Pular para o conteúdo principal

“Quanto antes o fator que leva à infertilidade for descoberto, mais chances tem de ser revertido”, alerta obstetra no Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade

 





Exames laboratoriais e de imagem no homem e na mulher são cruciais para o diagnóstico preciso e indicação do tratamento mais adequado.

Idade, peso e histórico familiar são alguns dos fatores relacionados à infertilidade identificados em pelo menos 8 milhões de brasileiros - dado divulgado pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA). Em junho, Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade, médicos obstetras reforçam o diagnóstico célere como caminho para o sonho de aumentar a família por meio da gestação.

São considerados como inférteis os casais na tentativa de gravidez, há pelo menos um ano, sem o uso de nenhum método contraceptivo. “É importante que seja avaliado o casal, não só a mulher, porque o problema pode estar no homem e passar despercebido. A investigação é feita por meio de exames laboratoriais, como dosagens hormonais; exames de imagens, como ultrassonografias, histerossalpingografia, histeroscopia e também no espermograma”, explica a médica ginecologista obstetra, Nathália Posso.

Entre os fatores associados à infertilidade, na mulher, estão idade - com maior dificuldade para quem está acima dos 35 anos -, peso, quadros de doenças inflamatórias pélvicas persistentes ou cirurgias anteriores na região. Também estão relacionados hábitos como tabagismo e ingestão de bebidas alcóolicas. Já no homem, histórico familiar de infertilidade, infecções genitais recorrentes e cirurgias prévias são indicativos do problema.

“Tempo, na infertilidade, é muito importante: quanto antes o fator que leva à infertilidade for descoberto, mais chances de ser revertido”, destaca Nathália Posso. Ao ser identificado a causa da infertilidade, o tratamento pode ser feito com medicamentos, realização de cirurgias ou aplicação de técnicas de fertilização.

Campanha

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 50 a 80 milhões de pessoas em todo o mundo são consideradas inférteis e reforça a relevância de levar informações sobre o tema a cada junho no Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade.

No Brasil, a SBRA avalia que 35% dos casos de infertilidade estão relacionados à mulher, 35% estão relacionados ao homem, 20% a ambos e 10% são provocados por causas desconhecidas. Grande parte dos diagnósticos é considerada como tratável, mas precisam de assistência especializada para alcançar o objetivo da gestação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.