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Serviços já respondem por 57% dos empregos formais no país, diz CNS Pesquisa aponta que área conta com 31,6 milhões postos de trabalho

  A pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apontou que o setor já responde por 57% dos empregos formais do país. Com dados relativos ao mês de maio, o levantamento mensal da entidade apurou que o segmento é responsável por 31,686 milhões dos 55,6 milhões de postos de trabalho formais no Brasil. Com base nos dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o levantamento trouxe que o setor de serviços privados não financeiros alcançou 15,7 milhões de postos de trabalho. Ainda pelo levantamento, o segmento de serviços privados não financeiros abriu 682 mil de janeiro a maio de 2025 sobre igual período no ano passado.  Neste ano, o acumulado até maio foi de 333 mil novos empregos no campo das empresas e 118 mil nos serviços voltados às famílias. Por sua vez, os setores de serviços de transportes registraram mais de 107 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2025 e igual período d...

Ceará produz primeiro aplicativo para realização de recadastramento e prova de vida

 

Pioneirismo garante ao Estado inovação tecnológica, segurança e conforto para os servidores públicos estaduais

2021 foi um ano de modernização nos processos de previdência no Governo do Ceará, a começar pelo recadastramento e pela prova de vida. Realizado pelas agências bancárias até 2019, o processo passou a ser conduzido pela Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev), vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), em 2020, com um diferencial: a criação de um aplicativo para que, mesmo sem sair de casa, o beneficiário pudesse se recadastrar e realizar sua prova de vida.

O aplicativo Cearaprev, desenvolvido em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), será a ferramenta pela qual os servidores públicos estaduais poderão realizar de forma on-line todos os pedidos relacionados à previdência: aposentadoria, reserva e reforma, pensão e os serviços que gerarão receita extra previdenciária, que serão as lojas on-line e a telemedicina.

O processo de recadastramento e prova de vida teve início com um treinamento de todas as secretarias do Estado, além de representantes dos poderes legislativo e judiciário para que aprendessem a manusear o aplicativo, entendessem todo o processo e fossem multiplicadores da informação em seus órgãos de origem. O processo conduzido pela Diretora de Desenvolvimento Institucional da Cearaprev, Paula Gomes, resultou em mais de 2 mil servidores aptos a auxiliar quem precisasse de ajuda. “Foi muito importante ter esse momento com os facilitadores. As dúvidas foram sanadas e eles puderam ser um elo entre o processo e o servidor, entendendo a tecnologia utilizada e apoiando a inovação”, salienta.

Dos 142.496 servidores, 138.335 já realizaram o recadastramento e prova de vida. Dentre eles, está o servidor público, pós-doutor, professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor-adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Clecio Tomaz.

Para ele, o Estado do Ceará vivencia atualmente uma excelente fase de desenvolvimento tecnológico na prestação dos seus serviços à população, utilizando metodologias científicas de excelente qualidade, segurança e transparência. “A Cearaprev desenvolveu um aplicativo de automação inteligente para acompanhamento da vida atuarial de mais de 142 mil funcionários públicos do Estado, permitindo a importante realização de prova de vida, entre outras funcionalidades de uso amigável para seus previdenciários. Essas ferramentas de inteligência artificial geram indicadores de apoio a decisões que permitem identificar crimes cibernéticos, tais como pessoas recebendo salários indevidamente”, destaca.

Unindo um alto padrão tecnológico e uma vivência de usuário satisfatória, o aplicativo permitiu que o pós-doutor realizasse sua prova de vida dentro do prazo e sem complicações – uma experiência de usuário sem intercorrências vivenciada por Clecio. “Como funcionário do Estado, lotado como professor na Uece, não tive nenhuma dificuldade em realizar minha prova de vida, com inserção de fotos de reconhecimento facial, segurança nas informações, de acesso rápido e, confiabilidade total nas suas informações”, enfatiza.

Para o presidente da Cearaprev, João Marcos Maia, o processo encerrou de forma exitosa recadastrando mais de 90% dos servidores públicos.

“O aplicativo foi bem aceito. Mesmo que tenha havido um certo estranhamento no início, como há com tudo que é novo, pudemos facilitar a vida dos servidores públicos. Conseguimos alcançar servidores aposentados e também pensionistas que moram no exterior, sem necessidade de que eles viessem para cá. Tudo isso porque desenvolvemos uma solução tecnológica com segurança suficiente e também suporte para que as pessoas se sintam seguras a realizar todo o processo”, reforça.

Onde baixar e como usar

O aplicativo Cearaprev On-line está disponível nas plataformas Google Play e Apple Store. Já foram realizados, desde janeiro de 2021, 158 mil downloads no Google Play e 32.700 downloads na Apple Store devido ao processo de recadastramento e prova de vida. Os próximos serviços a serem disponibilizados serão lojas on-line e telemedicina, que permitirão ao servidor fazer compras em uma estrutura digital de produtos e serviços e também ter consultas médicas on-line utilizando a tecnologia para qualidade de vida.

Essa evolução do aplicativo permitirá que todos os serviços hoje ofertados pela Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará sejam realizados de forma digital, proporcionando ao beneficiário maior comodidade e segurança.

O app possui tecnologia de reconhecimento facial e cruzamento de dados. O reconhecimento facial do beneficiário é feito por meio de fotografias tiradas pelo próprio celular dentro do aplicativo. As fotos e o preenchimento dos dados pessoais são etapas obrigatórias do processo de certificação. O app só estará liberado para uso após a validação de todas as informações fornecidas em cada uma das funções disponibilizadas.

Desenvolvido com a mais alta tecnologia e recursos seguros de biometria facial, digital e, futuramente, de voz, a ferramenta se mantêm em contante atualização para atender cada vez mais a necessidade do beneficiário. A previsão é de que todas as funcionalidades sejam implantadas até o fim de 2022.

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