Pular para o conteúdo principal

Investigado é preso em flagrante pela Polícia Civil por comercializar medicamentos sem autorização na Capital

  Na ação, a PCCE apreendeu com o alvo, canetas de medicamento de origem estrangeira e ampolas com substâncias fazendo referência ao medicamento tirzepatida, além de seringas e materiais farmacêuticos Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou, na manhã desta quinta-feira (15), na prisão em flagrante, de um homem, de 30 anos, no bairro José de Alencar, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. Com o suspeito, foram apreendidos 106 ampolas com substâncias ainda pendentes de identificação fazendo referência ao medicamento tirzepatida, quatro canetas de medicamento de provável origem estrangeira, seringas e material para comercialização dos produtos. A investigação foi coordenada pelo Núcleo Operacional (NO) do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com apoio da Delegacia de Narcóticos (Denarc), após informações repassadas pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PCCE. A prisão do indivíduo foi realizada em um imóvel no ...

DECON interdita empresa envasadora de água por apresentar risco sanitário à saúde do consumidor

 

O Programa Estadual de Defesa e Proteção do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), fiscalizou, nos dias 31 de maio e 1º de junho, quatro empresas envasadoras de água adicionadas de sais minerais localizadas em Fortaleza. Destas, três foram autuadas, sendo que uma foi interditada por apresentar aspectos totalmente inapropriados para o funcionamento. O principal ponto verificado foi a qualidade da água comercializada, se a mesma estava dentro dos parâmetros higiênico-sanitários permitidos por lei. 

Importante salientar que o órgão tem o dever de coibir práticas abusivas. Além disso, o DECON alerta sobre a importância do consumidor verificar e solicitar esclarecimentos sobre o local de comercialização da água que consome, se o local está em conformidade e se o produto possui procedência idônea. 

Durante as fiscalizações foram verificados, ainda, o controle de limpeza do poço (casa de captação), as tubulações em correto funcionamento com identificação, a higienização da sala de envase e equipamentos, a devida manutenção dos reservatórios, a validade dos garrafões e limpeza, o rótulo com todas as informações sobre a indústria, a validade dos produtos químicos utilizados, a validade e troca dos filtros de tratamento de água para consumo humano, informações sobre preço e formas de pagamento. 

O DECON utilizou para realizar a fiscalização o embasamento legal da Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA (RDC 182/2017), que dispõe sobre as boas práticas para industrialização, distribuição e comercialização de água adicionada de sais, e o Código de Defesa do Consumidor. As empresas têm 20 dias para apresentarem defesa. A operação de fiscalização foi motivada por diversas denúncias recebidas pelo órgão consumerista, informando sobre práticas ilegais realizadas nesse segmento. O DECON continuará a fiscalização pelos próximos dias na capital e no interior. 

As empresas fiscalizadas foram as seguintes: 

No dia 31: 

Kero Mais: no bairro Vila Peri – Auto de infração: encontrado vazamentos em um dos reservatórios e sem aspecto de conservação; não comprovou a troca periódica dos filtros; 

Água São Mateus: no bairro Passaré – Auto de Infração e Interdição cautelar de suas atividades: Casa de captação (poço) suja e com focos de contaminação e condições higiênico-sanitárias insatisfatória; canalização da água para consumo humano com vazamento e sem identificação visível do seu fluxo; não comprovou os testes de qualidade da água; encontrado vazamentos em um dos reservatórios. 

A água não estava sendo produzida, armazenada e distribuída de forma a evitar contaminação microbiológica; não comprovou a troca periódica dos filtros; não comprovou a higienização das tampas dos garrafões; a sala de envase em estado inapropriado de higiene e conservação, com goteiras e mofo pelo teto; não havia controle de qualidade da água captada; não apresentou o certificado de controle de pragas; sem registro no Conselho Regional de Química; não havia precificação dos produtos. 

No dia 1º: 

Água Ouro Azul: no bairro Mondubim – Relatório de Visita: Não apresentou nenhuma irregularidade. 

Plurágua: no bairro Mondubim – Auto de Infração: Casa de captação (poço) suja e com focos de contaminação e condições higienico-sanitárias insatisfatória; parte da canalização encontrava-se sob o solo, impossibilitando o acesso para inspeção visual; canalização não se encontrava devidamente identificada. 

A equipe de fiscalização do DECON está disponível para receber reclamação ou denúncia de consumidores via WhatsApp através dos números: (85) 98685-6748; telefone: (85) 3452-4508; e-mail: decon.fisc@ana-teixeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.