Pular para o conteúdo principal

ESPETÁCULO "ARIADNE - CARTOGRAFIAS DE UM LABIRINTO" INTEGRA PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE ANIVERSÁRIO DE 112 ANOS DO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

 








A peça é uma realização da Companhia Crisálida de Teatro, tendo estreado o espetáculo em formato audiovisual e agora realiza sua primeira temporada presencial


O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe neste mês de junho o espetáculo "Ariadne - Cartografias de um labirinto". As apresentações seguem nos dias 15 e 22 de junho, na Sala de Teatro Nadir Sabóia, no prédio Anexo - CENA. As sessões acontecem às 20h. O espetáculo é uma realização da Companhia Crisálida de Teatro, que agora se apresenta de forma presencial, tendo estreado em formato audiovisual. A montagem integra a programação do mês de aniversário de 112 anos do Theatro José de Alencar.


“Ariadne - Cartografias de um Labirinto” faz uma releitura do mito grego em conexão com a atualidade. Por meio de uma experiência sensorial, a peça convida todos a se colocarem no trajeto de "Ariadne", o alter-ego do deus do teatro Dioniso, a senhora do Labirinto, dona do fio da intuição.


Num mundo em ruínas, ao desvendar tragédias familiares e conflitos pessoais, a personagem mitológica vive a busca de se encontrar com a sua força interior. A cena propõe ampliar e ressignificar algumas questões que o mito traz, tais como o amor, o medo, a morte, a prisão, o abandono, a dor que habita os silêncios, a violência contra a mulher, a complexidade das relações políticas e sociais, e a necessidade humana de sobreviver. 


"Através do teatro, damos ouvidos à voz da consciência e ansiamos por uma metamorfose poética, individual e social, ao falar dos labirintos da alma humana e de questões urgentes da atualidade", conta Rafaely Santos, atriz da peça. 


O espetáculo foi escrito e dirigido por Juliana Veras e é objeto de pesquisa do seu Mestrado Profissional em Artes junto ao Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/PPGARTES-IFCE. A peça tem pesquisa com Elaine Cristina, Eloiza Temóteo, Jéssy Santos, Ohana Sancho, Paulo de Souza e Rafaely Santos, que juntos compõem, com Juliana, a Companhia Crisálida. 


A peça de teatro viveu o período do seu processo de criação em plena pandemia mundial da Covid-19. Juliana Veras explica que o isolamento social levou o grupo a conceber o espetáculo inicialmente em formato de vídeo. "Em um momento ainda difícil da pandemia, realizamos a filmagem no Theatro José de Alencar, sem público. Esse reencontro com o equipamento é um momento simbólico de virada para nós, de poder ocupar o TJA e a Sala de Teatro Nadir Sabóia dialogando com o público em outros formatos, além do visual e do auditivo", comenta a diretora.  


A versão em vídeo do espetáculo foi exibida na tela do Cineteatro São Luiz, de forma pioneira, para o público de cinema, inaugurando o formato de teatro-cinema projetado pela primeira vez na casa. O espetáculo já foi assistido no Youtube, Teatro Dragão do Mar, Cuca Barra e na Casa Absurda. 


SERVIÇO 


Espetáculo "Ariadne - Cartografias de um labirinto"


Dias: 15 e 22 de junho (Quartas)

Sessões: 20h 

Local: Theatro José de Alencar - Sala de Teatro Nadir Papi Sabóia, Anexo CENA (entrada pela Rua 24 de Maio, 600 - Centro)


Duração: 40 Minutos

Classificação Indicativa: 12 anos

Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia). Vendas antecipadas no site da Sympla. Vendas na bilheteria do teatro (espécie/Pix) disponível uma hora antes de cada sessão. https://www.sympla.com.br/ariadne---cartografias-de-um-labirinto---temporada-presencial__1601443


Protocolos: É obrigatória a apresentação do comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19(mínimo de duas doses para pessoas com 12 anos ou mais), acompanhado de documento oficial com foto.


Instagram: @ciacrisalida 


Sinopse: 


“Todo mundo tem um fio de ouro que se chama intuição.

Esse fio tem cor, temperatura, e tem o tamanho

da extensão infinita da alma humana”

Juliana Veras, Ariadne.


Qual a trajetória que nossa intuição aponta? Quando nos percebemos num mar de tempestades e dúvidas, quais horizontes vislumbramos? O que nos impede de seguir?


“Ariadne - Cartografias de um Labirinto” é um convite a uma navegação de desbravamento de si e do mundo. A cena propõe um mergulho no mito do fio de Ariadne, redesenhando rotas de possibilidades em meio a um mar de sonhos, amores, medos, desejos, enfrentamentos e descobertas, ante à necessidade humana de ouvir sua voz interior, seguir em frente e sobreviver.


O espetáculo é uma afronta contra o medo e a dúvida dos tempos labirínticos em que vivemos,mirando a coragem e a intuição.


– Vamos embarcar juntos?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que