Pular para o conteúdo principal

Homem com extensa ficha criminal é preso pela PCCE por violência doméstica em Fortaleza

  Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu, nesse sábado (25), um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 34 anos, investigado pelos crimes de ameaça e lesão corporal no contexto de violência doméstica e familiar. A captura foi realizada em Fortaleza, por uma equipe da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da Capital. O homem possui um histórico criminal extenso com passagens por crimes de trânsito, tentativa de homicídio, ameaça, lesão corporal, crimes contra o idoso, roubo, estelionato e crime contra a administração pública. Após diligências, os policiais civis localizaram o suspeito em sua residência, onde foi dado cumprimento à decisão judicial. O mandado de prisão preventiva foi expedido em razão de um crime de ameaça e lesão corporal ocorrido no ano de 2020. Após a prisão, o homem foi conduzido à sede da DDM de Fortaleza, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Em seguida, ele foi colocado à disposição da Justiça.

Dia Mundial da Obesidade: HRN promove acompanhamento nutricional de pacientes obesos com comorbidades

 

Nesta sexta-feira, 4 de março, comemora-se o Dia Mundial da Obesidade, condição associada diretamente ao risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, dislipidemias (gorduras no sangue) e ao surgimento de alguns tipos de câncer. Atento a estas questões, o Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), realiza o acompanhamento nutricional de todos os pacientes assistidos pela unidade.

Logo na admissão do usuário, é realizada uma avaliação individual. “A partir dos aspectos clínicos, as doenças de base e as comorbidades, como hipertensão e diabetes, é realizada uma triagem nutricional”, explica a gerente de Nutrição do HRN, Patrícia Narguis Grun. De acordo com a profissional, também é feita uma antropometria, com a medição das dimensões físicas como peso e altura, a partir da qual é traçado um diagnóstico.

“Avaliamos se a condição de saúde do paciente pode comprometer o seu estado nutricional e fazemos um planejamento do cardápio com a inclusão de suplementação alimentar, se necessário”, completa Grun. Para fechar o diagnóstico, os nutricionistas também dialogam com a equipe multiprofissional.

Os cardápios promovem uma reeducação alimentar com inclusão de frutas e verduras, redução de gordura saturada, controle de ingestão de sal e açúcar, além de incremento na ingestão de proteínas e gorduras saudáveis. “Cada paciente tem o seu cardápio planejado e calculado para a sua necessidade”, explica a nutricionista.

Obesidade

Em geral, a causa da internação do paciente no HRN não é a obesidade, mas as doenças associadas. “É uma doença que anda de mãos dadas com a diabetes, a hipertensão, a dislipidemia. É um estado inflamatório”, explica Patrícia Grun.

Os pacientes que têm comorbidades recebem orientações para seguir a dieta em casa. “Na alta hospitalar, eles são orientados verbalmente pelos nutricionistas e por escrito sobre como deve ser a alimentação para o controle das comorbidades e da obesidade ou da patologia de base pela qual o paciente foi admitido”, explica a nutricionista do HRN, Katharyna Brandão.

Hipertensa, diabética e com obesidade grau 1, a aposentada Maria Helena Dias, 71, já se acostumou à comida com pouco sal e pouco açúcar. A paciente está em sua terceira cirurgia no HRN em virtude de complicações da diabetes. “A comida aqui é ótima, de três em três horas, sem gordura”, relata. Maria Helena afirma que tenta levar os ensinamentos da dieta para seu dia a dia no retorno para casa. “Como pouco, sem exageros. O que eu posso comer igual meus filhos preparam, mas, às vezes, na casa da gente não tem tudo o que tem aqui”, diz.

Cardápios

O refeitório do HRN também contempla opções saudáveis para os colaboradores e acompanhantes. No cardápio, são oferecidas saladas, verduras e frutas, garantindo qualidade e menor volume de calorias. Diariamente, são servidos dois tipos de salada: uma crua e outra cozida com ingredientes como acelga, alface, cenoura ralada, macaxeira e batata doce. Também há três opções proteicas, uma das quais grelhada ou assada, outra cozida e uma terceira como um prato. Todos os temperos são naturais e produzidos pela equipe da cozinha do hospital.

Patrícia Narguis Grun explica que a alimentação influencia diretamente no bem-estar dos pacientes. “A qualidade nutricional atua na funcionalidade fisiológica e na saúde mental”, garante. “Temos um olhar de segurança dos alimentos, mas também buscamos o sabor e a apresentação dos pratos”, ressalta. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.