Pular para o conteúdo principal

Luto nas empresas: como elas devem lidar com a morte

 




Nesta pandemia, líderes e empresas pensam minimamente, em como abordar os cuidados com o luto nas organizações. A morte é um dos desafios para muitos RHs, e ainda, um fato ignorado por muitas companhias, e de certa maneira, influencia na forma como os colaboradores de qualquer organização aproveitam o seu tempo.

Lidar com perdas, em geral, não é algo fácil, sobretudo quando o assunto é morte. Existem algumas formas que podem auxiliar as empresas a cumprir com essa obrigação e com esse gesto de humanidade. A empatia é a palavra principal nesse momento. Para a sócia-diretora da Vivaz Soluções RH, Maria Souza, não existe uma regra específica para lidar com a perda, mas a melhor forma de enfrentá-la no trabalho é aceitar sua existência.

“É relevante que a empresa respeite esse momento e de acolher o colaborador afetado pela perda de um ente querido. O tema deve estar em pauta na gestão de recursos humanos com ações e políticas relacionadas aos cuidados com os colaboradores que, em algum momento, possam enfrentar a dor da perda de um ente próximo”, argumenta Maria Souza.

O luto se tornou algo constante na vida das pessoas. A pandemia de Covid-19 afetou uma parcela considerável de pessoas do mundo e vitimou centenas de milhares de vítimas. Inclusa neste processo o sentimento constante de medos e incertezas, como também, o futuro dos familiares e amigos dentro e fora da empresa.

“As empresas, não somente as grandes e de médio porte, precisam estar preparadas e com profissionais para acompanhamento, como psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, mecanismos de retomada ao ambiente de trabalho e sua saúde mental, principalmente. Estamos numa roleta apenas de perdas e livramentos, momento este de continuar na prevenção e cuidados consigo e ao próximo”, completa Maria.

Essas situações aumentaram a necessidade de se falar sobre o luto, a perda, a dor e a morte. O assunto deve ser levantado para que haja a proteção e promoção da saúde mental dos colaboradores. É obrigação da empresa a promoção do bem-estar dos seus colaboradores e um ambiente confortável e digno de trabalho e isso inclui saber lidar com o funcionário de luto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!