Pular para o conteúdo principal

PROJETO IRRADIADORES DE CULTURA PROMOVE AÇÕES CULTURAIS NOS CAPS DE FORTALEZA

 A pandemia da Covid-19 obrigou a todos o isolamento social como medida de prevenção para conter o avanço e contágio também causou mudanças nas relações sociais, acarretando e multiplicando casos de ansiedade, depressão, suicídio, uso abusivo de álcool e outras drogas. Para minimizar os efeitos da pandemia, a Fundação Silvestre Gomes, não parou e teve que se reinventar para encontrar alternativas para minimizar o sofrimento, e oferecer suporte às pessoas para lidarem com os novos desafios. Uma rede de oportunidades de criação, expressão e fruição artística, foi a solução encontrada pela instituição dando origem ao projeto Irradiadores de Cultura em Rede de Arte e Afeto. O projeto segue suas ações levando arte e cultura aos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) de Fortaleza por meio do Circuito Irradiadores da Cultura em Rede de Arte e Afeto até o dia 17 de agosto.

Na programação, os Circuitos de: Contação de Histórias, Rodas de Poesia e apresentações dos Espetáculos: “Canta Lá do Mar”, com o Grupo Gesto – Grupo de Experimentação e Socialização em Teatro do Oprimido, e, “Doido é Seu Preconceito”, com o Grupo “Delírio Sonoro”. Os espetáculos são protagonizados por coletivos surgidos na Fundação Silvestre Gomes, os quais reúnem jovens educadores da Fundação e usuários dos CAPS. Os Circuitos contarão ainda com artistas convidados nas rodas de contação de história e rodas de poesia. Em paralelo a programação nos CAPS, oficinas, ensaios e ações terapêuticas ocorrerão na sede da Fundação durante todo o mês. As atividades cumprem todos os protocolos de segurança sanitária de prevenção e combate à pandemia.

Desde 2007, ano da criação do Bloco “Doido é Tu”, a Fundação Silvestre Gomes mantém  parceria com os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) de Fortaleza gerando novas experiências no cuidado e promoção de saúde mental tendo a cultura, a arte e o afeto na centralidade de suas ações.

 

CIRCUITO EM QUIXADÁ

O projeto Circuito Irradiadores da Cultura em Rede de Arte e Afeto também alcança o interior do Ceará, quando realizará de 13 a 20 de agosto, oficina de mídias sociais e no  dia 14 de agosto, às 9h, na Associação São Pedro, na localidade de Sabonete,  distrito de Custódio, em Quixadá,  inaugura o laboratório de informática.

O projeto Circuito Irradiadores da Cultura em Rede de Arte e Afeto foi contemplado com o edital PRÊMIO FOMENTO DE CULTURA E ARTE DO CEARÁ  da Lei Aldir Blanc da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

 

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SILVESTRE GOMES - Criada em 20 de agosto de 1999 por um grupo de moradores do bairro do Rodolfo Teófilo com o propósito de desenvolver ações educativas, sociais, esportivas e culturais, tem como missão melhorar a vida em comunidade estimulando as expressões e os processos criativos individuais e coletivos, de modo a promover novas formas de e relações de respeito ao meio ambiente e de solidariedade entre as pessoas. Com trabalho em diversos bairros de Fortaleza em parceria com outras organizações locais, busca fortalecer grupos e movimentos comunitários. Hoje, as principais ações da Fundesg na área de cultura são, teatro, com o grupo Gesto, cultura popular e música com o Bloco Doido é Tu, meio ambiente e artesanato com o grupo Nuances, entre outros.

 

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SILVESTRE GOMES

Rua Frei Marcelino, 1511 – Rodolfo Teófilo

Informações:  (85) 98746 3924

Instagram @fundacaosilvestregomesoficial

Facebook: Fundação Silvestre Gomes

Site: www.fundacaosilvestregomes.ong.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!