Pular para o conteúdo principal

Luto nas empresas: como elas devem lidar com a morte

 




Nesta pandemia, líderes e empresas pensam minimamente, em como abordar os cuidados com o luto nas organizações. A morte é um dos desafios para muitos RHs, e ainda, um fato ignorado por muitas companhias, e de certa maneira, influencia na forma como os colaboradores de qualquer organização aproveitam o seu tempo.

Lidar com perdas, em geral, não é algo fácil, sobretudo quando o assunto é morte. Existem algumas formas que podem auxiliar as empresas a cumprir com essa obrigação e com esse gesto de humanidade. A empatia é a palavra principal nesse momento. Para a sócia-diretora da Vivaz Soluções RH, Maria Souza, não existe uma regra específica para lidar com a perda, mas a melhor forma de enfrentá-la no trabalho é aceitar sua existência.

“É relevante que a empresa respeite esse momento e de acolher o colaborador afetado pela perda de um ente querido. O tema deve estar em pauta na gestão de recursos humanos com ações e políticas relacionadas aos cuidados com os colaboradores que, em algum momento, possam enfrentar a dor da perda de um ente próximo”, argumenta Maria Souza.

O luto se tornou algo constante na vida das pessoas. A pandemia de Covid-19 afetou uma parcela considerável de pessoas do mundo e vitimou centenas de milhares de vítimas. Inclusa neste processo o sentimento constante de medos e incertezas, como também, o futuro dos familiares e amigos dentro e fora da empresa.

“As empresas, não somente as grandes e de médio porte, precisam estar preparadas e com profissionais para acompanhamento, como psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, mecanismos de retomada ao ambiente de trabalho e sua saúde mental, principalmente. Estamos numa roleta apenas de perdas e livramentos, momento este de continuar na prevenção e cuidados consigo e ao próximo”, completa Maria.

Essas situações aumentaram a necessidade de se falar sobre o luto, a perda, a dor e a morte. O assunto deve ser levantado para que haja a proteção e promoção da saúde mental dos colaboradores. É obrigação da empresa a promoção do bem-estar dos seus colaboradores e um ambiente confortável e digno de trabalho e isso inclui saber lidar com o funcionário de luto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.