O vice-presidente Adail Júnior (PDT) deu início a sessão ordinária desta quinta-feira, 2, manifestando pesar pela morte da ex-vereadora, ex-presa política durante o regime militar e professora Rosa da Fonseca, que faleceu ontem, aos 73 anos de idade. O parlamentar solicitou um minuto de silêncio e em seguida levantou a sessão.
Rosa lutava contra um câncer de ovário e morreu vítima de insuficiência respiratória aguda, no Hospital São Carlos. O velório está sendo realizado na Funerária Ethernus, no bairro Aldeota, ficando aberto ao público até às 15h. O sepultamento será às 16h, no cemitério Parque da Paz, no Bairro Passaré.
“Era uma combatente, todos nós conhecemos e sabemos da história da Rosa, guerreira e exemplo de força. Todas as mulheres que sonhavam em chegar à Câmara Municipal se espelhavam nela. Contribuiu para a ação e reorganização dos movimentos sociais do país. Foi sindicalista e notabilizou nos últimos anos uma forte oposição ao presidente Bolsonaro. Hoje nos despedimos de Rosa prestando um minuto do silêncio em homenagem a essa merecida e eterna lutadora, guerreira, que deixou seu legado para todos nós”, afirmou Adail Júnior.
Mulher de luta
Natural de Quixadá, município do interior do Ceará, Rosa Maria Ferreira da Fonseca Nascimento, nasceu no dia 24 de abril de 1949. Foi estudante de ciências sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC) e militante do movimento estudantil na época do regime militar, sendo inclusive presa política e vítima de tortura antes de fundar, em 1973, o grupo Crítica Radical. Após ser presa, ela não pôde continuar a graduação.
Ao lado de Jorge Paiva, Célia Zanetti, Maria Luiza Fontenele e outros militantes, Rosa contribuiu para a ação e reorganização dos movimentos sociais nos últimos trinta anos de história política no Brasil. Foi eleita vereadora de Fortaleza pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 1992, sendo a segunda mais votada no pleito municipal.
Rosa também foi professora da rede municipal de Fortaleza, sindicalista e presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Ceará. Além de apoiadora de destaque na administração da companheira Maria Luiza Fontenele na Prefeitura de Fortaleza.
Foto: Érika Fonseca
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.