Em mais um dia de euforia no mercado financeiro, a bolsa subiu pela 14ª vez seguida e superou a marca dos 155 mil pontos, em um novo recorde. O dólar caiu para o menor valor desde o fim de setembro, com a expectativa de fim do shutdown (paralisação do governo) nos Estados Unidos. O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta segunda-feira (10) aos 155.257 pontos, com alta de 0,77% . Em alta durante toda a sessão, a bolsa brasileira foi impulsionada principalmente por ações de petroleiras, mineradoras e bancos. O indicador bateu recorde pela 11º vez consecutiva e está perto de igualar a sequência de 15 altas entre maio de junho de 1994, pouco antes do Plano Real. Com alta de 3,82% apenas em outubro, a bolsa brasileira sobe 29,08% em 2025. Essa é a maior alta anual acumulada desde a valorização de 31,58% registrada em 2019. No mercado de câmbio, o dia também foi positivo. O dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,307, com recuo de R$ 0,029 (-0,55%). A cotação operou...
Check-up cardíaco e avaliação cardiopulmonar são aliados na prevenção de doenças durante exercícios físicos
A prática de atividades físicas ajuda na manutenção da saúde física e mental. Sair do sedentarismo ou retomar atividades é um desafio para muitas pessoas e consenso em indicação entre especialistas. Entretanto, a prática de exercícios requer atenção e, em alguns casos, uma avaliação médica mais completa e detalhada. Segundo Lucas Andrade, pneumologista do Grupo OTO, que integra a Kora Saúde no Ceará, há uma série de medidas para evitar complicações.
“Além do tradicional check-up do coração, com exames laboratoriais e de imagens, o teste ergoespirométrico é um grande aliado. Não apenas para pessoas que pretendem começar a se exercitar, mas também para atletas e indivíduos submetidos à grande demanda de esforço”, explica o médico. O teste cardiopulmonar ou ergoespirometria consiste na combinação de um teste ergométrico convencional com a análise do ar exalado pelo paciente, permitindo avaliação mais completa do comportamento do coração e do pulmão diante do esforço físico.
Ele é indicado na avaliação de intolerância ao exercício físico; mensurar a gravidade de patologias do coração e do pulmão; liberação para atividade física em indivíduos com comorbidades; avaliação pré-operatória de cirurgias pulmonares; avaliação pré-transplante cardíaco; prescrição de frequência cardíaca ideal de treino em atletas; orientação pré e pós reabilitação cardiopulmonar; dentre outras indicações.
Na ergoespirometria, o paciente é submetido a níveis de esforços distintos. Seja em esteira ergométrica ou bicicleta estacionada, a análise gasométrica é realizada com auxílio de uma máscara facial ou sistema bucal. “Sempre monitorado, o paciente ainda é submetido a exames de eletrocardiograma, oxímetro de pulso e medidas da pressão arterial durante todo o teste”, reforça Lucas. Para o especialista, o check-up cardíaco e o teste ergoespirométrico são fortes aliados na prevenção e no acompanhamento de doenças cardíacas e pulmonares.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.