Pular para o conteúdo principal

Com a pandemia, mais pessoas buscam por uma alimentação saudável

 


Dentre as mudanças de comportamento resultantes da pandemia de Covid-19, está a maior necessidade de cozinhar o próprio alimento. A procura por comida saudável cresceu ao longo do último ano no Brasil, que hoje ocupa a 7ª posição no mercado de alimentos e bebidas saudáveis no mundo, com consumidores buscando aliar praticidade com a boa alimentação. Os dados são das primeiras análises do Estudo NutriNet Brasil, que envolveu 10 mil participantes e indica aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão (de 40,2% para 44,6%) durante a pandemia.

A Coordenadora Serviço de Nutrição do Hospital São Camilo Fortaleza, Lidiane Vasconcelos Rocha, explica que as pessoas começaram a se preocupar um pouco mais com a alimentação, após a disseminação da pandemia. “Percebeu-se que o entendimento sobre o equilíbrio da dieta pode sim influenciar no fortalecimento do sistema imunológico, logo, auxiliar no controle de doenças”.

“Uma alimentação adequada e saudável garante o bom funcionamento de todos os sistemas corporais. Então, alimentos compostos por determinados nutrientes auxiliam na prevenção, controle e até tratamento de diversas doenças, inclusive daquelas que podem aumentar o risco de complicações do coronavírus (como por exemplo, as doenças crônicas não transmissíveis: diabetes, hipertensão, obesidade, cardiopatias, dentre outras)”, esclarece a nutricionista.

O paciente com Covid-19, por exemplo, precisa de uma dieta nutricional equilibrada. Segundo Lidiane Vasconcelos, o reforço do sistema imunológico é o fator primordial para o paciente acometido pela doença. Há de ser levado em conta também se o paciente é portador de alguma comorbidade. O ajuste dietoterápico pode auxiliar no controle de sintomas e ajudar no tratamento como um todo.

“Todos os pacientes com Covid-19 no Hospital São Camilo Fortaleza são avaliados pela equipe de nutricionistas clínicos. Nessa fase, os pacientes têm seu diagnóstico nutricional identificado conforme avaliação física e antropométrica. Após isso, o nutricionista irá avaliar qual melhor suporte nutricional para o paciente, dependendo do seu estado clínico: se está em ventilação mecânica, se está com sonda enteral para a alimentação ou se consegue deglutir, se está em uso de drogas específicas, se está em suporte ventilatório associado, se há comorbidades, etc. Todas essas condições são avaliadas para traçar o perfil dietético do paciente e realizar todos os ajustes necessários em sua dieta, enquanto estiver internado”, explica Lidiane Vasconcelos.

No acompanhamento do paciente, é servido o "suco da imunidade", criado na intenção de fornecer ao paciente acometido pelo vírus, um mix de nutrientes que pode favorecer o reforço da sua imunidade, e assim, auxiliar no seu tratamento. Semanalmente, é servido um suco com alimentos diferentes, para que o máximo de nutrientes possível seja oferecido ao paciente.

Sucos para imunidade
Lidiane Vasconcelos Rocha conta que vários alimentos podem ser utilizados para o mix da imunidade: os ricos em vitamina C com poder antioxidante (laranja, limão, acerola, goiaba, caju, morango, melancia, pitaya), os ricos em vitamina A (cenoura, manga, mamão, caqui), os vegetais verde escuros (couve manteiga, espinafre, brócolis), oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), iogurtes naturais e leites fermentados, tomate, cereais integrais, legumes e hortaliças em geral.

Confira algumas receitas:
- Laranja, cenoura e couve manteiga.
- Acerola, tomate, espinafre.
- Limão, laranja, própolis.
- Morango, acerola, limão.
- Limão, laranja e hortelã.
- Beterraba, cenoura, laranja.
- Laranja, cenoura, gengibre.
- Limão, tomate, hortelã.
- Abacaxi, couve manteiga, limão.
- Morango, pitaya, iogurte.
- Mamão, manga, iogurte.
- Melancia, limão, hortelã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.