Pular para o conteúdo principal

PROJETO IRRADIADORES DE CULTURA PROMOVE AÇÕES CULTURAIS NOS CAPS DE FORTALEZA

 A pandemia da Covid-19 obrigou a todos o isolamento social como medida de prevenção para conter o avanço e contágio também causou mudanças nas relações sociais, acarretando e multiplicando casos de ansiedade, depressão, suicídio, uso abusivo de álcool e outras drogas. Para minimizar os efeitos da pandemia, a Fundação Silvestre Gomes, não parou e teve que se reinventar para encontrar alternativas para minimizar o sofrimento, e oferecer suporte às pessoas para lidarem com os novos desafios. Uma rede de oportunidades de criação, expressão e fruição artística, foi a solução encontrada pela instituição dando origem ao projeto Irradiadores de Cultura em Rede de Arte e Afeto. O projeto segue suas ações levando arte e cultura aos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) de Fortaleza por meio do Circuito Irradiadores da Cultura em Rede de Arte e Afeto até o dia 17 de agosto.

Na programação, os Circuitos de: Contação de Histórias, Rodas de Poesia e apresentações dos Espetáculos: “Canta Lá do Mar”, com o Grupo Gesto – Grupo de Experimentação e Socialização em Teatro do Oprimido, e, “Doido é Seu Preconceito”, com o Grupo “Delírio Sonoro”. Os espetáculos são protagonizados por coletivos surgidos na Fundação Silvestre Gomes, os quais reúnem jovens educadores da Fundação e usuários dos CAPS. Os Circuitos contarão ainda com artistas convidados nas rodas de contação de história e rodas de poesia. Em paralelo a programação nos CAPS, oficinas, ensaios e ações terapêuticas ocorrerão na sede da Fundação durante todo o mês. As atividades cumprem todos os protocolos de segurança sanitária de prevenção e combate à pandemia.

Desde 2007, ano da criação do Bloco “Doido é Tu”, a Fundação Silvestre Gomes mantém  parceria com os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) de Fortaleza gerando novas experiências no cuidado e promoção de saúde mental tendo a cultura, a arte e o afeto na centralidade de suas ações.

 

CIRCUITO EM QUIXADÁ

O projeto Circuito Irradiadores da Cultura em Rede de Arte e Afeto também alcança o interior do Ceará, quando realizará de 13 a 20 de agosto, oficina de mídias sociais e no  dia 14 de agosto, às 9h, na Associação São Pedro, na localidade de Sabonete,  distrito de Custódio, em Quixadá,  inaugura o laboratório de informática.

O projeto Circuito Irradiadores da Cultura em Rede de Arte e Afeto foi contemplado com o edital PRÊMIO FOMENTO DE CULTURA E ARTE DO CEARÁ  da Lei Aldir Blanc da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

 

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SILVESTRE GOMES - Criada em 20 de agosto de 1999 por um grupo de moradores do bairro do Rodolfo Teófilo com o propósito de desenvolver ações educativas, sociais, esportivas e culturais, tem como missão melhorar a vida em comunidade estimulando as expressões e os processos criativos individuais e coletivos, de modo a promover novas formas de e relações de respeito ao meio ambiente e de solidariedade entre as pessoas. Com trabalho em diversos bairros de Fortaleza em parceria com outras organizações locais, busca fortalecer grupos e movimentos comunitários. Hoje, as principais ações da Fundesg na área de cultura são, teatro, com o grupo Gesto, cultura popular e música com o Bloco Doido é Tu, meio ambiente e artesanato com o grupo Nuances, entre outros.

 

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SILVESTRE GOMES

Rua Frei Marcelino, 1511 – Rodolfo Teófilo

Informações:  (85) 98746 3924

Instagram @fundacaosilvestregomesoficial

Facebook: Fundação Silvestre Gomes

Site: www.fundacaosilvestregomes.ong.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!