Pular para o conteúdo principal

Com a pandemia, mais pessoas buscam por uma alimentação saudável

 


Dentre as mudanças de comportamento resultantes da pandemia de Covid-19, está a maior necessidade de cozinhar o próprio alimento. A procura por comida saudável cresceu ao longo do último ano no Brasil, que hoje ocupa a 7ª posição no mercado de alimentos e bebidas saudáveis no mundo, com consumidores buscando aliar praticidade com a boa alimentação. Os dados são das primeiras análises do Estudo NutriNet Brasil, que envolveu 10 mil participantes e indica aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%) durante a pandemia.

A Coordenadora Serviço de Nutrição do Hospital São Camilo Fortaleza, Lidiane Vasconcelos Rocha, explica que as pessoas começaram a se preocupar um pouco mais com a alimentação, após a disseminação da pandemia. “Percebeu-se que o entendimento sobre o equilíbrio da dieta pode sim influenciar no fortalecimento do sistema imunológico, logo, auxiliar no controle de doenças”.

“Uma alimentação adequada e saudável garante o bom funcionamento de todos os sistemas corporais. Então, alimentos compostos por determinados nutrientes auxiliam na prevenção, controle e até tratamento de diversas doenças, inclusive daquelas que podem aumentar o risco de complicações do coronavírus (como por exemplo, as doenças crônicas não transmissíveis: diabetes, hipertensão, obesidade, cardiopatias, dentre outras)”, esclarece a nutricionista.

O paciente com Covid-19, por exemplo, precisa de uma dieta nutricional equilibrada. Segundo Lidiane Vasconcelos, o reforço do sistema imunológico é o fator primordial para o paciente acometido pela doença. Há de ser levado em conta também se o paciente é portador de alguma comorbidade. O ajuste dietoterápico pode auxiliar no controle de sintomas e ajudar no tratamento como um todo.

“Todos os pacientes com Covid-19 no Hospital São Camilo Fortaleza são avaliados pela equipe de nutricionistas clínicos. Nessa fase, os pacientes têm seu diagnóstico nutricional identificado conforme avaliação física e antropométrica. Após isso, o nutricionista irá avaliar qual melhor suporte nutricional para o paciente, dependendo do seu estado clínico: se está em ventilação mecânica, se está com sonda enteral para a alimentação ou se consegue deglutir, se está em uso de drogas específicas, se está em suporte ventilatório associado, se há comorbidades, etc. Todas essas condições são avaliadas para traçar o perfil dietético do paciente e realizar todos os ajustes necessários em sua dieta, enquanto estiver internado”, explica Lidiane Vasconcelos.

No acompanhamento do paciente, é servido o "suco da imunidade", criado na intenção de fornecer ao paciente acometido pelo vírus, um mix de nutrientes que pode favorecer o reforço da sua imunidade, e assim, auxiliar no seu tratamento. Semanalmente, é servido um suco com alimentos diferentes, para que o máximo de nutrientes possível seja oferecido ao paciente.

Sucos para imunidade
Lidiane Vasconcelos Rocha conta que vários alimentos podem ser utilizados para o mix da imunidade: os ricos em vitamina C com poder antioxidante (laranja, limão, acerola, goiaba, caju, morango, melancia, pitaya), os ricos em vitamina A (cenoura, manga, mamão, caqui), os vegetais verde escuros (couve manteiga, espinafre, brócolis), oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), iogurtes naturais e leites fermentados, tomate, cereais integrais, legumes e hortaliças em geral.

Confira algumas receitas:
- Laranja, cenoura e couve manteiga.
- Acerola, tomate, espinafre.
- Limão, laranja, própolis.
- Morango, acerola, limão.
- Limão, laranja e hortelã.
- Beterraba, cenoura, laranja.
- Laranja, cenoura, gengibre.
- Limão, tomate, hortelã.
- Abacaxi, couve manteiga, limão.
- Morango, pitaya, iogurte.
- Mamão, manga, iogurte.
- Melancia, limão, hortelã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!