Pular para o conteúdo principal

Opinião Artigo - A questão da segurança pública em Fortaleza: o caso IJF

  Artigo -  A questão da segurança pública em Fortaleza: o caso IJF O incidente ocorrido no dia 23 de abril no Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza – Ceará, onde um servidor municipal foi morto e decapitado por um ex-funcionário ganhou as páginas dos noticiários e inundou as redes sociais nos últimos dias.  O incidente já fora esclarecido: crime passional. A vítima supostamente teria um enlace matrimonial com a ex-companheira do acusado. Tratou-se de um incidente bárbaro, premeditado, com requintes de violência e crueldade, trazendo um debate sobre a questão da segurança dos servidores e usuários do “Zé Frota”. Por se tratar de um hospital de referência em traumas e fraturas, não faz diferença no atendimento tanto faz ser pobre, rico ou classe média todo mundo é atendido. Entretanto, o público maior é de pessoas menos favorecidas, sem acesso a renda e proteção social.   No dia 30 de junho de 2023 sofri um acidente de bicicleta numa ciclovia na Praia de Iracema. Tive uma lesão na ca

Territórios da Leitura transforma mais duas bibliotecas no interior do Ceará

No dia 29 de julho duas bibliotecas de escolas públicas de Itapipoca serão entregues revitalizadas por este projeto de incentivo ao livro e à leitura em escolas públicas.

Criar e revitalizar bibliotecas de escolas públicas, com novas cores, mobiliários, equipamentos eletrônicos, jogos e novos livros. A partir daí, oferecer um território fértil para cultivar leitores capazes de fazer leituras sábias do mundo e transformar realidades. Esse é o objetivo do Territórios da Leitura, projeto que visa a democratização do acesso à leitura aliada a uma proposta de formação de leitores.

Territórios da Leitura foi lançado em 2020, um ano atípico por causa do início da pandemia de Covid-19. Mesmo assim, beneficiou o município de Maranguape, no Ceará, entregando uma biblioteca escolar de alto padrão na Escola Municipal Deputado Manoel Rodrigues, além de atividades formativas para educandos e educadores.

Este ano, o projeto chega a Itapipoca. O município cearense ganhará duas bibliotecas escolares revitalizadas, oficinas literárias para crianças e adolescentes e formação para professores. As escolas públicas contempladas estão localizadas em comunidades de vulnerabilidade social: a Escola Dr. Péricles Fernandes Teixeira (1º ao 5º ano), no bairro Nova Aldeota, e a Escola Monsenhor Antônio Tabosa Braga (6º a 9º ano), no bairro Cruzeiro.

Os novos espaços de leitura serão inaugurados no dia 29 de julho, deixando o terreno fértil para leitura no retorno às aulas. Além de cores novas, a revitalização das duas bibliotecas somam, ao todo, mais de 500 novos livros (prevendo títulos em braile e audiobooks), 40 jogos educativos, 7 computadores, mesas de leitura, cadeiras, pufes e móveis planejados. Cada biblioteca recebeu também um aparelho de ar-condicionado e uma smart tv. A proposta é que cada um desses espaços seja um ponto de conhecimento, encontro, afetos e construções de vínculos a partir do livro.

O corpo docente dessas escolas está recebendo oficinas e consultoria pedagógica na área da leitura e literatura até novembro. Eles participaram do seminário virtual do projeto sobre leitura, escrita e literatura na educação básica, realizado no canal da Invento Produções Culturais no YouTube entre 28 de junho e 2 de julho, que beneficiou mais de 1.500 educadores de todo o Brasil.

Ainda como atividade formativa, os alunos dessas escolas poderão participar de oficinas, contações de histórias, tertúlias e clubes literários de agosto a novembro, no intuito de melhorar suas proficiências em leitura e fortalecer suas habilidades de escrita e de argumentação.

O Territórios da Leitura é uma realização da Invento Produções Culturais, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio do Grupo Dass e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com a parceria da Secretaria de Educação de Itapipoca, BG Soluções Sociais e Instituto Seara.

O INÍCIO DO PROJETO EM MARANGUAPE

A primeira biblioteca revitalizada pelo projeto Territórios da Leitura foi da Escola Deputado Manoel Rodrigues, em Maranguape. Além da transformação, foram realizadas atividades online de formação para estudantes e professores.

Os alunos da escola foram incentivados à prática da leitura em oficinas e contações de histórias. Os educadores da instituição participaram de oficinas e receberam consultoria exclusiva. Além disso, o projeto realizou um seminário para todo o Brasil, que teve a participação de mais de 2 mil inscritos e o alcance superior a 3 mil visualizações. Com estas atividades de formação o projeto cumpriu com o objetivo de desenvolver práticas de leitura para educandos e educadores de Redes de Educação Básica Municipais.

“Realizamos uma pesquisa no final do projeto em Maranguape. Alcançamos 99% de avaliação positiva dos educadores”, diz Emídio Sanderson, diretor do projeto Território de Leituras. A pesquisa revelou também que 90% dos alunos afirmaram a pretensão de frequentar a nova biblioteca. “O que pretendemos é cultivar leitores em escolas públicas por meio de bibliotecas, pois elas são consideradas a principal porta de entrada da criança e do jovem na leitura”, explica Emídio. “No Brasil, 44% da população não tem o hábito de ler e 66% não frequenta bibliotecas. Nosso objetivo é mudar esses números, democratizando o acesso ao livro e à leitura e, com isso, estimular o hábito da leitura como um meio de emancipação social”, diz.

 

Saiba mais: https://territoriosdaleitura.com.br/#

Facebook: https://www.facebook.com/territoriosdaleitura/

Instagram: https://www.instagram.com/territoriosdaleitura/

Youtube (playlist do seminário):

https://youtube.com/playlist?list=PLzf5Dy2t5k00n9btYOxsNvE834157i0t4

YouTube (registro da biblioteca em Maranguape):

https://www.youtube.com/watch?v=5PHfFr309LE&t=50s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.