Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão para entrega de carteiras de identificação para pessoas autistas A ação tem o objetivo de reduzir a fila de espera pelo documento e diminuir o tempo entre a solicitação e recebimento da carteira

  Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta terça-feira (02/04), um mutirão de entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Durante todo o mês, serão entregues duas mil carteiras de forma descentralizada em todas as Secretarias Executivas Regionais (SERs). A ideia é zerar a fila de espera para quem já solicitou e diminuir o tempo entre as novas solicitações e o recebimento. A emissão da CIPTEA, que completa um ano neste mês, tem como objetivo inibir as barreiras atitudinais no atendimento às pessoas autistas, ou seja, atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Ao apresentá-la, torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social. "Essa é uma forma de garantir um dir

Espetáculo gratuito unindo o erudito e o popular na Concha Acústica celebra 67 anos de instalação da UFC

 O aniversário de 67 anos de instalação da Universidade Federal do Ceará será comemorado com um evento aberto ao público e gratuito no próximo dia 24 (sexta-feira), às 17h, na Concha Acústica da Reitoria (Av. da Universidade 2853  Benfica). No palco, vão se apresentar dois grupos artísticos atuantes da Universidade: o Oré Anacã  Grupo de Dança Popular da UFC e a Camerata de Cordas da UFC. A produção do espetáculo ocorre numa parceria entre a Secretaria de Cultura, a Pró-Reitoria de Extensão (PREX) e o Cerimonial, todos da UFC, e os grupos mencionados.

Camerata de Cordas da UFC é um grupo artístico sob coordenação da Profª Liu Man Ying, do Curso de Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA), que serve de apoio a atividades de extensão desenvolvidas na UFC, como o ensino coletivo de cordas friccionadas. Os cursos são abertos ao público e oferecem aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico.

Imagem: A Camerata da UFC preparou um repertório com músicas eruditas e populares (Foto: Divulgação)
A Camerata da UFC preparou um repertório com músicas eruditas e populares (Foto: Divulgação)

Na celebração dos 67 anos de instalação da UFC, a Camerata apresentará um concerto com o seguinte programa: Serenata, de Alberto Nepomuceno; Verão, primeiro movimento de “As Quatro Estações”, de Vivaldi; Mucuripe, de Belchior, com arranjo de Inácio Saldanha; “Assum Preto”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, com arranjo de Levi Bento; e “Libertango”, de Astor Piazzola, com arranjo de Paulo Leniuson.

Já o Oré Anacã  Grupo de Dança Popular da UFC, coordenado pelo Prof. Marcos Campos, do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), apresentará dois números: o Maracatu Pernambucano e o Boi-Bumbá.

Criado em 2011 pelo Prof. Marcos Campos, o Oré Anacã, Grupo de Dança Popular da UFC é um projeto de extensão vinculado ao IEFES que promove a formação acadêmica e artística dos integrantes através da criação e pesquisa em dança popular, a partir de pesquisas realizadas com grupos e manifestações tradicionais da cultura popular brasileira.

Imagem: No espetáculo, o Oré Anacã, Grupo de Dança Popular da UFC, apresentará os números Maracatu Pernambucano e Boi Bumbá (Foto: Cláudio Etges)
No espetáculo, o Oré Anacã, Grupo de Dança Popular da UFC, apresentará os números Maracatu Pernambucano e Boi Bumbá (Foto: Cláudio Etges)

PATRIMÔNIO CEARENSE – A Universidade Federal do Ceará é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação fruto de um amplo movimento de opinião pública e esforços da sociedade cearense. Criada oficialmente pela Lei n° 2.373, de 16 de dezembro de 1954, e instalada em sessão no dia 16 de junho de 1955, a UFC foi inicialmente constituída pela Escola de Agronomia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia. Teve como reitor fundador o Prof. Antônio Martins Filho.

Aos 67 anos, a UFC é hoje considerada uma das maiores e melhores universidades brasileiras. Além de três campi em Fortaleza (Benfica, Pici e Porangabuçu), a UFC se estendeu para o interior cearense e conta com campus em Sobral, Quixadá, Crateús, Russas e Itapajé.

De acordo com o Anuário Estatístico da UFC 2022 (Base 2021), a Instituição oferece à sociedade 122 cursos de graduação, 144 de pós-graduação (51 de doutorado, 81 de mestrado e 12 de especialização), além de 1.023 ações de extensão (entre cursos, projetos, programas, estágios e outras) e realização de pesquisas que colaboram para destacadas posições em rankings nacionais e internacionais.

Ressalte-se, na atual gestão do reitor Cândido Albuquerque, a conquista de 29 novas patentes e iniciativas como a inauguração do Condomínio do Empreendedorismo e Inovação; desenvolvimento, junto com outras instituições cearenses, do capacete Elmo, um marco na pandemia da covid-19, que evitou intubação e mortes de pacientes.

Ainda na linha de integração com empresas e entidades privadas e públicas, a UFC tem relevante participação no projeto de hub de hidrogênio verde no Porto do Pecém, para citar alguns motivos a serem comemorados neste 67º aniversário da Instituição.

Obtenha mais dados sobre a Universidade no Anuário Estatístico da UFC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.