Pular para o conteúdo principal

Plano Nacional de Cultura vai orientar políticas nos próximos 10 anos Para presidente, cultura do país deve ser revolucionária

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (17), que o novo Plano Nacional de Cultura (PNC) quer criar as condições para que as comunidades explorem o potencial cultural que têm. Para ele, a cultura do país deve ser revolucionária, feita com participação social e não determinada por eixos comercias. Uma cerimônia no Palácio do Planalto marcou o envio do novo PNC para análise do Congresso Nacional. Elaborado pelo Ministério da Cultura (MinC), o plano vai orientar as políticas culturais do país pelos próximos 10 anos. Segundo Lula, o plano quer transformar a cultura em movimento efetivamente de base, popular. “Ao invés de ter aquelas coisas muito encalacradas, muito fechadas, aquelas redomas onde tudo funciona certinho, a gente ter uma espécie de guerrilha democrática cultural nesse país, aonde as pessoas precisam ter a liberdade de fazer e de provocar que os outros façam acontecer a cultura”, disse Lula. O evento contou com a presença de cerca de 600 ...

Vale Gás Social será transformado em política pública permanente; famílias receberão benefício três vezes ao ano

 

Após aprovada pela Assembleia Legislativa, medida vai beneficiar famílias cearenses em situação de vulnerabilidade social

Em live semanal nas redes sociais, o governador Camilo Santana assinou, nesta terça-feira (24), um projeto de lei que transforma o Vale Gás Social em política pública permanente. O benefício foi criado pelo Governo do Ceará no início da pandemia da Covid-19 para apoiar famílias cearenses em situação de vulnerabilidade social. A mensagem segue para aprovação na Assembleia Legislativa do Ceará.

De acordo com o governador, cerca de 500 mil botijões de gás foram entregues às famílias beneficiadas em dois anos de projeto. “Tem pessoas que não estão mais conseguindo comprar o botijão de gás, usando fogão a lenha, criando riscos dentro de casa. Estou ampliando um programa rural, do fogão ecológico, mais uma ação importante para fortalecer essas famílias na área rural do Estado. E estamos transformando o Vale Gás em uma política permanente. Vamos possibilitar atender três vezes por ano as famílias cearenses de baixa renda”, justificou Camilo Santana.

Outro anúncio feito pelo gestor foi a autorização de quase R$ 38 milhões em pagamento de promoções para professores da rede estadual de ensino. O valor será creditado no contracheque de setembro.

Camilo Santana aproveitou para explicar que a decisão de aumentar o preço da gasolina não é responsabilidade dos governadores, mas do Governo Federal e da Petrobras. “Nós não fizemos nenhum aumento, aliás, nós subsidiamos o óleo diesel para o transporte público. Nós reduzimos em mais da metade o ICMS do óleo diesel aqui no Ceará, e não aumentamos ao longo dos últimos nenhum percentual”, garantiu.

Vacinação contra Covid-19

O governador confirmou que o início da vacinação contra Covid-19 para pessoas de 12 a 17 anos está previsto para o mês de agosto. Mais de 1 milhão de jovens nesta faixa etária devem ser imunizados no Ceará. O cadastro para a vacinação acontece por meio da plataforma Saúde Digital.

“Estamos estimulando para gente concluir todos os adultos acima de 18 anos, e já iniciaremos esta semana, em alguns municípios, a vacinação entre 12 e 17 anos. Sempre tenho dito que não vou descansar enquanto não vacinarmos todos os nossos irmãos cearenses”.

No Ceará, 7 milhões de doses já foram aplicadas, sendo 4,88 milhões em primeira dose e 2,02 milhões da segunda. Quase 155 mil pessoas receberam a dose única da Janssen. Com isso, o estado já ultrapassou a marca de 51% da população vacinada com, pelo menos, uma dose. Aproximadamente 22% dos cearenses já estão com o processo de imunização concluído.

Para traçar novas estratégias para área da Saúde, o governador esteve reunido nessa segunda-feira (23) com o novo titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Marcos Antônio Gadelha Maia.

Emprego e Renda

Na conversa com a população, o chefe do Executivo estadual comentou que recebeu o presidente do Conselho de Administração da Vicunha Textil S/A, Ricardo Steinbruch, e diretores da companhia, a fim de discutir a implantação de novos empreendimentos e gerar mais empregos no Ceará.

Ao ser questionado sobre a liberação do Ceará Credi para os beneficiários de Iguatu, Camilo Santana informou que o agente de crédito do  programa realizará visitas, na tarde desta terça-feira, para tratar do assunto.

O gestor garantiu que está em andamento a operacionalização do Mais Empregos Ceará, programa que vai gerar 20 mil novas vagas formais. Esse programa prevê que o Governo do Ceará vai pagar metade do salário mínimo vigente para cada novo trabalhador empregado.

Caminhos para o desenvolvimento

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP), continua recuperando quase dois mil quilômetros de estradas estaduais para viabilizar o desenvolvimento em diversas regiões do Ceará.

Para falar sobre a situação dos mais de 8 mil km de rodovias estaduais, a população pode entrar em contato com a SOP por meio do Whatsapp das Estradas: (85) 98404-9800.

Lazer e esporte

Nessa segunda-feira (23), foram entregues mais duas brinquedopraças, beneficiando os municípios de Pacajus e Icapuí. Por meio do Programa Mais Infância Ceará, já são 296 equipamentos entregues para o desenvolvimento infantil, sendo 150 brinquedopraças. A iniciativa fortalece vínculos familiares e comunitários.

Camilo destacou que mais Areninhas também serão entregues a todos os municípios cearenses. “São mais de 300 areninhas, aquelas menores, e para Acopiara serão três”.

Mais destaques

Na live, o governador também falou sobre a inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Lúcia Helena Viana Ribeiro, realizada na quarta-feira (18). A unidade de ensino, localizada em Horizonte, tem capacidade para receber 540 estudantes. “Já são 124 Escolas de Educação Profissionalizante em tempo integral aqui no Ceará”, disse Camilo, explicando que o retorno presencial às aulas na rede estadual está acontecendo de forma gradual.

O Governo do Ceará anunciou, na quinta-feira (19), investimento de R$ 92 milhões para a concessão de 2.054 bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Isso é muito importante. As pessoas às vezes não dão valor, mas é através da ciência e da pesquisa que nós conseguimos desenvolver ferramentas e soluções para os problemas do dia-a-dia da população”, destacou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.