Pular para o conteúdo principal

IBGE inicia treinamento do Censo que vai capacitar mais de 200 mil pessoas

 

#Pracegover A foto mostra um auditório cheio e uma pessoa fazendo uma palestra
Treinamento presencial ajuda a esclarecer dúvidas de forma prática - Foto: Acervo IBGE

Começaram, na última semana, os treinamentos presenciais para a formação da rede de instrutores do Censo Demográfico 2022. Cerca de 60 representantes das Unidades Estaduais do IBGE estão em Miguel Pereira, no interior do Rio de Janeiro, desde o dia 6 de dezembro, sendo capacitados para transmitir informações essenciais sobre a operação censitária às equipes que vão atuar em suas regiões. A primeira etapa de treinamentos termina na próxima sexta-feira (17).

O grupo está aprendendo procedimentos de percurso e cobertura dos setores censitários, conceitos dos quesitos que estão nos questionários (amostra e básico) e recebendo orientações quanto à abordagem ao entrevistado, especialmente durante a visita às terras indígenas e territórios quilombolas. Com apoio da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), também são ensinadas técnicas didáticas aos novos instrutores.

“Estamos capacitando os primeiros instrutores das Unidades Estaduais. Eles vão repassar o treinamento para outros, formando uma rede instrutores, até iniciarmos a capacitação das equipes que vão visitar os domicílios. Usamos a estratégia de treinamento em cascata, partindo de poucos para muitos. Até o início da coleta, prevista para junho, serão mais de 200 mil pessoas treinadas”, explica a gerente de treinamento do Censo, Cynthia Damasceno.

Entre janeiro e fevereiro, os instrutores capacitados em Miguel Pereira vão formar mais instrutores nos polos estaduais, para que, em março, comece o treinamento dos coordenadores censitários de subárea (CCS). Os agentes censitários municipais (ACM) e agentes censitários supervisores (ACS) serão treinados em abril. E por último, em maio, acontece o treinamento dos recenseadores, cerca de dez dias antes do início da coleta das informações nos domicílios brasileiros, prevista para junho.

Esse é mais um evento de capacitação do Censo na modalidade presencial desde o início da pandemia. Os primeiros foram realizados para o testes em Paquetá (RJ) e nas 27 unidades da federação. Durante o período de isolamento social, o IBGE realizou algumas capacitações online para manter a segurança dos envolvidos, mas com o avanço da vacinação pelo país e mediante deliberação do Conselho Diretor, os treinamentos presenciais foram retomados, seguindo os protocolos sanitários, como uso de máscara de proteção.

“O formato presencial está sendo muito proveitoso porque ajuda a resolver alguns problemas que na modalidade remota nós não conseguimos superar, principalmente quanto ao uso dos dispositivos móveis de coleta (DMCs), semelhante a um smartphone, e a localização dos recenseadores em campo, usando mapas, por exemplo”, explica o gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, Fernando Damasco, um dos instrutores das equipes.

A coordenadora do Censo no Acre, Lara Torchi Esteves, está participando do treinamento em Miguel Pereira. Para ela, essa etapa inicial do Censo é fundamental para toda a rede de coleta, porque é através do treinamento que são compreendidos os padrões metodológicos e todos os conceitos que vão ser aplicados pela Unidades Estaduais durante o Censo.

“O treinamento presencial é muito valioso. Não tem comparação com o treinamento realizado online. Aqui a gente tem a oportunidade de tirar dúvidas face a face, falar com as pessoas que são responsáveis por cada tema e sair daqui com a certeza de que vamos fazer o melhor trabalho possível na nossa Unidade Estadual”, disse a Lara.

Treinamentos do Censo também terão etapas a distância

Embora a maior parte das cadeias de treinamentos do Censo seja presencial, outras terão etapas remotas ou na modalidade híbrida, com treinamentos presenciais e online. As equipes das áreas administrativa e de informática, por exemplo, receberão treinamentos a distância. Já os coordenadores da Pesquisa Pós-Enumeração, realizada logo após o término da coleta, serão capacitados com aulas presenciais e remotas.

Foi desenvolvido também um curso a distância para treinamento dos agentes que farão a Pesquisa do Entorno, que coleta informações sobre a infraestrutura urbanística antes do início do recenseamento. A equipe do Centro de Apoio ao Censo (CAC) será capacitada de forma presencial. O CAC será responsável pelos atendimentos por telefone àqueles que optarem por responder ao Censo pela internet.

O IBGE preparou ainda um curso a distância para formação dos ACMs, ACSs e recenseadores, com informações essenciais sobre a operação censitária. O curso será disponibilizado, em formato de apostila, já no período de inscrição do próximo processo seletivo. O conteúdo será cobrado nas provas.

“Queremos que os candidatos a ACM, ACS e recenseador cheguem com noções sobre o Censo. A preparação dos candidatos para o processo seletivo facilitará muito a integração deles junto ao IBGE e agilizará a etapa de treinamento prático e presencial com o dispositivo móvel de coleta (DMC)”, afirma o coordenador técnico do Censo Demográfico, Luciano Duarte. “Toda essa etapa inicial em Miguel Pereira nos ajuda a ajustar o conteúdo para que quando chegar a vez do recenseador, o treinamento esteja coeso, dinâmico e seja eficiente”, completa.

Novo processo seletivo e devolução da taxa de inscrição

O IBGE está concluindo os trâmites finais do novo processo seletivo do Censo 2022. Serão oferecidas 207.020 vagas para ACM (5.500 vagas), ACS (18.420) e recenseador (183.100), em todos os municípios do país. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a empresa organizadora. Em breve, o cronograma de inscrições será divulgado nos canais oficiais do Instituto. 

No último dia 3 de dezembro, foi a iniciada a devolução da taxa de inscrição aos candidatos do processo seletivo simplificado do Censo 2021, cancelado em outubro. O pedido de reembolso deve ser feito pelo candidato no Portal do IBGE, e o valor será restituído em até 40 dias após a solicitação. A orientação vale também para ressarcimento aos inscritos no processo seletivo do Censo, cancelado em 2020.

As inscrições nos processos seletivos de 2020 e 2021 não serão válidas para a seleção de 2022. Os interessados deverão fazer nova inscrição e pagar a taxa de inscrição para participar do novo processo seletivo. O Censo Demográfico visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros, em todas as cidades do país, a partir de junho do próximo ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340