar da academia, uma vez que a atuação dos alunos pesquisadores impacta sobre a condução e a implementação do programa. Atualmente, são 38 clusters econômicos distribuídos em nove macrorregiões do Estado. Associado ao projeto dos clusters digitais, entra o programa de corredores digitais, no sentido de acelerar o crescimento e melhorar os processos das propostas de soluções tecnológicas pelas startups ou pelos times de pessoas que poderão virar startups no futuro, buscando resolver problemas de diferentes setores econômicos e em diferentes regiões do Estado, proporcionando a valorização do talento e do capital humano cearense.

Ampliação

Entre os próximos passos do Cientista Chefe de Inovação, está a ampliação da atuação, sobretudo na direção da integração dos diferentes programas de estímulo à inovação e destes com o restante do ecossistema de inovação do Ceará. De acordo com o Prof. Samuel Façanha, já estão sendo desenvolvidas estratégias e conversas nesse sentido. A proposta principal é promover maior integração entre as três frentes que estão em andamento e entre os outros programas do Cientista-chefe, em especial, nas áreas de ciência, meio ambiente, educação e digitalização.

Samuel Façanha é Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará, doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e tem pós-doutorado em Gestão da Inovação pela Fundação Getúlio Vargas. Foi pró-reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, diretor de articulação institucional do Instituto de Tecnologia da Informação (ITIC), coordenador e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração da Uece, coordenador do Projeto RedeNit – CE (Rede de Inovação composta pelos NIT do Ceará) e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento (GESTIC).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.