Pular para o conteúdo principal

PMCE apreende arma de fogo e entorpecentes em terreno abandonado em São Gonçalo do Amarante

  A Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu uma arma de fogo e drogas na localidade de Lagoa Seca, no município de São Gonçalo do Amarante, na manhã da última terça-feira (23). Após receber informações de que indivíduos estariam traficando drogas e portando arma de fogo na região, os policiais do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) se deslocaram até o local indicado para averiguação. Embora nenhum suspeito tenha sido localizado nas imediações, a denúncia apontava de forma detalhada o local onde o material ilícito estaria escondido. Durante varredura na área, os militares encontraram o material enterrado em um terreno aparentemente abandonado. No local também foi encontrado um revólver calibre .38 com sete munições intactas, 339 gramas de maconha, 23 gramas de cocaína, 12 gramas de crack, além de uma balança de precisão. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante, onde ficou à disposiçã...

Assembleia recebe representantes de comunidades atingidas pela mineração

 Assembleia recebe representantes de comunidades atingidas pela mineração

Foto: Dário Gabriel
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT) recebeu, na tarde desta terça-feira(05/07), no Salão Nobre da Alece, uma comissão formada por representes de movimentos sociais para tratar sobre a mineração na região de Novo Oriente, Quiterianópolis e Crateús.

O deputado Renato Roseno (Psol), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Alece, participou do encontro com os representes dos municípios atingidos diretamente pelo problema da mineração na região.

Ele informou que vem acompanhando o acidente que aconteceu em 2019, quando ocorreu foi um grave crime ambiental, em que resíduos da mineração de ferro foram despejados no açude “Flor do Campo” e no entorno causando uma série de problemas como o adoecimento das pessoas, perda de pecuária, queda na produção agrícola e na piscicultura, em especial, dos pescadores do Flor do Campo e que até hoje não foi feita a devida recuperação da área.

O parlamentar acrescentou que em razão das chuvas, os resíduos da mineração foram “carreados” para o açude “Flor do Campo”, que abastece a região, e também para o Rio Poty. “Até hoje não conseguimos ainda entrar com as ações de reparação nas ações judiciais de indenização porque o tamanho do impacto ambiental não foi medido”, afirmou.

Renato Roseno disse que na reunião foi firmada uma parceria da Assembleia Legislativa, por meio das Comissões de Direitos Humanos e Cidadnioa e de Meio Ambiente e o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) para buscar compreender, através de estudo do Nutec, o tamanho da extensão do acidente ocorrido em 2019, para poder entrar com as ações de reparação, para cuidar da saúde pública e do meio ambiente.

O parlamentar disse ainda que esse acidente é um grande aprendizado. “Hoje nós temos três mil atividades de mineração no Ceará e a gente tem que aprender com isso que aconteceu em Quiterianópolis e Novo Oriente, para que possamos tirar as lições para que esse tipo de acidente não aconteça nessas outras três mil atividades de mineração no Estado”, pontuou.

A vice-prefeita de Novo Oriente, Jane Chaves, disse que desde o acidente de 2019, a cidade passa por problemas ocasionados pela instalação da mineradora em Quiterianópoles, com a contaminação do açude “Flor do Campo” que abastece Novo Oriente e Cratéus. Segundo ela, a contaminação também está causando danos na área pesqueira como a contaminação dos peixes.

O gerente de negócios do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Gabriel Aguiar , explicou que, já em 2019, a Assembleia Legislativa realizou um estudo na região que identificou uma contaminação de metais em amostras de solo, água e sedimentos. "Agora, o Nutec vai ampliar esse estudo, a pedido da Assembleia, e tentar ampliar a área de pesquisa para aprofundar essa pesquisa que já foi realizada no ano de 2019, analisando também peixes e hortaliças. Vai ser um estudo mais robusto, mais representativo e ainda mais elucidativo do que o de 2019", afirmou.

De acordo com a representante do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Naiane Araújo, o movimento aguardava muito essa reunião por conta de todos os agravantes dos impactos ambientais da mineração, causados através da empresa Globest, no território de Quiterianópolis e adjacências.

Para ela, o estudo deve vir para avançar com análise dos peixes dos açudes do território que foi atingido pelo metal pesado da mineração, assim como hortaliças, porque muitos agricultores foram atingidos diretamente e não se sabe qual o teor de contaminação que tem nessas hortas. "Aqui também foi deliberado um estudo mais aprofundado da água, fazendo uma análise de água

Também participaram da reunião o deputado Joevá Mota (PDT), moradores e demais representes das comunidades de Novo Oriente e Quiterianópolis e o Escritório Frei Tito de Alencar da Alece.

WR/CG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.