ESPETÁCULO "ARIADNE - CARTOGRAFIAS DE UM LABIRINTO" INTEGRA PROGRAMAÇÃO DO MÊS DE ANIVERSÁRIO DE 112 ANOS DO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR
A peça é uma realização da Companhia Crisálida de Teatro, tendo estreado o espetáculo em formato audiovisual e agora realiza sua primeira temporada presencial
O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe neste mês de junho o espetáculo "Ariadne - Cartografias de um labirinto". As apresentações seguem nos dias 15 e 22 de junho, na Sala de Teatro Nadir Sabóia, no prédio Anexo - CENA. As sessões acontecem às 20h. O espetáculo é uma realização da Companhia Crisálida de Teatro, que agora se apresenta de forma presencial, tendo estreado em formato audiovisual. A montagem integra a programação do mês de aniversário de 112 anos do Theatro José de Alencar.
“Ariadne - Cartografias de um Labirinto” faz uma releitura do mito grego em conexão com a atualidade. Por meio de uma experiência sensorial, a peça convida todos a se colocarem no trajeto de "Ariadne", o alter-ego do deus do teatro Dioniso, a senhora do Labirinto, dona do fio da intuição.
Num mundo em ruínas, ao desvendar tragédias familiares e conflitos pessoais, a personagem mitológica vive a busca de se encontrar com a sua força interior. A cena propõe ampliar e ressignificar algumas questões que o mito traz, tais como o amor, o medo, a morte, a prisão, o abandono, a dor que habita os silêncios, a violência contra a mulher, a complexidade das relações políticas e sociais, e a necessidade humana de sobreviver.
"Através do teatro, damos ouvidos à voz da consciência e ansiamos por uma metamorfose poética, individual e social, ao falar dos labirintos da alma humana e de questões urgentes da atualidade", conta Rafaely Santos, atriz da peça.
O espetáculo foi escrito e dirigido por Juliana Veras e é objeto de pesquisa do seu Mestrado Profissional em Artes junto ao Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/PPGARTES-IFCE. A peça tem pesquisa com Elaine Cristina, Eloiza Temóteo, Jéssy Santos, Ohana Sancho, Paulo de Souza e Rafaely Santos, que juntos compõem, com Juliana, a Companhia Crisálida.
A peça de teatro viveu o período do seu processo de criação em plena pandemia mundial da Covid-19. Juliana Veras explica que o isolamento social levou o grupo a conceber o espetáculo inicialmente em formato de vídeo. "Em um momento ainda difícil da pandemia, realizamos a filmagem no Theatro José de Alencar, sem público. Esse reencontro com o equipamento é um momento simbólico de virada para nós, de poder ocupar o TJA e a Sala de Teatro Nadir Sabóia dialogando com o público em outros formatos, além do visual e do auditivo", comenta a diretora.
A versão em vídeo do espetáculo foi exibida na tela do Cineteatro São Luiz, de forma pioneira, para o público de cinema, inaugurando o formato de teatro-cinema projetado pela primeira vez na casa. O espetáculo já foi assistido no Youtube, Teatro Dragão do Mar, Cuca Barra e na Casa Absurda.
SERVIÇO
Espetáculo "Ariadne - Cartografias de um labirinto"
Dias: 15 e 22 de junho (Quartas)
Sessões: 20h
Local: Theatro José de Alencar - Sala de Teatro Nadir Papi Sabóia, Anexo CENA (entrada pela Rua 24 de Maio, 600 - Centro)
Duração: 40 Minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia). Vendas antecipadas no site da Sympla. Vendas na bilheteria do teatro (espécie/Pix) disponível uma hora antes de cada sessão. https://www.sympla.com.br/ariadne---cartografias-de-um-labirinto---temporada-presencial__1601443
Protocolos: É obrigatória a apresentação do comprovante com o esquema vacinal completo contra a Covid-19(mínimo de duas doses para pessoas com 12 anos ou mais), acompanhado de documento oficial com foto.
Instagram: @ciacrisalida
Sinopse:
“Todo mundo tem um fio de ouro que se chama intuição.
Esse fio tem cor, temperatura, e tem o tamanho
da extensão infinita da alma humana”
Juliana Veras, Ariadne.
Qual a trajetória que nossa intuição aponta? Quando nos percebemos num mar de tempestades e dúvidas, quais horizontes vislumbramos? O que nos impede de seguir?
“Ariadne - Cartografias de um Labirinto” é um convite a uma navegação de desbravamento de si e do mundo. A cena propõe um mergulho no mito do fio de Ariadne, redesenhando rotas de possibilidades em meio a um mar de sonhos, amores, medos, desejos, enfrentamentos e descobertas, ante à necessidade humana de ouvir sua voz interior, seguir em frente e sobreviver.
O espetáculo é uma afronta contra o medo e a dúvida dos tempos labirínticos em que vivemos,mirando a coragem e a intuição.
– Vamos embarcar juntos?
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.