Pular para o conteúdo principal

Polícia Militar prende suspeito de roubo a estabelecimento comercial no Antônio Bezerra

  Um homem, de 43 anos, foi preso em flagrante suspeito de roubar um estabelecimento comercial. Na ocasião, 24 caixas de medicamentos foram apreendidas. A ação foi realizada pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), e ocorreu nessa quarta-feira (17), no bairro Antônio Bezerra – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza.  Uma composição do BPRE foi acionada após uma ocorrência de roubo ter sido registrada em uma farmácia da região. Ao chegar ao estabelecimento, os policiais verificaram que o segurança do local conseguiu interceptar o suspeito.  O indivíduo, que já conta com antecedentes criminais por furto, foi conduzido para o 10° Distrito Policial (DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado por roubo. Ele já encontra-se à disposição da Justiça.   Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE.

UECE garante uso do nome social para estudantes e servidores transgênero

 Maria, José, Lúcia e João não são apenas nomes, são a identidade de quem os carrega. Respeitar essa identidade é um passo importante para garantir a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida. Por isso, desde 2015, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) tornou possível o uso do nome social nos registros acadêmicos e funcionais, o que vem contribuindo para promover a inclusão de estudantes e servidores transgênero. Uma das beneficiadas com a medida é a estudante Maria Isabel Rocha de Castro, a Mabel.

"O meu nome social representa a minha identidade, quem eu sou, a minha trajetória, inclusive a minha trajetória universitária. Eu me percebi uma pessoa trans na universidade. O meu nome social tem a ver com a UECE. O meu nome social representa a minha história, o caminho de dificuldades que eu passei por ser uma travesti. Meu nome social representa essa infinitude de coisas que têm a ver com o meu desbravar do mundo. Eu me chamo Maria Isabel porque em mim se encontram muitas outras Marias. Meu nome social é de fundamental importância para a minha vida. Ter ele respeitado significa ter uma vida um pouco mais vivível frente às dificuldades, aos afrontamentos que eu vivo", conta a estudante do curso de Serviço Social.

Para ela, a possibilidade de usar o nome social é um passo importante rumo à equidade social e à construção de uma universidade e de uma sociedade mais igualitária. "A iniciativa do nome social significa o respeito à diferença, o respeito à diversidade e um passo à frente na luta pela redução das desigualdades sociais no Estado. Quando a universidade aponta esse caminho de possibilitar o uso do nome social, ela proporciona para a sociedade um local que abre as suas portas para receber os filhos do proletariado, cria condições para que essa população permaneça na universidade e promove iniciativas importantes para a equidade social", diz Mabel.

Assim como Mabel, muitos estudantes e servidores da UECE passaram a usar seus nomes sociais e a vivenciar de forma mais plena as suas identidades, o que "expressa o caráter democrático da Universidade e a atitude de respeito e acolhimento à diversidade de seus estudantes", avalia a pró-reitora de Graduação da UECE, professora Mazza Maciel. "O uso do nome social é uma das conquistas da luta por direitos da comunidade LGBTQIA+ e representa, para eles e elas, a possibilidade de afirmação de suas identidades.  Do ponto de vista subjetivo, a possibilidade de ser tratado/a pelo nome social no ambiente acadêmico, independentemente do que consta no registro civil, evita a exposição e o constrangimento desnecessários das pessoas transgênero", acrescenta a pró-reitora.

Como solicitar

O processo para a solicitação do nome social nos registros acadêmicos e funcionais é simples. No caso do corpo discente, a pró-reitora de graduação explica que o/a aluno/a deve enviar um ofício para a diretora do Departamento de Ensino e Graduação (DEG), cujo contato é jane.guedes@uece.br, solicitando a colocação do seu nome social no diário online.

"Lembrando que esse procedimento é válido apenas para o uso do nome social no diário online. Caso o estudante pretenda usar o nome social também no diploma, ele deverá alterar o nome civil nos seus documentos", esclarece a professora Mazza Maciel.

Para os/as servidores/as que querem utilizar o nome social nos registros funcionais, o processo é ainda mais simples. Segundo o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), Paulo Marcelo Farias Moreira, basta abrir o processo com o requerimento para a utilização do nome social, o que pode ser feito com um pedido escrito à mão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.