STF mantém autorização para Município de São Luís (MA) contratar transporte por aplicativo em greve de ônibus Plenário, no entanto, afastou aplicação de sanções às concessionárias sem observância de regras federais 23/09/2026 17:15 - Atualizado há 2 horas atrás Foto: Iphan O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a norma que permite ao Município de São Luís (MA) contratar, de forma excepcional, transporte por aplicativo para atender à população durante greves no transporte coletivo. A medida pode ser adotada quando a paralisação impedir a circulação de, no mínimo, 60% da frota disponível. O STF, porém, invalidou as regras que permitiam ao município compensar as despesas da operação excepcional com créditos devidos às empresas concessionárias e que autorizavam a prefeitura a realizar nova licitação do serviço caso a frota mínima não fosse mantida em circulação. A decisão foi tomada no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1284 , na ses...
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Secretaria da Saúde do Ceará que seja feita a definição do perfil assistencial de todos os hospitais que integram a região norte do estado. A medida busca diminuir a superlotação na Santa Casa de Misericórdia do município de Sobral e melhor distribuir as demandas de saúde da região.
Inquérito instaurado evidenciou fatores que contribuem para a superlotação da Santa Casa, entre os quais a falta de resolutividade dos demais hospitais polo inseridos na macrorregião norte, que não cumprem os serviços para os quais estão habilitados, além de deficiências no adequado cumprimento da regulação. A procuradora da República Ana Karízia Távora, que apura o caso, também aponta uma possível subutilização das instalações do Hospital Regional Norte, também em Sobral.
Na recomendação enviada à Secretaria da Saúde, o MPF pede que seja feita a atualização da Programação Pactuada Integrada (PPI) e/ou a implementação da Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS), do Sistema Único de Saúde (SUS), para que fique definido qual o papel de cada município e de cada hospital (da rede própria ou complementar) dentro da regionalização de saúde.
A procuradora Ana Karízia, que assina a recomendação, também sugere que a definição do perfil assistencial da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e do Hospital Regional Norte deve ser feita de forma proporcional para atenuar o problema da subutilização do HRN, e assim o da superlotação da Santa Casa, especialmente na oferta do serviço obstétrico.
O documento pede ainda que a Secretaria da Saúde do Estado elabore protocolos de acesso, de modo a uniformizar o trabalho realizado pelas Centrais de Regulação em atuação no estado, com ampla integração, "em face do princípio da transparência que rege a administração pública".
"A definição do perfil assistencial dos hospitais inseridos na região norte deve buscar, inclusive, o suprimento dos vazios assistenciais da região e deve levar em consideração o incremento tecnológico implementado com o advento da covid-19, providenciando as respectivas habilitações, caso sejam necessárias, junto ao Ministério da Saúde", completa a procuradora Ana Karízia em trecho da recomendação.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.