Pular para o conteúdo principal

Exclusivo - Forca Aérea Brasileira desconhece plano de mudança do Fortal para o terreno do Aeroporto de Fortaleza

  Forca Aérea Brasileira desconhece plano de mudança do Fortal para o terreno do Aeroporto de Fortaleza _ FAB afirma que barulho e luzes dos trios não atrapalham as operação das aeronaves_ A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou ao site Ceará é Noticia que o órgão e suas unidades regionais desconhecem esse plano da Fraport de fechar uma parceria a fim de instalar o Fortal em um terreno do Aeroporto perto do terminal de passageiros, terminal de cargas, dos hangares do Ciopaer e da pista do Terminal Pinto Martins. Nesta semana, em coletiva para imprensa, o  Fortal anunciou a novidade de que será em 2024 em um terreno ao lado da pista do Aeroporto.  O site Ceará é Notícia achou estranha essa novidade e lembra que antigamente esse terreno era protegido pela Aeronáutica como área de escape para quaisquer tipos de prevenção para acidentes aéreos. Outra estranheza é de que o evento possui muita iluminação e barulho que podem pot

Maioria dos pedidos de cirurgia é resolvida de forma administrativa pela Defensoria, graças a parceria com Sesa

 A realização das cirurgias de média e alta complexidade diminuíram durante a pandemia da Covid-19, por questões de controle epidemiológico e sanitário. Hoje, no Ceará, 38.651 pessoas estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) por procedimentos cirúrgicos eletivos. O número consta em levantamento feito pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e para combater esta crescente, no último mês de outubro, o governador Camilo Santana (PT) lançou o  Programa Plantão Cirurgia 24h, que visa agilizar o atendimento da demanda represada pela pandemia da Covid-19 de procedimentos cirúrgicos.

A cirurgia eletiva é quando a enfermidade não oferece risco de morte ao paciente e a operação tem a possibilidade de ser programada. A Defensoria Pública Geral do Estado (DPCE) é uma das portas de entrada quando a pessoa não consegue fazer o procedimento diretamente no órgão e recorre à Justiça para judicializar o pedido.

Em Fortaleza, o Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa) da DPCE recebe demandas dessa natureza e, graças a parceria com a Sesa, muitos pedidos estão sendo atendidos de forma administrativa (ou seja: sem a necessidade de aguardar uma decisão judicial). Trata-se do projeto “Defensoria em Ação por mais Saúde”, implementado em 2016 e que dá celeridade aos trâmites extrajudiciais.

Em 2021, até o dia 29 de outubro, o Nudesa recebeu 94 pedidos de pessoas que precisam fazer algum tipo de cirurgia. Desses, 28,72% foram resolvidos de forma administrativa e 13.83% foram judicializados. O restante, 55.32%, estão aguardando resposta dos órgãos ou documentos do assistido para o processo ser concluído.

Em 2020, foram 159 pedidos, com 62.89% resolvidos de forma administrativa e o restante (35.85%) judicializados. Já em 2019, o Nudesa registrou 402 solicitações por cirurgias, dos quais 54,72% foram resolvidos extrajudicialmente e em 44,72% dos casos foi preciso acionar o Poder Judiciário.

“Nosso núcleo vem fazendo um excelente trabalho de acesso aos direitos fundamentais da saúde, com resultados expressivos em resoluções administrativas de demandas como exames, consultas e cirurgias. Tem alguns procedimentos cirúrgicos, como nos casos de doenças oftalmológicas, que realmente não conseguimos resolver extrajudicialmente, como as cirurgias de catarata e de vitrectomia. Além disso, antes da realização da cirurgia, conseguimos também as consultas específicas para essas especialidades”, explica a supervisora do Nudesa, defensora Yamara Lavor.

O aposentado Ivanídio Quinco Pereira, de 68 anos, perdeu a conta do tempo que esperou para ser submetido a uma cirurgia de catarata. Procurou a Defensoria em 29 de abril deste ano e em junho fez o procedimento. “Faz muitos anos, minha filha. Antes de 2015. Foi a minha vizinha que disse que eu procurasse a Defensoria e que se eu fosse esperar pelo SUS eu já ia ficar cego. E foi super rápido. Não demorou nem um mês depois que eu procurei a Defensoria e de repente me chamaram para as consultas, fiz os exames e já fiz a cirurgia. Operei os dois olhos de catarata com um intervalo de um mês para cada cirurgia. Graças a Deus, tô aqui bonzinho dos meus olhos”, comemora.

O homem diz que agora aprendeu o caminho das pedras. “Eu vou já voltar pra Defensoria porque tenho um problema de próstata, para fazer uma cirurgia também. Preciso ainda de acompanhamento com otorrino também. Eu tô só esperando receber os papéis do médico pra eu voltar na Defensoria.”

Como ser atendido (a)

Para dar entrada nas ações judiciais relacionadas à saúde durante os dias da semana, a população pode acionar nos canais digitais o Nudesa pelo contato (85) 988955436. Para demandas de vaga em leito de UTI, transferência hospitalar e pacientes oncológicos, o contato é (85) 984330004 (ligação ou mensagem por whatsapp de 08h às 12h e de 13h às 16h).

Nos fins de semana e feriados, a Defensoria Pública disponibiliza o serviço de plantão apenas de casos urgentes, dentre eles os pedidos de UTI, de 12h às 18h, em Fortaleza. As orientações para atendimento durante os sábados e domingos podem ser buscadas no contato: (85) 984005997 (WhatsApp).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.