A seleção masculina de vôlei passa por uma fase de instabilidade na Liga das Nações. Nesta sexta-feira (26), o Brasil sofreu a segunda derrota consecutiva na competição. A equipe dirigida por Bernardinho não resistiu à Itália, que venceu por 3 sets a 1, com parciais de 25/19, 25/23, 22/25 e 25/23 em Liubliana (Eslovênia). O ponteiro Matteo Bottolo e o oposto Alessandro Bovolenta - filho do ex-central Vigor Boloventa, ídolo do vôlei italiano, que faleceu em 2012 - comandaram o triunfo da seleção europeia, com 20 e 19 pontos, respectivamente. A Itália foi letal, principalmente, no saque, com nove pontos no fundamento, contra dois do Brasil. Pelo lado verde e amarelo, o ponteiro Lucarelli (14 pontos), o oposto Bryan e Judson (ambos com 12 pontos) foram os principais jogadores. O também central Flávio, com quatro pontos de bloqueio dos nove anotados por ele no jogo, foi outro destaque. O próximo desafio será neste sábado (27), às 15h30 (horário de Brasília), contra os anfitriões. No ...
A Casa de Cuidados do Ceará (CCC) realiza treinamentos, geralmente a cada 15 dias, para capacitar os cuidadores de pacientes que estão em processo de desospitalização na unidade. O mais recente foi nessa quarta-feira (28). O equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) completou um mês de funcionamento no último dia 24 de julho.
Entre os conteúdos abordados nos treinamentos estão alimentação do paciente, higienização, uso de curativos e aspiração. A capacitação é ministrada pela equipe de saúde da unidade – cada profissional orienta de acordo com a sua especialidade.
Keilane Lima é nutricionista e foi uma das profissionais que ministrou o treinamento para os cuidadores. Segundo ela, esses momentos são importantes não só para o cuidador, mas, principalmente, para o paciente. “Esse treinamento facilita para que os cuidadores tirem as dúvidas e evitem erros durante o processo de cuidado. Afinal, eles também têm um papel fundamental na recuperação do paciente”, explica.
Jéssica Silva Barbosa é esposa e cuidadora do paciente Luciano Noronha e foi uma das participantes da preparação. Para ela, esse tipo de ação é bastante enriquecedora. “No treinamento, pude aprender a cuidar da ferida do meu marido. Ele usa três curativos por dia e é preciso ter cuidado. Sou grata, pois não teríamos condições de pagar alguém pra cuidar dessa ferida e ficar com ele em tempo integral”, afirma.
Reabilitação
A Casa de Cuidados do Ceará foi inaugurada no dia 24 de junho para atuar, inicialmente, na reabilitação de pacientes afetados pela Covid-19. Além disso, o local passou a oferecer também reabilitação humanizada e multidisciplinar aos cearenses em recuperação após alta hospitalar decorrente de outras doenças, assim como desospitalização de pacientes em cuidados prolongados para reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de outros diagnósticos, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), trauma e cuidados paliativos.
Os pacientes recebidos no equipamento possuem assistência de profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, além de visitas médicas, com a adoção de todos os cuidados necessários na transição entre a estrutura hospitalar e o domicílio do paciente. O paciente também tem direito a levar um cuidador de sua confiança para acompanhá-lo no processo de reabilitação. Por isso, a CCC investe na capacitação e qualificação desses profissionais.
Entre os conteúdos abordados nos treinamentos estão alimentação do paciente, higienização, uso de curativos e aspiração. A capacitação é ministrada pela equipe de saúde da unidade – cada profissional orienta de acordo com a sua especialidade.
Keilane Lima é nutricionista e foi uma das profissionais que ministrou o treinamento para os cuidadores. Segundo ela, esses momentos são importantes não só para o cuidador, mas, principalmente, para o paciente. “Esse treinamento facilita para que os cuidadores tirem as dúvidas e evitem erros durante o processo de cuidado. Afinal, eles também têm um papel fundamental na recuperação do paciente”, explica.
Jéssica Silva Barbosa é esposa e cuidadora do paciente Luciano Noronha e foi uma das participantes da preparação. Para ela, esse tipo de ação é bastante enriquecedora. “No treinamento, pude aprender a cuidar da ferida do meu marido. Ele usa três curativos por dia e é preciso ter cuidado. Sou grata, pois não teríamos condições de pagar alguém pra cuidar dessa ferida e ficar com ele em tempo integral”, afirma.
Reabilitação
A Casa de Cuidados do Ceará foi inaugurada no dia 24 de junho para atuar, inicialmente, na reabilitação de pacientes afetados pela Covid-19. Além disso, o local passou a oferecer também reabilitação humanizada e multidisciplinar aos cearenses em recuperação após alta hospitalar decorrente de outras doenças, assim como desospitalização de pacientes em cuidados prolongados para reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de outros diagnósticos, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), trauma e cuidados paliativos.
Os pacientes recebidos no equipamento possuem assistência de profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, além de visitas médicas, com a adoção de todos os cuidados necessários na transição entre a estrutura hospitalar e o domicílio do paciente. O paciente também tem direito a levar um cuidador de sua confiança para acompanhá-lo no processo de reabilitação. Por isso, a CCC investe na capacitação e qualificação desses profissionais.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.