Pular para o conteúdo principal

MPCE oferece denúncia contra homem que matou a companheira e ocultou o corpo no sofá de casa

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 108ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, ofereceu denúncia, nesta segunda-feira (28/06), contra Juscelino de Amorim Barbosa, 43 anos, acusado de matar a companheira e ocultar o corpo dentro do sofá na própria casa. Para o MP, o acusado incorreu em crime de feminicídio, em conexão com delitos de furto, ocultação de cadáver e tráfico de drogas.

Segundo a denúncia, formulada pelo promotor de Justiça Marcus Renan Palácio de Morais Claro dos Santos, os atos são da competência do Tribunal do Júri, pois o crime de feminicídio atrai os demais delitos por força do instituto processual da conexão (art. 78, inciso I, do Código de Processo Penal – CPP). Na denúncia, o Ministério Público também requer a oitiva de 9 testemunhas e, se condenado, que o acusado repare os danos causados à vítima, por meio de seus ascendentes e/ou sucessores, em valor fixado em Juízo.

No dia 19 de junho de 2021, por volta de 5 horas, em uma casa no bairro Cristo Redentor, Juscelino utilizou um instrumento contundente (provavelmente um martelo) e desferiu golpe contra a cabeça de Francisca Gláucia Martins Garcia, que também foi asfixiada e estrangulada com um arame, ocasionando sua morte. Depois, o acusado ocultou o corpo da vítima dentro de um sofá e fugiu, levando o celular da vítima.

Antes do crime, houve discussão, por motivo não totalmente identificado. Segundo testemunhas, o acusado era ciumento, ambos eram usuários de drogas e havia brigas recentes sobre o fato de Gláucia ter aderido à facção criminosa Comando Vermelho. Testemunhas também relatam que Juscelino agredia fisicamente a companheira e não aceitava o possível fim do relacionamento.

Juscelino deixou a casa por volta de 8h40min, em veículo de aplicativo, levando televisão, aparelho de som, botijão de gás, dentre outros itens. O corpo só foi encontrado por volta de 17h40min, pela filha e filho da vítima. No mesmo dia, Juscelino foi preso em flagrante na casa do pai. Ele foi achado dormindo, de posse do celular da vítima e com 92 “trouxinhas” de maconha e uma de cocaína.

Após ter a prisão relaxada, teve prisão preventiva decretada em consequência de representação do MPCE. Para o MP, o acusado incorreu, em tese, em crime de feminicídio, praticado em conexão com delitos de furto, ocultação de cadáver e tráfico de drogas, na modalidade “trazer consigo, guardar”. Ele alega que a droga pertencia à vítima. Os indícios de autoria se evidenciam por testemunhas e pela confissão do acusado.

Tempo de Justiça

O caso faz parte do programa “Tempo de Justiça”, com julgamento ocorrido antes de dois anos após a prática do crime. O Programa é uma parceria entre o MPCE, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), com apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.