A Semana do Doador é realizada anualmente em todos os hemocentros do país Entre os dias 24 e 30 de novembro , o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) , equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) , realiza a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue . A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (24), às 10h, na sede da instituição, em Fortaleza, com participação especial de Zé Cantor . O tradicional evento, ocorre em todas as unidades do hemocentro, com uma programação especial em agradecimento aos voluntários que contribuem regularmente com o gesto solidário. O evento é realizado anualmente em todos os hemocentros do país. Neste ano, a programação reúne diversas atividades voltadas à valorização dos doadores e ao estímulo à doação voluntária. “Esse período é um momento de alegria, solidariedade e gratidão. Ao longo do ano, os voluntários mantêm um compromisso que nos permite oferecer um serviço de qualidade para toda...
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Secretaria da Saúde do Ceará que seja feita a definição do perfil assistencial de todos os hospitais que integram a região norte do estado. A medida busca diminuir a superlotação na Santa Casa de Misericórdia do município de Sobral e melhor distribuir as demandas de saúde da região.
Inquérito instaurado evidenciou fatores que contribuem para a superlotação da Santa Casa, entre os quais a falta de resolutividade dos demais hospitais polo inseridos na macrorregião norte, que não cumprem os serviços para os quais estão habilitados, além de deficiências no adequado cumprimento da regulação. A procuradora da República Ana Karízia Távora, que apura o caso, também aponta uma possível subutilização das instalações do Hospital Regional Norte, também em Sobral.
Na recomendação enviada à Secretaria da Saúde, o MPF pede que seja feita a atualização da Programação Pactuada Integrada (PPI) e/ou a implementação da Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS), do Sistema Único de Saúde (SUS), para que fique definido qual o papel de cada município e de cada hospital (da rede própria ou complementar) dentro da regionalização de saúde.
A procuradora Ana Karízia, que assina a recomendação, também sugere que a definição do perfil assistencial da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e do Hospital Regional Norte deve ser feita de forma proporcional para atenuar o problema da subutilização do HRN, e assim o da superlotação da Santa Casa, especialmente na oferta do serviço obstétrico.
O documento pede ainda que a Secretaria da Saúde do Estado elabore protocolos de acesso, de modo a uniformizar o trabalho realizado pelas Centrais de Regulação em atuação no estado, com ampla integração, "em face do princípio da transparência que rege a administração pública".
"A definição do perfil assistencial dos hospitais inseridos na região norte deve buscar, inclusive, o suprimento dos vazios assistenciais da região e deve levar em consideração o incremento tecnológico implementado com o advento da covid-19, providenciando as respectivas habilitações, caso sejam necessárias, junto ao Ministério da Saúde", completa a procuradora Ana Karízia em trecho da recomendação.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.