Pular para o conteúdo principal

Moraes: não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria Em fevereiro, ex-presidente passou dois dias na embaixada, em Brasília

  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu nesta quarta-feira (24) que não há provas de que o ex-presidente Jair Bolsonaro   pediria asilo ao permanecer por dois dias na Embaixada da Hungria , em Brasília, em fevereiro deste ano. A estadia de Bolsonaro na embaixada foi divulgada pelo jornal   The New York Times .  Ao avaliar o caso, Moraes argumentou que o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. "Não há elementos concretos que indiquem efetivamente que o investigado pretendia a obtenção de asilo diplomático para evadir-se do país e, consequentemente, prejudicar a investigação criminal em andamento", afirmou o ministro. Moraes, no entanto,  manteve a apreensão do passaporte do ex-presidente . A retenção do documento e a proibição de sair do país foram determinadas pelo ministro após Bolsonaro ser alvo de uma busca e  apreensão durante a Operação Tempus Veritatis , que investiga a tentativa de golpe de E

Bia Bedran, Rosana Mont´Alverne e Ronaldo Correia de Brito estão na programa de encerramento do Projeto Palavras

 Projeto PALAVRAS encerra programação de Julho com grandes autores, contação e recital poético

 

Projeto PALAVRAS encerra sua programação de primeira edição neste mês de julho com atrações especiais. O projeto, que trouxe para o grande público durante sete meses ininterruptos mais de 48 atrações entre escritoras (es), contadores de histórias, músicos, atores e atrizes, violeiros, compositores, narradores, ilustradores, se despede com um encontro especial. Na agenda, a autora Bia Bedran, o contador de histórias Edvaldo Batista, o compositor e radialista Pedro Sampaio, o produtor e escritor Almir Mota, o ilustrador Eduardo Azevedo, o romancista e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito com mediação do secretário Fabiano Piúba, o Grupo Era uma vez e a escritora e contadora de histórias Rosana Mont’Alverne. Esperamos todos vocês para este grande encontro de palavras e literatura.

 

Projeto PALAVRAS é uma realização da Casa da Prosa e parceria com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, apoio institucional da Secretaria da Cultura do Ceará e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A programação gratuita e online continua pelo Instagram @palavras.projeto e pelo canal da Casa da Prosa no Youtube, da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE.

 

Confira mais na programação abaixo*

 

Dia 07 de julho, às 17h, o poeta, radialista, compositor e escritor Pedro Sampaio abre a programação de encerramento do Projeto Palavras com um recital poético. Vencedor de vários prêmios culturais entre eles Candeia Cultural Cearense 2017, pela identificação com lutas em defesa da cultura, Pedro Sampaio teve sua vertente literária consolidada na publicação do livro Minha Nordestinidade Abraçando a Poesia, além de publicações na literatura de cordel nos títulos Cronologia do Universo Gonzagueano e Cronologia do Universo Teixeiriano entre outros. É membro ACI-Associação Cearense de Imprensa e atuou em lutas comunitária integrando diretorias de conselhos e entidades sociais e culturais como a entidade realizadora do Arraiá Luiz Gonzaga - A Festa Junina do Conjunto Ceará. No cenário cultural literário é membro do Grupo Chocalho de Ação Poética, integrante do Clube da Viola.

 

Dia 08 de julho, às 16ha contação de histórias fica com o artista Edivaldo Batista, onde o artista narrará as peripécias de crianças levadas que, com suas brincadeiras e espertezas, viveram uma série de aventuras. Os contos integram o repertório de histórias de tradição oral que o artista vem partilhando com o público ao longo da sua trajetória de leituras e escuta. Edivaldo Batista é diretor teatral, ator, narrador de histórias, pesquisador, preparador de elenco, ministrante de cursos e oficinas para atores e estudantes de teatro. Formado em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE. Vem construindo espetáculos direcionados ao público infanto-juvenil com base na narração cênica, em elementos da cultura popular cearense e na construção de uma dramaturgia autoral que tem como fonte a literatura de tradição oral de países da África.

 

Dia 09 de julho, 17h, o Projeto Palavras recebe o grupo Contação de histórias “Era Uma Vez” com Raimundo Moreira e Luizete Carvalho. O Grupo foi fundado em setembro de 2004 tendo em seu repertório histórias dos contos de fadas aos contos populares, utiliza a oralidade como ferramenta na educação e no incentivo à leitura. Tem uma estreita relação com músicas de acalantos, canções populares de domínio público e canções autorais que fazem parte de seus dois CDs de músicas infantis. Já passou por várias cidades do interior do Ceará bem como cidades do Brasil. Raimundo Moreira e Luizete Carvalho são narradores integrantes do grupo Era Uma vez, bem como fundadores da Companhia Prisma de Artes. Dessa forma, utilizam toda a sua experiência para contar histórias, unindo teatralidade e narrativas tradicionais, fazendo com que cada história desvende um véu de mistério capaz de criar imagens cheias de fantasia.

Dia 10 de julho, 19h, é a vez do Encontro com a Autora e narradora Rosana Mont’Alverne, autora, editora e contadora de histórias, nasceu em Três Corações, Minas Gerais. Criou o Projeto Encantadores de Histórias, que leva oficinas literárias a presídios mineiros desde 2004. Publicou três títulos infantis e participou como co-autora de diversas coletâneas, entre elas, o livro A Vez e a Voz da Literatura Infantil, editado por Mundo Leitura em 2016. Formou-se em Direito e se pós-graduou na área da Educação, alcançando um mestrado pela UFMG e uma especialização em Arte-Educação pela PUC de Minas. Publisher e presidente da Câmara Mineira do Livro, gerencia a mais tradicional escola mineira na formação de contadores de histórias, preparando educadores, bibliotecários e narradores para os diferentes processos da mediação de leitura.

 

Dia 14 de julho, às 16h, o Palavras recebe a dupla Almir Mota e Eduardo Azevedo com o lançamento do livro O Galo Peregrino e a Oficina Página Ilustrada. Com mais de 20 anos de publicação no Brasil, premiado com Concurso Literatura para Todos do Governo Federal no Brasil em 2009, Almir Mota atualmente se divide na atividade de escrever para crianças e jovens, contar histórias e produzir projetos culturais na área do livro e leitura. Já lançou mais de 23 obras, uma delas, A Fera do Canavial, vencedora do prêmio Literatura para Todos. Pelo Projeto Palavras, o autor apresentar a obra em parceria com o ilustrador Eduardo Azevedo “O Galo Peregrino”, uma história que se passa no interior de Portugal, precisamente no Caminho de Santiago de Compostela, na cidade de Barcelos. Um dia, um galo que sempre observava as pessoas passarem, é convidado por um peregrino a seguir com ele até Santiago de Compostela, na Galícia. No caminho, essa dupla encontra os amigos para seguir até a cidade do santo apóstolo. Eduardo Azevedo, ilustrador, desenhista, pintor, designer gráfico e diagramador, graduado em Geografia e Pós-Graduado em Gestão Pública Municipal, ambos pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), é professor da rede municipal de ensino de Fortaleza, atuam como ilustrador desde o início dos anos 2000. Trabalhou na Editora Tupynanquim elaborando capas de folheto de cordel e ilustrações de livros de literatura histórico-religiosa. Em 2005, ilustra os primeiros livros de literatura infantil para a Editora Imeph. Coordenou duas edições do Festival de Ilustração de Fortaleza, durante as Bienais Internacional do Livro do Ceará em 2019 e já teve suas ilustrações publicadas em mais de cem títulos.

 

Dia 15 de julho, é a vez da cantora, compositora, atriz e escritora fluminense Bia Bedran, às 19h, encantar com suas canções e histórias do universo infantil.  Bia Bedran é mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Estudos Contemporâneos das Artes, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Musicoterapia e Educação Artística. Nas décadas de 1980 e 1990 realizou trabalhos para a televisão, entre os quais os programas Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura de São Paulo e na TV Educativa do Rio de Janeiro, hoje TV Brasil. Ao longo de uma carreira dedicada às crianças e à arte, é autora de 14 livros infantis e gravou e produziu 10 CDs e 2 DVDs, sempre mesclando o canto e a narrativa. Como pesquisadora, lançou o livro A Arte de Cantar e Contar Histórias: Narrativas Orais e Processos Criativos, resultado de sua dissertação de mestrado e considerado Altamente Recomendável pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 2013, na categoria teórico.

 

 

Com a mediação do secretário de Cultura do Estado Fabiano Piúba, no dia 16 de julho, às 17h, a programação do Palavras fecha sua primeira edição com o romancista, contista, dramaturgo, diretor de cinema, médico e psicanalista Ronaldo Correia de Brito. Autor de romances, contos, peças teatrais, filmes, crônicas e livros infantojuvenis publicou, entre outros, os livros de contos Faca e o Amor das Sombras e os romances Galileia, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura – e Dora sem Véu. Natural de Saboeiro/CE, atualmente vive no Recife. Seus trabalhos abordam traços da cultura popular nordestina, onde destacam-se em suas tramas experiências e não pertencimento de indivíduos marcados por deslocamentos geográficos e transformações históricas. Desde cedo, instruído pelo pai, aprende a ler em casa e a influência do texto religioso traz o contato com as narrativas orais da região, despertando seu interesse para os diferentes mitos fundadores da humanidade. Conhece o Movimento Armorial, que busca criar uma arte erudita com base em referências da cultura popular do Nordeste, Ronaldo de Brito encontra novas possibilidades de elaboração do repertório adquirido em sua infância sertaneja. Ao ingressar no curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), passa a frequentar o Departamento de Extensão Cultural (DEC) da universidade, dirigido pelo dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014). No grupo interdisciplinar, conhece artistas com quem colabora em diferentes campos de atuação, como teatro e cinema. Em 1974, realiza o curta-metragem Cavaleiro Reisado, rodado na cidade do Crato/CE, o filme documenta a festa popular de mesmo nome. Com foco na experiência subjetiva dos personagens, inicia a construção de uma realidade instável e modulada pela dimensão afetiva das experiências, uma escrita marcada pelo máximo de concisão, e considera ter uma “respiração de um contista” até lançar o premiado Galileia (2008), seu primeiro romance. 

 

*Programação

 

Data

Local

Atração

Horário

07/07

Youtube Casa da Prosa e Bece

Recital Poético com Pedro Sampaio

17h

08/07

 Youtube Casa da Prosa e Bece

Contação de Histórias com Edvaldo Batista

16h

09/07

Youtube Casa da Prosa e Bece

Contação de Histórias com Grupo Era Uma Vez

17h

10/07

Instagram Palavras e Youtube Bece

Encontro com autora Rosana Mont’Alverne

19h

14/07

Instagram Palavras e Youtube BECE

Lançamento do “Galo Peregrino” e oficina Página Ilustrada com Almir Mota e Eduardo Azevedo

16h

15/07

Instagram Palavras e Youtube BECE

Encontro com autora Bia Bedran

19h

16/07

Instagram Palavras e youtube BECE

Encontro com Autor Ronaldo Correia de Brito e mediação do secretário Fabiano Piúba

17h

 

 

 

 

O Projeto:

 

O projeto PALAVRAS é uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros, ambos realizadores do Baú de Leitura e narradores da Casa da Conto e parceria da Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, o projeto PALAVRAS conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

 

O projeto PALAVRAS promove a democratização do livro e da literatura cearense com ênfase na formação de leitores, por meio de uma ampla programação que contempla recitais poéticos, contações de histórias, encontros com autores e ilustradores e lançamentos de livros. O projeto mobiliza alunos e professores da rede pública de ensino, mas destina-se ao público em geral.

 

Serviço:

Projeto PALAVRAS

Dias: Terças, quintas e sextas, sempre às 16h, 17h e 19h - GRATUITO

Programação infantil: quartas-feiras - Gratuito.

Mais informações sobre a programação nos Instagram @palavras.projeto  e @bece_bibliotecaestadualdoceara

Coordenação Geral: Almir Mota

Curadoria: Júlia Barros

Produção executiva: Lara Leoncio

Identidade visual: FOCARTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.