Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

RITO E RITUAL: SITE REVELA IMAGENS SINGULARES SOBRE O MARACATU EM FORTALEZA

 

“Projeto Maracatu: rito e ritual” produz novas imagens a partir do olhar de 23 fotógrafos e fotógrafas cearenses sobre a cultura do Maracatu entre 2019 e 2020.

O esplendor e a magia do Maracatu em Fortaleza capturados pelo livre olhar de 23 fotógrafos e fotógrafas cearenses entre 2019 e 2020, sob a orientação de Diógenes Moura, um dos mais conceituados curadores do país na área da Fotografia. Essa é a proposta do "Projeto Maracatu: rito e ritual", que lança site próprio neste sábado, 27, em evento online e gratuito a partir das 16h30, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Imagem Brasil Galeria. O encontro virtual com o público reúne também fotógrafos, coordenação do projeto e curador. No site, um acervo com mais de 240 fotografias disponíveis para pesquisa.
Com visitação gratuita, por tempo indeterminado, os visitantes do site podem conferir fotos de Alex Costa; Beto Skeff; Caio Erick; Chico Gomes; Cleomir Alencar; Ed Castro; Fernanda Siebra; Fernando Jorge; Galba Nogueira; Gentil Barreira; Iana Soares e Silas de Paula; Jarbas Oliveira; João Batista; Leo Henriques; Luiz Alves; Nivando Bezerra; Paula Georgia; Paulo Marcelo; Sabrina Moura; Suelena Moreira, Thiago Maia e Tiago Lemos. Os participantes foram integrados ao Projeto em uma convocatória ainda em 2019.
No site, o ensaio coletivo "No Banquete do Sagrado" destaca o trabalho de confecção das fantasias nos barracões, a transformação de pessoas comuns em majestades e a apoteose na Avenida. Imagens que dão forma à construção de um novo pensamento sobre práticas, saberes e memórias na cultura do Maracatu pelos fotógrafos.
Gentil Barreira, proponente do Projeto é um dos fotógrafos que a mais tempo registra os Maracatus de Fortaleza, relembra que esta manifestação cultural única está presente em sua vida há muito tempo, desde quando o pai o levava para ver o Carnaval ainda na Avenida Dom Manuel, na capital cearense. “Em Pernambuco, o Maracatu também tem encantos, mas o nosso é totalmente diferente. Essa diferença seguiu me encantando na fotografia e foi uma consequência natural do meu trabalho convidar outros fotógrafos a fazer parte de um projeto coletivo. E a resposta foi maravilhosa”, afirma.
Além do ensaio, o site traz memórias do "Projeto Maracatu: rito e ritual", com imagens dos encontros e histórico de datas, e fotos de todos os fotógrafos participantes (que podem ser pesquisadas individualmente) com suas minis bios.
Para Gentil, esta iniciativa é uma oportunidade de interagir com as pessoas que vivem o Maracatu durante todo o ano. “Na avenida, essa manifestação cultural ganha personagens, gestos e movimentos únicos que são um verdadeiro êxtase para o fotógrafo, ainda que ele permanecesse apenas parado observando. Mas, o Projeto não se restringe à avenida. Ele é uma chance de provocarmos uma reflexão sobre o que acontece na vida dessas pessoas com e sem suas indumentárias. Quando se fotografa um assunto você afirma a importância desse tema e aqui nossa dedicação à fotografia encontra todo o valor da criação e do trabalho de quem se dedica tanto ao Maracatu", acredita o fotógrafo.
O Projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará através do XI edital de Incentivo às Artes Visuais e busca valorizar o Maracatu como um bem cultural único, chamando a atenção para a preservação dessas manifestações e permitindo que o público tenha a oportunidade de compreender melhor os bens que compõem nosso patrimônio cultural.
Em mais de dois anos de pesquisas e conversas atravessadas por décadas de registros fotográficos sobre o tema, a curadoria do Projeto propôs aos fotógrafos a execução de novas imagens que seguiram destacando a força e a relevância sócio-histórica, artística e simbólica do Maracatu.
O MARACATU
Originário das Coroações de Reis do Congo organizadas pelas irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos Homens de Pretos, o Maracatu é uma expressão da cultura tradicional popular do Nordeste brasileiro, reunindo a cada ano muitos interessados e destacando-se como atração nos desfiles carnavalescos. Chegou ao Ceará vindo de Pernambuco, pelas mãos de Raimundo Alves Feitosa, em 1936. Raimundo foi o fundador do primeiro Maracatu do estado, o Az de Ouro. Outros grupos surgiram ao longo dos anos, como Rei de Paus (1954), Vozes da África (1980) e Nação Baobab (1994). Atravessaram décadas de atuação na festa carnavalesca junto a maracatus que também estão consagrando suas trajetórias, como Nação Axé de Oxóssi, Rei do Congo, Nação Iracema, Nação Pici, Nação Fortaleza, Rei Zumbi, Rei do Congo, Solar e  Filhos de Iemanjá nascidos a partir dos anos 2000.

 

PROPONENTE DO PROJETO

Gentil Barreira - Fotógrafo

Autodidata, Gentil Barreira iniciou as primeiras experiências com fotografia aos 11 anos, montando um pequeno laboratório para revelar seus filmes. Estudou Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, mas antes de concluir resolveu voltar a Fortaleza, onde vive até hoje. Ingressou e frequentou por dois anos o curso de Comunicação na UFC, período em que se profissionalizou como fotógrafo. A influência dos experimentos da Arquitetura e os conceitos e ideias da Comunicação marcaram de forma decisiva seu trabalho e as pesquisas que desenvolve com a fotografia. Para atender aos segmentos de publicidade, moda, retratos e arquitetura, montou um estúdio e vem atuando nesse mercado até o momento. Desenvolve paralelamente, trabalho autoral com foco na pesquisa documental e em estudos de luz e movimento. Realizou exposições individuais e participou de importantes coletivas, no Brasil e no exterior. Sua obra, diversas vezes premiada, está presente em acervos de instituições culturais e representada em livros, catálogos, revistas e sites.

 

CURADORIA
Diógenes Moura - escritor, curador de fotografia,
roteirista e editor independente
Premiado no Brasil e exterior, Diógenes Moura recebeu o Prêmio APCA de Melhor Livro de Contos/Crônicas, em 2010, com Ficção Interrompida - Uma Caixa de Curtas (Ateliê Editorial). No mesmo ano foi finalista do Prêmio Jabuti, na mesma categoria. Escreveu, entre outros, Fulana Despedaçou o Verso (Terra Virgem Edições, 2014) e Drão de Roma - Dezembro Caiu (Fundação Casa de Jorge Amado, 2006). Foi Curador de Fotografia da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 1999 e 2013, onde realizou exposições, pesquisas e reflexões sobre o pensamento fotográfico e possibilitou o reconhecimento do acervo do museu como um dos mais significativos da América Latina. Como curador recebeu quatro prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Seu mais recente projeto, a exposição TERRA EM TRANSE, que reúne cerca de 500 imagens de 53 fotógrafos brasileiros, está em cartaz até Abril de 2019, no Museu de Arte Contemporânea, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, Ceará. Acaba de publicar O Livro dos Monólogos - Recuperação para Ouvir Objetos, Editora Vento Leste. Nasceu em Recife. Morou durante 17 anos em Salvador. Vive em São Paulo desde 1989. Escreve sobre existência, imagem e abandono. 
 
IMAGEM BRASIL GALERIA
A Imagem Brasil Galeria é um espaço dedicado à Fotografia com proposta voltada para a difusão, circulação e reflexão teórico-prática em interação com outras linguagens. Desde novembro de 2014, vem oferecendo programação diversificada na busca de proporcionar novas experiências, tanto pelas ações que promove, como pela rede de parceiros que agrega. Considera fundamental exercer o papel social de um verdadeiro centro de artes, com foco não só na fruição, mas também incentivando o pensamento, a leitura crítica e a experimentação. Fotógrafos brasileiros e estrangeiros, artistas visuais, performers e ensaístas expõem seus trabalhos e projetos num ambiente voltado para a criatividade. Nas atividades de formação, temáticas, muitas vezes restritas ao ambiente da academia, são discutidas em linguagem acessível, ministradas por doutores, mestres, pesquisadores, curadores e profissionais de variados segmentos que trazem para o centro das discussões questões relacionadas às práticas artísticas e à contemporaneidade. A Galeria está equipada com salas para exposições e auditório, no qual se realizam atividades de formação e residências artísticas. Nesses espaços, são organizadas mostras, projeções, performances, bazares, cursos, palestras, seminários, workshops e grupos de estudos para a troca de conhecimentos na fotografia, no cinema, na música, na literatura e em linguagens afins. Em sua estrutura dispõe ainda de ambiente para impressões fine art e estúdio/ateliê de múltiplas funções de caráter laboratorial.
 

PROGRAMAÇÃO

       Live de lançamento do site do “Projeto Maracatu Fortaleza: rito e ritual”


Data:
27 de novembro de 2021 (sábado)
Local:
Canal YouTube da Imagem Brasil Galeria

Horário: 16h30
Link de acesso:
https://www.youtube.com/channel/UCq-scFVsatJFOMBxiAF0O0w/featured

 

Para mais informações:

Patricia Veloso – coordenação do projeto

(85) 98878-7021 - wpp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.