Gol alvinegro foi anotado por Zanocelo Link para compartilhamento: Copiar Gabriel Silva / Ceará SC Diante do ABC, o Ceará estreou na Copa do Nordeste na noite desta quarta-feira, 25, no Castelão. No duelo, Zanocelo marcou, Time do Povo lutou até o fim, mas a partida terminou empatada por 1 a 1. O Time do Povo volta aos gramados no próximo sábado, 28, às 17h, diante do Retrô, nos Aflitos. A partida é válida pela segunda rodada da Copa do Nordeste. O JOGO Aos 15 minutos, após troca de passes no campo de ataque, Matheusinho serviu Rafael Ramos, que chegou batendo cruzado, mas o zagueiro interceptou. Aos 21 minutos, Lucas Lima recebeu na entrada da área e finalizou no cantinho direito do goleiro Matheus Alves. Na sequência, aos 23, O Mais Querido abriu o placar do jogo com Zanocelo. O meio-campista mostrou oportunismo ao desviar para o fundo das redes após cobrança de escanteio de Rafael Ramos. Nos acréscimos, quase o segundo gol do Alvinegro de Porangabuçu. Wendel Silva...
“Quanto antes o fator que leva à infertilidade for descoberto, mais chances tem de ser revertido”, alerta obstetra no Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade
Exames laboratoriais e de imagem no homem e na mulher são cruciais para o diagnóstico preciso e indicação do tratamento mais adequado.
Idade, peso e histórico familiar são alguns dos fatores relacionados à infertilidade identificados em pelo menos 8 milhões de brasileiros - dado divulgado pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA). Em junho, Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade, médicos obstetras reforçam o diagnóstico célere como caminho para o sonho de aumentar a família por meio da gestação.
São considerados como inférteis os casais na tentativa de gravidez, há pelo menos um ano, sem o uso de nenhum método contraceptivo. “É importante que seja avaliado o casal, não só a mulher, porque o problema pode estar no homem e passar despercebido. A investigação é feita por meio de exames laboratoriais, como dosagens hormonais; exames de imagens, como ultrassonografias, histerossalpingografia, histeroscopia e também no espermograma”, explica a médica ginecologista obstetra, Nathália Posso.
Entre os fatores associados à infertilidade, na mulher, estão idade - com maior dificuldade para quem está acima dos 35 anos -, peso, quadros de doenças inflamatórias pélvicas persistentes ou cirurgias anteriores na região. Também estão relacionados hábitos como tabagismo e ingestão de bebidas alcóolicas. Já no homem, histórico familiar de infertilidade, infecções genitais recorrentes e cirurgias prévias são indicativos do problema.
“Tempo, na infertilidade, é muito importante: quanto antes o fator que leva à infertilidade for descoberto, mais chances de ser revertido”, destaca Nathália Posso. Ao ser identificado a causa da infertilidade, o tratamento pode ser feito com medicamentos, realização de cirurgias ou aplicação de técnicas de fertilização.
Campanha
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 50 a 80 milhões de pessoas em todo o mundo são consideradas inférteis e reforça a relevância de levar informações sobre o tema a cada junho no Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade.
No Brasil, a SBRA avalia que 35% dos casos de infertilidade estão relacionados à mulher, 35% estão relacionados ao homem, 20% a ambos e 10% são provocados por causas desconhecidas. Grande parte dos diagnósticos é considerada como tratável, mas precisam de assistência especializada para alcançar o objetivo da gestação.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.