Pular para o conteúdo principal

LABOMAR realiza planejamento quinquenal com instituto francês sobre pesquisas no Nordeste

 O Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará promoveu, na manhã desta terça-feira (10), reunião com representantes do Institut de Recherche pour le Développement – IRD (Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento), sediado em Marselha (França).

O encontro, que reuniu gestores, docentes e pesquisadores de outras instituições de ensino superior, abordou o planejamento das atividades de pesquisa científica para os próximos cinco anos em áreas estratégicas como mudanças climáticas, recursos hídricos, desenvolvimento sustentável, climatologia, entre outras. Agência pública vinculada aos Ministérios de Pesquisa e Inovação e de Relações Estrangeiras da França, o IRD financia projetos de cooperação internacional em países de zonas tropicais áridas e semiáridas e está presente no Nordeste brasileiro desde o fim da década de 1960.

Imagem: mesa do evento
Encontro abordou o planejamento das atividades de pesquisa científica para os próximos cinco anos em áreas estratégicas como mudanças climáticas, recursos hídricos, desenvolvimento sustentável, climatologia, entre outras (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

A diretora do LABOMAR, Profª Ozilea Menezes, abriu o evento destacando a relevância de acordos de cooperação dessa natureza para projetar internacionalmente a UFC e formar recursos humanos com excelência. Ao concluir, Ozilea parafraseou um trecho do poema "Cabra da peste", do poeta cearense Patativa do Assaré (1909-2002): "Eu sou de uma terra que o povo padece / Mas nunca esmorece, procura vencer".

"Na contemporaneidade, a colaboração interuniversitária e em redes formadas por grupos nacionais e internacionais de pesquisa é importante, porque a capacidade de criar novos conhecimentos é ampliada. Trabalhar em rede possibilita explorar a diversidade de competências complementares internas da nossa própria Universidade e externas de outras universidades parceiras e de institutos de pesquisa", pontuou a diretora do LABOMAR.

O coordenador de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) da UFC, Bruno Matos, ressaltou as colaborações existentes entre Brasil e França nas áreas de ciências marinhas, ciências agrárias e engenharias. "É uma satisfação termos eventos internacionais para discutir pesquisa e avançar nisso. Temos fortalecido cada vez mais nossa parceria com universidades francesas, principalmente com cotutelas, conseguindo duplos diplomas para os nossos estudantes de graduação e pós-graduação", afirmou Bruno Matos.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

O vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e docente do Departamento de Oceanografia daquela universidade, Prof. Moacyr Cunha de Araújo Filho, salientou que esses encontros reforçam ações colaborativas que existem há décadas entre as instituições universitárias do Nordeste do Brasil e o IRD. "É muito importante fazermos a atualização neste momento em que se faz necessário um apelo à ciência, que precisa ser valorizada. Nosso planeta precisa, mais do que nunca, de uma orientação baseada na ciência", declarou o vice-reitor da UFPE.

O vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo, representando naquela oportunidade o reitor Cândido Albuquerque, apontou as iniciativas tomadas pela gestão da UFC na área internacional, como a criação da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), a retomada de convênios com a Universidade do Arizona e a criação do escritório do EducationUSA na UFC, o único entre as universidades federais do Nordeste. O vice-reitor relembrou ainda o acordo de cooperação assinado em 2018 pelo então reitor Henry Campos e o IRD, com projetos de pesquisa e de extensão voltados ao semiárido nordestino.

Imagem: mesa com pesquisadores franceses
Encontro de planejamento é considerado ocasião única para reafirmar laços construídos entre Brasil e França nos campos da ciência e tecnologia (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

"A atual administração da UFC tem feito um esforço muito grande para apoiar a internacionalização e as parcerias com universidades no Brasil e no exterior. Hoje, nós estamos aqui revitalizando a parceria e fortalecendo a união entre a UFC e o IRD, e isso mostra o empenho da UFC e de suas unidades acadêmicas, em especial do LABOMAR, nesse sentido", comentou o Prof. Glauco.

Para a diretora-geral-adjunta do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), Corinne Brunon-Meunier, o encontro de planejamento é uma ocasião única para reafirmar os laços construídos entre Brasil e França nos campos da ciência e tecnologia. A gestora mencionou a vocação do IRD para investir no desenvolvimento de áreas tropicais e mediterrâneas espalhadas pelo mundo. "Temos falado da importância da internacionalização, do serviço prestado pela ciência para a sociedade e da maneira de trabalharmos juntos. Só poderemos progredir com o conhecimento do ensino superior e da pesquisa de alto nível e, graças à cooperação, vamos conseguir nos fortalecer mutuamente e chegar a diretrizes que nos façam avançar", ponderou Corinne Brunon-Meunier.

Na sequência dos discursos das autoridades, foram feitas apresentações de projetos estruturantes financiados pelo IRD na América do Sul, na África e na Europa, como o laboratório conjunto internacional TAPIOCA (Tropical Atlantic Interdisciplinary Laboratory on Physical, Biogeochemical, Ecological and Human Dynamics), dedicado a estudos dos espaços marinhos no Atlântico tropical e no Norte e Nordeste do Brasil, e o Rainsmore, uma iniciativa de observação meteorológica global e de análise de chuvas a partir de radares e redes de telecomunicações.

Fonte: Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC – e-mail: labomar@ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.