O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Núcleo de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais no Ceará, informa que, após ser comunicado sobre o aparecimento de manchas oleosas em praias do estado, iniciou - no final de janeiro, uma série de vistorias para confirmar a chegada do óleo e prestar orientações técnicas sobre sua remoção e destinação final.
O Ibama esteve nas praias de todo o litoral leste até o município de Fortaleza. Após a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Marinha do Brasil coletarem e analisarem as amostras, foi constatado que o óleo encontrado não é o mesmo do incidente que ocorreu nos anos de 2019/2020.
Durante a primeira vistoria, em Icapuí, a equipe de emergência ambiental verificou a faixa de areia das praias e realizou entrevistas com pescadores, banhistas e bugueiros. Por fim, não foi avistado óleo em nenhuma das praias dessa região.
Manchas foram vistas na praia da Fontainha, município de Aracati, que apresentou dispersos de forma esparsa e contínua até a praia de Lagoa do
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.