O Ministério da Saúde abriu nesta quarta-feira (17) uma consulta pública para discutir a incorporação da vacina contra o herpes zóster no Programa Nacional de Imunização (PNI). A proposta contempla idosos com 80 anos ou mais, e indivíduos imunocomprometidos a partir de 18 anos . A Consulta Pública nº 78 ficará disponível até 6 de outubro na plataforma Participa + Brasil . Até o momento, já foram registradas 75 contribuições. Qualquer pessoa pode enviar opiniões e sugestões sobre o tema. Para participar, é necessário preencher o formulário eletrônico . Os interessados podem enviar até dois arquivos com sugestões ou documentos de apoio. O envio de dados pessoais, informações sensíveis ou materiais de terceiros sem autorização não é permitido. As contribuições serão analisadas pela comissão técnica, que decidirá sobre a incorporação da vacina. Os relatórios técnicos que embasam a recomendação preliminar da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec),...
O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) aprovou, no último dia 1º de abril, as Resoluções nº 1.757/2022 e nº 1.758/2022, que dispõem sobre a criação das novas unidades da instituição no interior do Ceará.
Com as resoluções, estão criadas a Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc), no município de Quixeramobim, e a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc).
De acordo com o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, a aprovação das resoluções é “histórica para a Uece e para todo o estado do Ceará. Estamos com um percurso diferenciado, com a maior e mais qualificada política de expansão e de interiorização da Universidade e do ensino superior no estado do Ceará. É um projeto ousado que envolve uma faculdade de Ciências da Saúde que pensa o ensino, a pesquisa e a extensão, trazendo desenvolvimento e oportunidades para a região, para o interior e para todo o estado. É uma alegria que não cabe no peito.”
Inicialmente, a Facisc ofertará o curso de Bacharelado em Medicina, e a Fecisc disponibilizará os cursos de Bacharelado em Administração e de Licenciatura em Pedagogia.
Com as novas ofertas no interior do estado, a Uece terá mais 240 estudantes em um ano. Com isso, a partir da formação das primeiras turmas, o Ceará poderá contar com 80 novos médicos, 80 administradores e 80 pedagogos, anualmente.
Futuramente, a perspectiva é de crescimento para as duas faculdades. Isso porque, em até dois anos, a partir da data das resoluções, a Uece realizará levantamento de demandas nos municípios para criação de novos cursos para as unidades, beneficiando ainda mais cearenses, direta e indiretamente.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.