Pular para o conteúdo principal

“O Ceará tem potencial muito grande na geração de energia renovável”, destaca o superintendente da Semace Carlos Alberto Mendes durante apresentação em fórum nacional eólico

 Avançamos muito com o processo de evolução digital no licenciamento ambiental e com uma nova resolução que simplifica processos no setor de energia do Estado”, enfatizou o superintende Estadual do Meio Ambiente (Semace) Carlos Alberto Mendes ao iniciar sua apresentação durante o 13º Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos. Ocorrido nesta quinta-feira (29), em formato online, o evento discutiu os principais aspectos regulatórios e econômicos do setor eólico.


Na oportunidade, o titular da Semace discorreu sobre aspectos do licenciamento ambiental realizados pela Superintendência, bem como a desenvoltura do Estado do Ceará em prol do desenvolvimento de energia eólica. “Somos pioneiros em energia renovável, sobretudo em energia eólica, além de líderes nacionais em produção industrial com 28% de geração distribuída na região Nordeste, e com três grandes fabricantes do mercado mundial”, destacou Carlos.


A exemplo disso, o gestor citou a geração industrial de pás eólicas do Complexo Portuário do Pecém, que são exportadas para os Estados Unidos e Europa, e que mais emprega na região, ultrapassando a Siderúrgica, inclusive. “De fato, é um mercado muito crescente desse insumo”, disse Mendes.


Hoje, o Estado opera com mais de 3 mil MW de geração eólica e solar em operação e construção. “Temos um potencial muito grande a ser explorado e contamos muito com incentivos fiscais da cadeia produtiva. Nosso litoral tem um diferencial, porque temos uma profundidade de até 20 metros, que, comparado a outros países que desenvolvem energia eólica com profundidade bem maior, temos essa facilidade que ajuda a reduzir o custo da implantação”, observou Carlos.


No contexto de licenciamento ambiental, Mendes abordou sobre a implantação da Resolução Coema Nº 07/2018, piloto para uma legislação mais ampla, e que, aliada à preocupação com o meio ambiente, visa desburocratizar processos. Ou seja, tanto no âmbito para o segmento de energia eólica como para demais segmentos, “o processo não é trifásico, e sim bifásico, no qual você tem a licença prévia e as licenças de operação e de instalação que são emitidas conjuntamente”, informou o superintendente.


Alberto também explanou sobre exigências na cobrança dos estudos de impactos ambientais e seus respectivos relatórios (EIAs/Rimas) no contexto do segmento eólico, destacando ainda, aspectos da Resolução Conama, que adverte sobre: áreas sensíveis como o caso de dunas, manguezais, Mata Atlântica com estágio de vegetação primário e secundário avançado, dentre outros.


Por fim, o titular da Semace falou sobre a evolução das licenças emitidas pela autarquia. “Tivemos um boom entre 2009 até 2011, passamos de 132 licenças emitidas para 202, e isso muito vinculado aos leilões que tinham na época.


No ano anterior, o órgão emitiu 38 licenças. Nesse ano, até o presente momento, a Semace contabiliza 17 licenças emitidas para o setor de energia eólica. “O que temos percebidos é que agora são grandes projetos que estão sendo licenciados. Não é mais projetos de 60MW ou de 400MW, mas sim estamos falando de gigas, com empreendimentos híbridos, solares e eólicos. Há um potencial muito grande na geração de energia renovável em nosso Estado”, concluiu Carlos Aberto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!