A forma como o ser humano ocupou a Amazônia nos últimos 40 anos acelerou a ameaça sobre a capacidade de a maior floresta tropical do mundo contribuir com o equilíbrio do planeta. Uma análise dos dados da série histórica do Mapbiomas sobre o uso do solo, divulgada nesta segunda-feira (15), revela que entre os anos de 1985 e 2024, o bioma perdeu 52 milhões de hectares de área de vegetação nativa. A área que foi convertida para uso humano no período representa 13% do território ocupado pelo bioma e é equivalente ao tamanho de alguns países, como a França, por exemplo . Somada ao que já havia sido afetado anteriormente, a Amazônia, em 2024, já havia perdido 18,7% da vegetação nativa, dos quais 15,3% foram ocupados por atividades humanas. “A Amazônia brasileira está se aproximando da faixa de 20% a 25% prevista pela ciência como o possível ponto de não retorno do bioma, a partir do qual a floresta não consegue mais se sustentar”, alerta o pesquisador do MapBiomas, Bruno Ferreira. De a...
Último dia também para que os candidatos manifestem interesse na lista de espera.
Termina nesta terça-feira (8) o período para matrícula dos selecionados em chamada regular no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), referente à primeira edição de 2022. O candidato que ainda não realizou a matrícula deve observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.
Os interessados em participar da lista de espera deverão manifestar seu interesse por meio da página do Sisu até a data de hoje, terça-feira (8). O candidato selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado a matrícula na instituição para a qual foi selecionado.
Confira a página de dúvidas frequentes do Sisu.
A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições, a partir de 10 de março, ocorrerá por meio do site da própria instituição.
O programa
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.