O Brasil vendeu ao exterior, em 2025, 40,04 milhões de sacas de 60 quilos (kg) de café, uma queda de 20,8% em relação a 2024. No entanto, a receita da exportação do produto no ano passado bateu recorde: US$ 15,586 bilhões, um aumento de 24,1% na comparação com o ano anterior. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (19), são do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). A receita das vendas ao exterior registrada em 2025 é a maior desde 1990 , quando a Cecafé iniciou o levantamento. As exportações brasileiras tiveram como destino 121 países. De acordo com o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, o recorde é resultado do aumento do valor do produto em 2025 e de investimentos do setor em qualidade. “Tivemos médias mensais de preço maiores em 2025 e nossos cafeicultores, bem organizados, mantêm seus investimentos em tecnologia, inovação e qualidade, o que eleva o patamar dos cafés do Brasil e, consequentemente, o seu valor. Não à toa, somos a única o...
A aplicação seguirá sem necessidade de agendamento prévio, na modalidade de livre demanda
A partir desta quinta-feira (28/07), a Prefeitura de Fortaleza inicia a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos que receberam a segunda dose há, no mínimo, quatro meses. A aplicação seguirá a modalidade de livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, nos locais que estiverem realizando vacinação contra Covid-19, conforme a programação diária divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza. (fortaleza.ce.gov.br).
Na última quinta-feira (21/07), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) recomendou a aplicação da terceira dose para crianças de 5 a 11 anos. A ampliação leva em conta o fortalecimento da proteção contra a Covid-19 em meio ao cenário epidemiológico atual, considerando, também, a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da terceira dose neste público.
Em Fortaleza, até a última terça-feira (26/07), cerca de 107 mil crianças de 5 a 11 anos já estão com o esquema primário de vacinação completo, composto por duas doses. O quantitativo equivale a 38% da estimativa populacional do público desta faixa etária, que é de aproximadamente 284 mil pessoas.
“Estamos com uma baixa adesão das crianças à vacina contra a Covid-19, em um momento epidemiológico com registros de casos mais graves nesse público. É importante que os pais assumam o compromisso de manter a proteção dos seus filhos”, ressalta Ana Estela Leite, titular da Saúde de Fortaleza.
Documentos necessários
Ao comparecer ao centro de vacinação, as crianças devem apresentar os documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência atualizado e o cartão de vacinação. Aquelas que não possuem RG poderão levar a certidão de nascimento junto a um documento com foto, que pode ser o bilhete único ou a carteira estudantil.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.