Pular para o conteúdo principal

Adolescente suspeito de mortes no Jangurussu é capturado pela PCCE

  Uma investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou, nesta quinta-feira (10), na captura de um adolescente, de 16 anos, suspeito de participação em três mortes e uma tentativa de homicídio registrados nessa quarta-feira (9), no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. A captura ocorreu na mesma região. Conforme levantamentos policiais e de inteligência da 3ª Delegacia do DHPP, o adolescente, com dois históricos de atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, um por organização criminosa e um por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, teria efetuado disparos de arma de fogo junto com outros indivíduos em direção às vítimas, quando estavam em um veículo no bairro. Com informações sobre os suspeitos, as equipes iniciaram as diligências. Após buscas, ele foi localizado no bairro e conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde um ato infracional ...

Programa Cientista-chefe tem contribuição da Uece para desenvolver inovação no Ceará

 O programa Cientista-chefe, coordenado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), atua com equipes de pesquisadores que estão trabalhando nas secretarias ou nos órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, dessa forma, propiciar mais qualidade de vida para a população. A iniciativa conta com a participação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com o Prof. Samuel Façanha, professor do curso de bacharelado em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e vice-coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Cientista-chefe da área de Inovação, atuando na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e na própria Funcap, Samuel destaca o pioneirismo da proposta.

“O programa Cientista-chefe é um programa de inovação pública. Não existe nada semelhante no Brasil. Por si só, já é um grande laboratório para a minha área e traz uma contribuição muito forte, porque leva o olhar da academia, da ciência, para dentro das atividades do Governo. A atividade é muito nova, principalmente no atual cenário que o mundo e o Brasil vivenciam, relacionado às questões da ciência que são relevantes para a sociedade”, pontua o professor, ressaltando que a integração entre os órgãos governamentais, as empresas e as universidades se faz necessária para que ocorra inovação. “A nossa grande missão e principal pergunta norteadora é como o Cientista-chefe pode melhorar os programas de estímulo à inovação do Governo do Estado. O objetivo é que ele tenha cada vez mais impacto no desenvolvimento econômico do nosso estado, melhorando a qualidade de vida do nosso povo”, destaca.

O Cientista-chefe de Inovação vem atuando, há cerca de um ano, em três frentes principais: os editais de subvenção econômica para estímulo à inovação da Funcap; os Clusters Econômicos de Inovação, da Sedet, e os corredores digitais, da Secitece. No caso dos editais, o trabalho está sendo desenvolvido para avaliar o programa e para a construção de um banco de dados. “Já existia uma equipe da Funcap nessa frente e, com o conhecimento que temos na área de inovação, estamos contribuindo com eles para avaliar o programa de maneiras diferentes e melhores, o que é muito necessário, pois inovação é uma atividade de muitos riscos e incertezas. A perspectiva da avaliação é melhorar os processos, diminuir os riscos e fazer com que as empresas beneficiadas pela Funcap tenham mais impacto na economia cearense”, explica Samuel.

Entre as contribuições, está a participação de estudantes do PPGA da Uece, sendo dois de mestrado e um de doutorado, que desenvolvem dissertações e tese ligadas ao programa Cientista-chefe, contribuindo para alavancar a produção acadêmica da Uece. “Eles conhecem o dia a dia dos projetos de governo, gerando uma troca de informação e de conhecimentos, e vamos aprendendo juntos. A ideia do Cientista-chefe é não tirar o pesquisador de dentro da academia, de dentro do seu ambiente de pesquisa, de forma que ele continue atuando junto com o governo. Ele continua com suas atividades de orientação e de pesquisa e associa isso a problemas que existem dentro do governo. Isso não diminui a energia do pesquisador e só soma esforços”, avalia.

Já os Clusters Econômicos de Inovação, instituídos em 2019 pelo Governo do Estado, contam com equipe da Sedet, responsável por toda a parte operacional e estratégica. Conforme o Prof. Samuel Façanha, o programa Cientista-chefe entra como consultor, detectando problemas que podem ser resolvidos com soluções de inovação. O docente destaca que o programa já nasce com um olhar da academia, uma vez que a atuação dos alunos pesquisadores impacta sobre a condução e a implementação do programa. Atualmente, são 38 clusters econômicos distribuídos em nove macrorregiões do Estado. Associado ao projeto dos clusters digitais, entra o programa de corredores digitais, no sentido de acelerar o crescimento e melhorar os processos das propostas de soluções tecnológicas pelas startups ou pelos times de pessoas que poderão virar startups no futuro, buscando resolver problemas de diferentes setores econômicos e em diferentes regiões do Estado, proporcionando a valorização do talento e do capital humano cearense.

Ampliação

Entre os próximos passos do Cientista Chefe de Inovação, está a ampliação da atuação, sobretudo na direção da integração dos diferentes programas de estímulo à inovação e destes com o restante do ecossistema de inovação do Ceará. De acordo com o Prof. Samuel Façanha, já estão sendo desenvolvidas estratégias e conversas nesse sentido. A proposta principal é promover maior integração entre as três frentes que estão em andamento e entre os outros programas do Cientista-chefe, em especial, nas áreas de ciência, meio ambiente, educação e digitalização.

Samuel Façanha é Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará, doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e tem pós-doutorado em Gestão da Inovação pela Fundação Getúlio Vargas. Foi pró-reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, diretor de articulação institucional do Instituto de Tecnologia da Informação (ITIC), coordenador e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração da Uece, coordenador do Projeto RedeNit – CE (Rede de Inovação composta pelos NIT do Ceará) e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Gestão da Tecnologia, Inovação e Conhecimento (GESTIC).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.