Pular para o conteúdo principal

Brasil recebeu em 2025 quase 10 milhões de turistas estrangeiros Número é 37% maior que em 2024, ano que tinha recorde anterior

  Em 2025, o Brasil registrou o melhor momento no turismo internacional, com 9.287.196 chegadas de turistas estrangeiros.  O resultado representa aumento de 37,1% em relação a 2024, ano que, até então, detinha o recorde histórico, com cerca de 6,7 milhões de visitantes internacionais. Além de superar o desempenho do ano anterior, o país também ultrapassou, a meta prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024–2027. A expectativa para 2025 era alcançar 6,9 milhões de chegadas internacionais, número que foi superado em 34,6%. Em dezembro de 2025, o Brasil registrou um crescimento de 11% na entrada de turistas internacionais, em comparação com o mesmo período de 2024. Ao todo, 896.488 visitantes estrangeiros desembarcaram em destinos nacionais, cerca de 90 mil a mais do que no mesmo mês do ano anterior. O resultado consolidou dezembro como o quarto melhor mês do ano em volume de chegadas internacionais, atrás de janeiro, fevereiro e março. Destino De acordo com o...

UECE garante uso do nome social para estudantes e servidores transgênero

 Maria, José, Lúcia e João não são apenas nomes, são a identidade de quem os carrega. Respeitar essa identidade é um passo importante para garantir a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida. Por isso, desde 2015, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) tornou possível o uso do nome social nos registros acadêmicos e funcionais, o que vem contribuindo para promover a inclusão de estudantes e servidores transgênero. Uma das beneficiadas com a medida é a estudante Maria Isabel Rocha de Castro, a Mabel.

"O meu nome social representa a minha identidade, quem eu sou, a minha trajetória, inclusive a minha trajetória universitária. Eu me percebi uma pessoa trans na universidade. O meu nome social tem a ver com a UECE. O meu nome social representa a minha história, o caminho de dificuldades que eu passei por ser uma travesti. Meu nome social representa essa infinitude de coisas que têm a ver com o meu desbravar do mundo. Eu me chamo Maria Isabel porque em mim se encontram muitas outras Marias. Meu nome social é de fundamental importância para a minha vida. Ter ele respeitado significa ter uma vida um pouco mais vivível frente às dificuldades, aos afrontamentos que eu vivo", conta a estudante do curso de Serviço Social.

Para ela, a possibilidade de usar o nome social é um passo importante rumo à equidade social e à construção de uma universidade e de uma sociedade mais igualitária. "A iniciativa do nome social significa o respeito à diferença, o respeito à diversidade e um passo à frente na luta pela redução das desigualdades sociais no Estado. Quando a universidade aponta esse caminho de possibilitar o uso do nome social, ela proporciona para a sociedade um local que abre as suas portas para receber os filhos do proletariado, cria condições para que essa população permaneça na universidade e promove iniciativas importantes para a equidade social", diz Mabel.

Assim como Mabel, muitos estudantes e servidores da UECE passaram a usar seus nomes sociais e a vivenciar de forma mais plena as suas identidades, o que "expressa o caráter democrático da Universidade e a atitude de respeito e acolhimento à diversidade de seus estudantes", avalia a pró-reitora de Graduação da UECE, professora Mazza Maciel. "O uso do nome social é uma das conquistas da luta por direitos da comunidade LGBTQIA+ e representa, para eles e elas, a possibilidade de afirmação de suas identidades.  Do ponto de vista subjetivo, a possibilidade de ser tratado/a pelo nome social no ambiente acadêmico, independentemente do que consta no registro civil, evita a exposição e o constrangimento desnecessários das pessoas transgênero", acrescenta a pró-reitora.

Como solicitar

O processo para a solicitação do nome social nos registros acadêmicos e funcionais é simples. No caso do corpo discente, a pró-reitora de graduação explica que o/a aluno/a deve enviar um ofício para a diretora do Departamento de Ensino e Graduação (DEG), cujo contato é jane.guedes@uece.br, solicitando a colocação do seu nome social no diário online.

"Lembrando que esse procedimento é válido apenas para o uso do nome social no diário online. Caso o estudante pretenda usar o nome social também no diploma, ele deverá alterar o nome civil nos seus documentos", esclarece a professora Mazza Maciel.

Para os/as servidores/as que querem utilizar o nome social nos registros funcionais, o processo é ainda mais simples. Segundo o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), Paulo Marcelo Farias Moreira, basta abrir o processo com o requerimento para a utilização do nome social, o que pode ser feito com um pedido escrito à mão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.