Créditos: Lucas Emanuel/FCF Empate! Neste domingo (1), Fortaleza e Ceará se encontraram no primeiro embate da grande final do Campeonato Cearense Superbet. Na Arena Castelão, mais de 20 mil pessoas acompanharam o empate em 1 a 1 entre as equipes. Com a igualdade no placar, a disputa segue em aberto para o confronto de volta e, caso as duas equipes voltem a empatar, o título será decidido nas penalidades. Em um jogo sem grandes oportunidades, o primeiro tempo não trouxe sustos às duas metas. O único momento de perigo veio em rara jogada com Luís Fernando dentro da grande área, que finalizou por cima do gol alvinegro. Já na etapa complementar, os espaços foram surgindo, principalmente quando os meninos da base entraram em campo. Quem abriu o placar foi o Fortaleza, aos 41 minutos. Mailton cobrou escanteio, Lucas Gazal cabeceou e, no rebote, Lucas Emanoel empurrou para as redes. Nos acréscimos, também em cobrança de escanteio, Rafael Ramos cruzou, Lucca desviou e deixou tudo igual n...
Mais de 3 milhões de profissionais da educação básica do país já tomaram, pelo menos, a primeira dose ou a vacina de dose única.
Conforme dados do Ministério da Saúde, o processo de vacinação contra a Covid-19 da primeira dose dos profissionais ligados a educação básica e superior, nos estados e no Distrito Federal, atingiu praticamente 100%. Entre os vacinados, estão professores, diretores e todos os funcionários que trabalham para o funcionamento das escolas e universidades.
Em outubro do ano passado, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, havia solicitado a inclusão dos trabalhadores da educação no grupo prioritário, a fim de garantir o retorno ao presencial de forma segura.
Na última terça-feira (20), o ministro Milton defendeu, durante pronunciamento em rede nacional, o retorno ao presencial. Ele afirmou que a medida não pode mais ser adiada. “Quero conclamá-los ao retorno às aulas presenciais. O Brasil não pode continuar com as escolas fechadas, gerando impactos negativos nesta e nas futuras gerações”, afirmou.
De acordo com Ribeiro, estudos de organismos internacionais indicam que o fechamento das escolas, por períodos longos, pode provocar consequências graves, como perda de aprendizagem e aumento do abandono escolar.
A vacinação desse grupo prioritário, já soma mais de 3,2 milhões de profissionais da educação básica vacinados, com a primeira dose, e mais de 518 mil com esquema vacinal completo ou vacina de dose única. Entre os profissionais da educação superior, mais de 340 mil já tomaram uma dose e mais de 30 mil estão imunizados com as duas doses ou com a única. Os dados são da plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.
Volta às aulas
Conforme explicado pelo ministro Milton Ribeiro, durante o pronunciamento, a decisão sobre o fechamento e abertura das escolas não é do governo federal e dever obedecer às restrições sanitárias de cada localidade, tanto nas instituições de ensino básico, quanto nas de superior. Considerando a heterogeneidade do comportamento da pandemia no país.
O Ministério da Educação já investiu mais de R$ 1,7 bilhão para o enfrentamento da covid-19 no setor, criou um protocolo de biossegurança e, ainda, garantiu que o planejamento de cada unidade e o retorno das atividades presenciais tenha auxílio do MEC.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.