Pular para o conteúdo principal

Restauração do Mercadão é entregue na semana do aniversário de SP Local abriga 256 boxes e recebe 30 mil pessoas nos fins de semana

  Na semana de aniversário de São Paulo, a prefeitura entregou a revitalização do edifício do Mercado Municipal Paulistano (foto), conhecido como Mercadão. Inaugurado em 1933, o espaço passou por intervenções para restauração completa da fachada e dos anexos, instalação de pilares e pendentes, troca do piso e substituição de telhas, além da integração de novas tecnologias para segurança. Atualmente, o Mercadão recebe, em média, 10 a 12 mil visitantes nos dias úteis e 20 a 30 mil nos fins de semana, sendo um dos principais pontos turísticos e culturais de São Paulo. Os dados são da prefeitura. Com uma área total de 22.147 m², sendo 18.601 m² construídos, o Mercadão abriga 256 boxes, que incluem empórios, açougues, peixarias e restaurantes. Localizado em frente, o Mercado Kinjo Yamato, que também é municipal, está ainda em fase de restauração com previsão de conclusão até agosto deste ano. O local conta com 109 boxes e barracas, totalizando 365 pontos de comércio entre os dois mercad...

Museu da Indústria registra público recorde em 2021; ciclofaixa é instalada na frente do equipamento

 




Um dos poucos museus em Fortaleza em funcionamento normal, após a liberação o Decreto Estadual respeitando o limite de ocupação, o Museu da Indústria, equipamento gerido pelo SESI Ceará, comemora a boa visitação em julho com público recorde do ano. Com mais de 700 visitas esse mês, o crescimento foi de 75% em relação a junho deste ano.  


A coordenadora do Museu da Indústria, Patrícia Xavier, acredita que as férias escolares e ser um dos poucos espaços abertos na Capital, além de outros fatores, contribuíram para esse fluxo. “A visitação está bem acima do esperado, com mais frequência espontânea entre quinta-feira e domingo. Temos feito um trabalho intenso nas redes sociais”, comemora.  


Outra novidade foi a instalação da ciclofaixa para bicicletas na frente do equipamento que promove a acessibilidade de quem gosta de se exercitar e utiliza esse meio de transporte. Além das visitas presenciais espontâneas, o Museu permanece realizando o agendamento para grupos e a visita virtual.


Impressões


A turista paraense Arlete de Oliveira Barbosa, 69 anos, aposentada, esteve essa semana no Museu da Indústria acompanhada da filha Arleane de Oliveira e da colega de trabalho Paula. Quando a filha comentou que viria a Fortaleza quis viajar também. “A Paula que nos incentivou a visitar espaços culturais. Fomos no Museu da Escrita, que eu nem sabia que existia, e, agora, estamos conhecendo o Museu da Indústria, que também não conhecia”, declarou.


Segundo Arlete, tanto a surpresa com que viu nas instalações, como o conhecimento adquirido foram muito bons. “Aprendi como se retira a cera da Carnaúba, pois eu achava que era de um caroço e não da folha. Eu não sabia dessas informações e nunca tinha imaginado como era o processo”, relatou a aposentada. 


Em outra data, o museu também foi visitado por mais um paraense, da Capital Belém do Pará, o farmacêutico Walmir Nahum Moraes, 37 anos, que estava viajando a turismo com seu companheiro Thiago. “Já conhecia Fortaleza, mas ainda não tinha visitado as partes históricas. Estávamos no Theatro José de Alencar e tivemos uma indicação para visitar o Museu da Indústria”, contou.


O que despertou seu interesse foi a Carnaúba, pois tinha ouvido falar superficialmente pelos guias de passeios das praias. “Com a visita pudemos expandir o conhecimento a respeito dessa árvore e saber da sua história. Além de conhecer um pouco mais a respeito do processo que envolve na extração”, disse. 


Sobre o Museu

O Museu da Indústria possui uma configuração contemporânea de espaço cultural, promovendo atividades de produção, divulgação e recepção de conteúdos ligados à história da indústria e seu futuro e economia criativa. Dialoga com seus visitantes ressaltando a importância dos processos industriais no dia a dia das pessoas e suas relações com o trabalho, a inovação tecnológica, a sustentabilidade, o design, a moda, a arquitetura e a história.


Localizado no mais importante corredor histórico do Centro de Fortaleza, onde é possível visualizar o Passeio Público, o Forte Nossa Senhora de Assunção, a Santa Casa de Misericórdia, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Catedral, o Museu da Indústria se constitui como importante equipamento cultural, aberto ao público, oferecendo exposições que relacionam a indústria ao cotidiano das pessoas. A edificação possui mais de 2 mil metros quadrados de área disponível, distribuídos em espaços diversos, voltados para ações museológicas e culturais em geral.


Exposição Carnaúba - Árvore da Vida!


A mostra conta a história da planta e o seu papel no desenvolvimento do Ceará desde a década de 1940. A exposição conta em painéis de imagens, textos, expositores e maquetes a importância da carnaúba para o estado. A exposição, copatrocinada pela SC Johnson, passeia por aspectos botânicos, geográficos e de história para valorizar a carnaúba como símbolo do estado e fortalecer o sentimento de pertence dos cearenses com seu patrimônio histórico e natural. A exposição, ainda, traz aspectos biológicos, o beneficiamento da planta, o processo de transformação do pó em cera, os instrumentos utilizados, as tonalidades, o valor econômico e os cearenses que se destacaram neste setor.


Serviço

Museu da Indústria 

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos das 9h às 13h

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143 - Centro, Fortaleza – CE

Entrada gratuita

Mais informações e agendamento de visitas: (85) 3201-3901


Mais informações à imprensa:

Carol Kossling

mckossling@sfiec.org.br

16 99334-4762

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.