Pular para o conteúdo principal

Bombeiros Militares apagam incêndio de veículo em Maracanaú

  1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar Quartel de Maracanaú A princípio, um veículo, que transportava uma carga de 7500 frangos, faltou freios em uma curva, tombando. O sinistro ocorreu por volta das 21h07 desta segunda-feira, 22 de abril de 2024, na Avenida Wilson Camurça, no Distrito Industrial de Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). Contudo, o acidente provocou um incêndio e deixou o condutor e o passageiro feridos. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares que imediatamente se deslocaram até o local. Em resumo, para o combate e o rescaldo, se utilizou cerca de 3 mil litros de água com LGE (Líquido Gerador de Espuma). Ainda assim, as vítimas, ambos do sexo masculino, com idades de 27 e 38 anos. A vítima de 27 anos estava consciente, orientada, deambulando com escoriações nos membros inferiores. Enquanto a vítima de 38 anos estava consciente, orientada, deambulando com escoriações no joelho direito e dor n

IBGE inicia treinamento do Censo que vai capacitar mais de 200 mil pessoas

 

#Pracegover A foto mostra um auditório cheio e uma pessoa fazendo uma palestra
Treinamento presencial ajuda a esclarecer dúvidas de forma prática - Foto: Acervo IBGE

Começaram, na última semana, os treinamentos presenciais para a formação da rede de instrutores do Censo Demográfico 2022. Cerca de 60 representantes das Unidades Estaduais do IBGE estão em Miguel Pereira, no interior do Rio de Janeiro, desde o dia 6 de dezembro, sendo capacitados para transmitir informações essenciais sobre a operação censitária às equipes que vão atuar em suas regiões. A primeira etapa de treinamentos termina na próxima sexta-feira (17).

O grupo está aprendendo procedimentos de percurso e cobertura dos setores censitários, conceitos dos quesitos que estão nos questionários (amostra e básico) e recebendo orientações quanto à abordagem ao entrevistado, especialmente durante a visita às terras indígenas e territórios quilombolas. Com apoio da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), também são ensinadas técnicas didáticas aos novos instrutores.

“Estamos capacitando os primeiros instrutores das Unidades Estaduais. Eles vão repassar o treinamento para outros, formando uma rede instrutores, até iniciarmos a capacitação das equipes que vão visitar os domicílios. Usamos a estratégia de treinamento em cascata, partindo de poucos para muitos. Até o início da coleta, prevista para junho, serão mais de 200 mil pessoas treinadas”, explica a gerente de treinamento do Censo, Cynthia Damasceno.

Entre janeiro e fevereiro, os instrutores capacitados em Miguel Pereira vão formar mais instrutores nos polos estaduais, para que, em março, comece o treinamento dos coordenadores censitários de subárea (CCS). Os agentes censitários municipais (ACM) e agentes censitários supervisores (ACS) serão treinados em abril. E por último, em maio, acontece o treinamento dos recenseadores, cerca de dez dias antes do início da coleta das informações nos domicílios brasileiros, prevista para junho.

Esse é mais um evento de capacitação do Censo na modalidade presencial desde o início da pandemia. Os primeiros foram realizados para o testes em Paquetá (RJ) e nas 27 unidades da federação. Durante o período de isolamento social, o IBGE realizou algumas capacitações online para manter a segurança dos envolvidos, mas com o avanço da vacinação pelo país e mediante deliberação do Conselho Diretor, os treinamentos presenciais foram retomados, seguindo os protocolos sanitários, como uso de máscara de proteção.

“O formato presencial está sendo muito proveitoso porque ajuda a resolver alguns problemas que na modalidade remota nós não conseguimos superar, principalmente quanto ao uso dos dispositivos móveis de coleta (DMCs), semelhante a um smartphone, e a localização dos recenseadores em campo, usando mapas, por exemplo”, explica o gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, Fernando Damasco, um dos instrutores das equipes.

A coordenadora do Censo no Acre, Lara Torchi Esteves, está participando do treinamento em Miguel Pereira. Para ela, essa etapa inicial do Censo é fundamental para toda a rede de coleta, porque é através do treinamento que são compreendidos os padrões metodológicos e todos os conceitos que vão ser aplicados pela Unidades Estaduais durante o Censo.

“O treinamento presencial é muito valioso. Não tem comparação com o treinamento realizado online. Aqui a gente tem a oportunidade de tirar dúvidas face a face, falar com as pessoas que são responsáveis por cada tema e sair daqui com a certeza de que vamos fazer o melhor trabalho possível na nossa Unidade Estadual”, disse a Lara.

Treinamentos do Censo também terão etapas a distância

Embora a maior parte das cadeias de treinamentos do Censo seja presencial, outras terão etapas remotas ou na modalidade híbrida, com treinamentos presenciais e online. As equipes das áreas administrativa e de informática, por exemplo, receberão treinamentos a distância. Já os coordenadores da Pesquisa Pós-Enumeração, realizada logo após o término da coleta, serão capacitados com aulas presenciais e remotas.

Foi desenvolvido também um curso a distância para treinamento dos agentes que farão a Pesquisa do Entorno, que coleta informações sobre a infraestrutura urbanística antes do início do recenseamento. A equipe do Centro de Apoio ao Censo (CAC) será capacitada de forma presencial. O CAC será responsável pelos atendimentos por telefone àqueles que optarem por responder ao Censo pela internet.

O IBGE preparou ainda um curso a distância para formação dos ACMs, ACSs e recenseadores, com informações essenciais sobre a operação censitária. O curso será disponibilizado, em formato de apostila, já no período de inscrição do próximo processo seletivo. O conteúdo será cobrado nas provas.

“Queremos que os candidatos a ACM, ACS e recenseador cheguem com noções sobre o Censo. A preparação dos candidatos para o processo seletivo facilitará muito a integração deles junto ao IBGE e agilizará a etapa de treinamento prático e presencial com o dispositivo móvel de coleta (DMC)”, afirma o coordenador técnico do Censo Demográfico, Luciano Duarte. “Toda essa etapa inicial em Miguel Pereira nos ajuda a ajustar o conteúdo para que quando chegar a vez do recenseador, o treinamento esteja coeso, dinâmico e seja eficiente”, completa.

Novo processo seletivo e devolução da taxa de inscrição

O IBGE está concluindo os trâmites finais do novo processo seletivo do Censo 2022. Serão oferecidas 207.020 vagas para ACM (5.500 vagas), ACS (18.420) e recenseador (183.100), em todos os municípios do país. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a empresa organizadora. Em breve, o cronograma de inscrições será divulgado nos canais oficiais do Instituto. 

No último dia 3 de dezembro, foi a iniciada a devolução da taxa de inscrição aos candidatos do processo seletivo simplificado do Censo 2021, cancelado em outubro. O pedido de reembolso deve ser feito pelo candidato no Portal do IBGE, e o valor será restituído em até 40 dias após a solicitação. A orientação vale também para ressarcimento aos inscritos no processo seletivo do Censo, cancelado em 2020.

As inscrições nos processos seletivos de 2020 e 2021 não serão válidas para a seleção de 2022. Os interessados deverão fazer nova inscrição e pagar a taxa de inscrição para participar do novo processo seletivo. O Censo Demográfico visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros, em todas as cidades do país, a partir de junho do próximo ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.