Cerca de 20 mil mudas foram localizadas em uma residência; parte do material foi apreendido e o restante foi destruído Em continuidade às ações de combate ao tráfico ilícito de drogas no interior do estado, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) localizou e desarticulou uma plantação ilegal de maconha no município de Redenção, que pertence à Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Ceará. Ao todo, foram localizadas cerca de 20 mil mudas. O material foi encontrado nessa terça-feira (6) na zona rural do município. Após receber informações acerca da possível localização de suspeitos portando armas no distrito de Antônio Diogo, em Redenção, equipes da Força Tática de Patrulha Rural do 29º Batalhão de Polícia Militar (29º BPM) deram início às diligências. Com as buscas pela região, os policiais militares localizaram uma residência em uma área de mata fechada, onde foi encontrado uma plantação de maconha. No local, os PMs apreenderam cerca de 20 mil mudas de maconha. A composi...
A Coordenadora Serviço de Nutrição do Hospital São Camilo Fortaleza, Lidiane Vasconcelos Rocha, explica que as pessoas começaram a se preocupar um pouco mais com a alimentação, após a disseminação da pandemia. “Percebeu-se que o entendimento sobre o equilíbrio da dieta pode sim influenciar no fortalecimento do sistema imunológico, logo, auxiliar no controle de doenças”.
“Uma alimentação adequada e saudável garante o bom funcionamento de todos os sistemas corporais. Então, alimentos compostos por determinados nutrientes auxiliam na prevenção, controle e até tratamento de diversas doenças, inclusive daquelas que podem aumentar o risco de complicações do coronavírus (como por exemplo, as doenças crônicas não transmissíveis: diabetes, hipertensão, obesidade, cardiopatias, dentre outras)”, esclarece a nutricionista.
O paciente com Covid-19, por exemplo, precisa de uma dieta nutricional equilibrada. Segundo Lidiane Vasconcelos, o reforço do sistema imunológico é o fator primordial para o paciente acometido pela doença. Há de ser levado em conta também se o paciente é portador de alguma comorbidade. O ajuste dietoterápico pode auxiliar no controle de sintomas e ajudar no tratamento como um todo.
“Todos os pacientes com Covid-19 no Hospital São Camilo Fortaleza são avaliados pela equipe de nutricionistas clínicos. Nessa fase, os pacientes têm seu diagnóstico nutricional identificado conforme avaliação física e antropométrica. Após isso, o nutricionista irá avaliar qual melhor suporte nutricional para o paciente, dependendo do seu estado clínico: se está em ventilação mecânica, se está com sonda enteral para a alimentação ou se consegue deglutir, se está em uso de drogas específicas, se está em suporte ventilatório associado, se há comorbidades, etc. Todas essas condições são avaliadas para traçar o perfil dietético do paciente e realizar todos os ajustes necessários em sua dieta, enquanto estiver internado”, explica Lidiane Vasconcelos.
No acompanhamento do paciente, é servido o "suco da imunidade", criado na intenção de fornecer ao paciente acometido pelo vírus, um mix de nutrientes que pode favorecer o reforço da sua imunidade, e assim, auxiliar no seu tratamento. Semanalmente, é servido um suco com alimentos diferentes, para que o máximo de nutrientes possível seja oferecido ao paciente.
Sucos para imunidade
Lidiane Vasconcelos Rocha conta que vários alimentos podem ser utilizados para o mix da imunidade: os ricos em vitamina C com poder antioxidante (laranja, limão, acerola, goiaba, caju, morango, melancia, pitaya), os ricos em vitamina A (cenoura, manga, mamão, caqui), os vegetais verde escuros (couve manteiga, espinafre, brócolis), oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), iogurtes naturais e leites fermentados, tomate, cereais integrais, legumes e hortaliças em geral.
Confira algumas receitas:
- Laranja, cenoura e couve manteiga.
- Acerola, tomate, espinafre.
- Limão, laranja, própolis.
- Morango, acerola, limão.
- Limão, laranja e hortelã.
- Beterraba, cenoura, laranja.
- Laranja, cenoura, gengibre.
- Limão, tomate, hortelã.
- Abacaxi, couve manteiga, limão.
- Morango, pitaya, iogurte.
- Mamão, manga, iogurte.
- Melancia, limão, hortelã.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.