Pular para o conteúdo principal

Museu da Indústria registra público recorde em 2021; ciclofaixa é instalada na frente do equipamento

 




Um dos poucos museus em Fortaleza em funcionamento normal, após a liberação o Decreto Estadual respeitando o limite de ocupação, o Museu da Indústria, equipamento gerido pelo SESI Ceará, comemora a boa visitação em julho com público recorde do ano. Com mais de 700 visitas esse mês, o crescimento foi de 75% em relação a junho deste ano.  


A coordenadora do Museu da Indústria, Patrícia Xavier, acredita que as férias escolares e ser um dos poucos espaços abertos na Capital, além de outros fatores, contribuíram para esse fluxo. “A visitação está bem acima do esperado, com mais frequência espontânea entre quinta-feira e domingo. Temos feito um trabalho intenso nas redes sociais”, comemora.  


Outra novidade foi a instalação da ciclofaixa para bicicletas na frente do equipamento que promove a acessibilidade de quem gosta de se exercitar e utiliza esse meio de transporte. Além das visitas presenciais espontâneas, o Museu permanece realizando o agendamento para grupos e a visita virtual.


Impressões


A turista paraense Arlete de Oliveira Barbosa, 69 anos, aposentada, esteve essa semana no Museu da Indústria acompanhada da filha Arleane de Oliveira e da colega de trabalho Paula. Quando a filha comentou que viria a Fortaleza quis viajar também. “A Paula que nos incentivou a visitar espaços culturais. Fomos no Museu da Escrita, que eu nem sabia que existia, e, agora, estamos conhecendo o Museu da Indústria, que também não conhecia”, declarou.


Segundo Arlete, tanto a surpresa com que viu nas instalações, como o conhecimento adquirido foram muito bons. “Aprendi como se retira a cera da Carnaúba, pois eu achava que era de um caroço e não da folha. Eu não sabia dessas informações e nunca tinha imaginado como era o processo”, relatou a aposentada. 


Em outra data, o museu também foi visitado por mais um paraense, da Capital Belém do Pará, o farmacêutico Walmir Nahum Moraes, 37 anos, que estava viajando a turismo com seu companheiro Thiago. “Já conhecia Fortaleza, mas ainda não tinha visitado as partes históricas. Estávamos no Theatro José de Alencar e tivemos uma indicação para visitar o Museu da Indústria”, contou.


O que despertou seu interesse foi a Carnaúba, pois tinha ouvido falar superficialmente pelos guias de passeios das praias. “Com a visita pudemos expandir o conhecimento a respeito dessa árvore e saber da sua história. Além de conhecer um pouco mais a respeito do processo que envolve na extração”, disse. 


Sobre o Museu

O Museu da Indústria possui uma configuração contemporânea de espaço cultural, promovendo atividades de produção, divulgação e recepção de conteúdos ligados à história da indústria e seu futuro e economia criativa. Dialoga com seus visitantes ressaltando a importância dos processos industriais no dia a dia das pessoas e suas relações com o trabalho, a inovação tecnológica, a sustentabilidade, o design, a moda, a arquitetura e a história.


Localizado no mais importante corredor histórico do Centro de Fortaleza, onde é possível visualizar o Passeio Público, o Forte Nossa Senhora de Assunção, a Santa Casa de Misericórdia, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Catedral, o Museu da Indústria se constitui como importante equipamento cultural, aberto ao público, oferecendo exposições que relacionam a indústria ao cotidiano das pessoas. A edificação possui mais de 2 mil metros quadrados de área disponível, distribuídos em espaços diversos, voltados para ações museológicas e culturais em geral.


Exposição Carnaúba - Árvore da Vida!


A mostra conta a história da planta e o seu papel no desenvolvimento do Ceará desde a década de 1940. A exposição conta em painéis de imagens, textos, expositores e maquetes a importância da carnaúba para o estado. A exposição, copatrocinada pela SC Johnson, passeia por aspectos botânicos, geográficos e de história para valorizar a carnaúba como símbolo do estado e fortalecer o sentimento de pertence dos cearenses com seu patrimônio histórico e natural. A exposição, ainda, traz aspectos biológicos, o beneficiamento da planta, o processo de transformação do pó em cera, os instrumentos utilizados, as tonalidades, o valor econômico e os cearenses que se destacaram neste setor.


Serviço

Museu da Indústria 

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos das 9h às 13h

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 - Centro, Fortaleza – CE

Entrada gratuita

Mais informações e agendamento de visitas: (85) 3201-3901


Mais informações à imprensa:

Carol Kossling

mckossling@sfiec.org.br

16 99334-4762

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!