Pular para o conteúdo principal

*Supermercados registram aumento na procura por produtos para o Réveillon no Ceará*

  *Supermercados registram aumento na procura por produtos para o Réveillon no Ceará* _Aumento no fluxo de consumidores, crescimento nas vendas e maior procura por produtos típicos marcam o comportamento do varejo supermercadista cearense neste fim de ano_ A movimentação nos supermercados do Ceará já apresenta crescimento significativo neste período que antecede o Réveillon. De acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), o fluxo de consumidores se intensificou nos últimos dias, impulsionado pelas compras voltadas às confraternizações de fim de ano. Segundo a presidente da entidade, Cláudia Novais, esse comportamento é típico do período e tende a se acentuar à medida que a virada do ano se aproxima. “A movimentação nos supermercados é positiva e acima da média das semanas anteriores. O Réveillon concentra um volume maior de compras, especialmente para celebrações familiares e encontros entre amigos, o que impacta diretamente o fluxo nas lojas”, afirma. *Aumento no flu...

Plano de ação quer regularizar produtores de camarão no CE

 


A produção de camarão, no Ceará, tem aumentado a cada ano. Em 2020, por exemplo, foram produzidas 21 mil toneladas, o que representa um crescimento de 18,3% em relação a 2019. Atualmente, 1.300 fazendas distribuídas no interior do Estado produzem camarão em cativeiro. São cerca de 7 mil hectares de produção. Porém, o cenário atual de expansão não acompanha o processo de legalização das fazendas de carcinicultura.

     Segundo Carlos Matos, coordenador do Programa Sementes do Futuro, desenvolvido pela Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), SEDET e MAPA,  aproximadamente 80% dos produtores de camarão no Ceará trabalham na informalidade. “Apenas 20% possuem a licença ambiental emitida pela Semace. Com o objetivo de regularizar o cadastramento dos produtores, a Faec criou o Plano de Ação de Legalização dos Produtores Rurais de Carcinicultura”, explica Carlos Matos.

     O Plano faz parte das ações do Programa, que prevê ações para o desenvolvimento da agropecuária cearense para os próximos 10 anos. Legislação Ambiental; Gestão de Água; Genética e Sanidade; Sistema e Organização da produção; Governança da Cadeia; Fomento do consumo interno; Crédito; Qualificação profissional e Assistência Técnica; Fomentar a Legalização do produtor, e Exportação são os principais desafios do setor da carcinicultura.

     Para o Gerente de Controle Ambiental da Semace, Wasley Maciel Pinheiro, os produtores precisam conscientizar-se da importância do licenciamento ambiental. “A maioria desses produtores que estão irregulares não têm processo de licenciamento aberto em trâmite no órgão. Além disso, a qualidade dos projetos e a ausência da outorga da água são outros desafios que precisam ser superados”, avalia Wasley Maciel.


Carcinicultura em números

A criação de camarão em cativeiro, no Ceará, gera cerca de sete mil empregos diretos e 10 mil indiretos nos polos de Acaraú; Coeraú; Mundaú/Curu; Baixo e Médio Jaguaribe. Os dados são da Faec e apontam, ainda, um crescimento do mangue em áreas próximas às carciniculturas. Um estudo realizado pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), da Universidade Federal do Ceará, validou o aumento dos mangues.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.