Pular para o conteúdo principal

Agefis apreende cerca de mil litros de lixo em operação contra descarte irregular no Vila União

  Prefeitura de Fortaleza intensifica fiscalização e apela à colaboração da comunidade contra descarte irregular de resíduos   COMPARTILHAR   Durante a operação, o veículo envolvido foi apreendido e o responsável autuado A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou mais um caso de descarte irregular de resíduos sólidos. A ação ocorreu no final da tarde de quinta-feira (18/04), no bairro Vila União, onde cerca de mil litros de lixo estavam sendo despejados em área pública quando os fiscais agiram. A operação recebeu o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza. A Prefeitura, por meio da equipe da Agefis, tem aumentado a vigilância em relação ao descarte inadequado de resíduos em toda a cidade. As equipes de fiscalização estão ativas dia e noite, realizando vistorias em locais suscetíveis a serem utilizados como pontos de descarte, além de responder às denúncias da população. Segundo os fiscais responsáveis, a maioria dos resíduos dessa f

Dezembro Vermelho: SESI Ceará aborda prevenção às infecções sexualmente transmissíveis



Durante o Dezembro Vermelho é preciso ressaltar as informações sobre a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST). O último mês do ano recebeu esse nome por ser uma extensão ao Dia Mundial de Combate à AIDS celebrado no dia 1º. Esta data foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na década de 80, período em que a AIDS vivia uma realidade muito diferente da atual. 


Desde então, aconteceram muitos avanços em tratamento e diagnóstico de HIV ((Human Immunodeficiency Virus) e AIDS (Acquired Immune Deficiency Syndrome) que mudaram o curso natural da doença. “Podemos dizer que esses avanços se devem à luta constante pelo combate à AIDS, pois a melhor forma de combatê-la é falar sobre ela, eliminar os estigmas que temos até hoje em relação as pessoas portadoras do HIV e com AIDS. A sociedade precisa compreender que é possível viver e conviver com o HIV de forma plena, saudável e feliz”, informa a médica do SESI Ceará Yara Maria Freitas Bezerra (CREMEC 11923/RQE 8603).


HIV x AIDS


Ainda, nos dias atuais, muitas pessoas confundem os termos utilizados, mas o HIV é usado para se referir ao vírus da imunodeficiência humana. Já a AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida. Ou seja, HIV é um vírus e AIDS é uma síndrome que pode ser desenvolvida por pessoas portadoras desse vírus.


A médica do SESI Ceará explica que a AIDS ocorre quando o vírus, se não descoberto logo, começa a afetar os leucócitos, um tipo de células de defesa do corpo e o deixa mais vulnerável as diversas doenças oportunistas. Elas são conhecidas assim porque precisam encontrar o sistema imunológico enfraquecido para se manifestarem. Ao longo do tempo, as doenças oportunistas vão debilitando de forma progressiva a saúde da pessoa doente, podendo levar à morte. 


Infecção


Atualmente, fala-se mais sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST) e não mais doenças sexualmente transmissíveis como no passado. Segundo a Dra. Yara Bezerra essa troca do termo DST para IST foi muito oportuna, pois nem sempre uma infecção se manifesta como doença. 


“O que precisamos é evitar a infecção. Evitando a infecção, evitamos a doença. A melhor forma de prevenção contra a grande maioria das ISTs é o uso correto de preservativo durante a relação sexual. Para algumas infecções também há vacinação, como a contra a hepatite B e o HPV, por exemplo; ambas distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, declara.


Bezerra ressalta que muitas pessoas não têm conhecimento, mas atualmente, no caso de exposição ao HIV, também há a possibilidade de usar medicações para evitar que, após exposição ao vírus, não haja a infecção. “Essa situação é mais frequente em pessoas que sofrem abusos sexuais ou em profissionais de saúde que se acidentam no trabalho e se expõem a material perfurocortante contaminado”, diz. 


No caso desse tipo de exposição é necessário procurar os Centros de Referência para doenças infecciosas do município. Se acontecer no expediente laboral, o médico do trabalho responsável precisa ser informado para avaliar o profissional de saúde acidentado e seguir o procedimento para evitar a infecção do profissional. 


Medicações

Existem diversas doenças e infecções sexualmente transmissíveis que uma vez diagnosticadas e corretamente tratadas pode-se conseguir a cura por meio de medicações, como sífilis, infecções por clamídia ou gonococo. Porém, para algumas doenças, não se consegue a cura, como AIDS e hepatite B, havendo risco de se tornar crônica ou levar a morte.


“O fundamental é que as infecções sejam diagnosticadas ainda antes de se tornarem doenças, assim a possibilidade de evitar complicações é bem maior. Para a infecção pelo HIV, por exemplo, o acompanhamento médico regular feito com exames e consultas evita a progressão para AIDS”.


O recomendado é que exames para detecção de IST sejam feitos rotineiramente, especialmente no público de maior risco que englobam pessoas abaixo de 30 anos ou em pessoas que não façam uso de preservativo. Uma IST detectada precocemente abre a possibilidade de quebrar a cadeia de transmissão, bem como, ser tratada antes de surgirem sintomas e complicações. É importante lembrar que tanto o tratamento como os exames para diagnóstico são acessíveis a qualquer pessoa por meio do SUS. 


Atenção na gestação

O principal mito relacionado a gestação é pensar que um homem ou mulher portadores de HIV estão fadados a não procriarem. A médica do SESI Ceará explica que a gestação em um casal HIV positivo é possível, contudo, é necessário que estejam fazendo acompanhamento regular com médico e haja uma programação da gestação para que aconteça no momento ideal com risco de transmissão próximo ao zero. 


Já foi reconhecido pela OMS, baseado em diversos estudos, que uma pessoa portadora de HIV que esteja com o vírus indetectável por mais de seis meses não transmite o vírus por via sexual. Ou seja, é possível que um casal tenha relação sexual sem preservativo se tiver o objetivo de engravidar. No entanto, a transmissão vertical ainda pode acontecer. Uma gestante portadora de HIV precisa ter o parto programado e não pode amamentar. A transmissão vertical nesta situação é o principal risco.


Assistência médica


Durante as consultas de rotina com o médico de confiança do paciente é possível fazer uma abordagem para levantar o risco de IST de forma que todos os exames necessários sejam solicitados. Quanto mais cedo uma IST ou Doença Sexualmente Transmissível (DST) for diagnosticada, melhor será o prognóstico dela. 


Nas clínicas do SESI, em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, é possível realizar atendimento médico com urologista e ginecologista, além de médicos clínicos credenciados, e fazer exames específicos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis.


Mais informações acesse www.sesi-ce.org.br ou ligue 85 4009.6300

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.