Pular para o conteúdo principal

Sebrae promove a criação e o desenvolvimento de novos ambientes de inovação no Paraná

 

27 iniciativas participam da edição de 2022, do Programa Habitats PR de Inovação

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo, apoiar o desenvolvimento e a criação de novos ambientes de inovação no Paraná, o Sebrae promove o Programa Habitats PR de Inovação. Até o final deste ano, 27 ecossistemas irão participar de encontros com workshops e mentorias, ações que fazem parte da jornada de ambientes promotores de inovação que visam a capacitação e consolidação de startups e negócios inovadores. 

O programa é voltado para universidades, associações, prefeituras e empresas privadas que possuem espaços como hubs de inovação, parques tecnológicos, coworking, espaços makers, incubadoras e pré-incubados, além de aceleradoras e pré-aceleradoras. Nos últimos dois anos no Paraná, foram realizadas cerca de 2000 mil horas de capacitação e 700 workshops com a participação de 63 ecossistemas de inovação. 

“Vamos apoiar esses espaços para que o desenvolvimento ocorra de maneira mais estruturada e efetiva, para que empresas inovadoras ou de bases tecnológicas estimulem as regiões e o estado, com competitividade no mercado e maior valor agregado”, afirma o consultor do Sebrae Paraná, Michael Douglas Camilo.

Ao todo, o Paraná conta com mais de 100 habitats de inovação. Um deles é o Smart Space, realizado no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), em Maringá. Criado em 2021, o ambiente tem como foco criar pontes entre alunos e o mercado de trabalho por meio do fomento ao empreendedorismo. 

Em seu primeiro ano, foram realizadas 27 ações, dentre as quais o “Projeto Esperançar”, ação em que os alunos podem acompanhar um case fictício e participar de diversos workshops para auxiliar no desenvolvimento da ideia. Os projetos se mantêm em 2022 e a organização espera lançar novas ações durante o segundo semestre. 

“O Smart Space oportuniza aos nossos alunos a transformação da sua carreira por meio do surgimento de novas ideias de negócios. Maringá é um celeiro, e a parceria com o Sebrae oportuniza a conexão com outros espaços de inovação. Além disso, a parceria com a UniCV proporciona diversos caminhos de capacitação, desenvolvimento de novos projetos de ideação, bem como a de visitas técnicas aos nossos alunos e professores”, diz o reitor do UniCV, José Carlos Barbieri. 

Hoje, o espaço tem como intuito a geração de novas ideias para a solução de demandas atuais e podem participar alunos, ex-alunos e comunidade externa. O Smart Space ainda possui parceria com outros ambientes de inovação de Maringá e também com empresas que apoiam o desenvolvimento de projetos. 

Em 2022, o Programa Habitats PR de Inovação traz workshops individuais para cada habitat. Entre os temas estão a contextualização do habitat de inovação, modelo de negócios, processo de seleção de empreendedores, desenvolvimento do empreendimento, processo de graduação e relacionamento com graduadas, gerenciamento básico e plano de implementação. Por fim, após a realização dos workshops, a equipe do Sebrae irá acompanhar a implementação das ações propostas e realizar um encontro com participantes do ecossistema para apresentar os resultados. 

Iniciativas e instituições que integram a edição 2022 do programa

  • Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) – Foz do Iguaçu;
  • Centro Universitário de União da Vitória (UniUv) – União da Vitória;
  • Centro Universitário UniFatecie e Prefeitura de Paranavaí – Paranavaí;
  • Clube da Robótica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Ponta Grossa;
  • Faculdade Alfa (UniAlfa) – Umuarama;
  • Faculdade da Indústria – São José dos Pinhais;
  • Faculdade de Pinhais (FAPI) - Pinhais;
  • Funcional Contabilidade – Cascavel;
  • Fundação Educere, Prefeitura de Campo Mourão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Sicoob – Campo Mourão;
  • Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) – Cascavel;
  • Instituto do Ecossistema de Inovação de Londrina - Londrina;
  • Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Prefeitura de Colombo - Colombo;
  • IFPR – Arapongas;
  • IFPR – Palmas;
  • IFPR – Pitanga;
  • IFPR – União da Vitória;
  • Prefeitura de Cianorte – Cianorte;
  • Prefeitura de Ivaiporã - Ivaiporã;
  • Prefeitura de Jandaia do Sul – Jandaia do Sul;
  • Prefeitura de Japurá - Japurá;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – Curitiba;
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrail (Senai) – Toledo;
  • Universidade Positivo – Curitiba;
  • UTFPR – Curitiba;
  • UTFPR – Medianeira;
  • UTFPR – Ponta Grossa;
  • UTFPR – Toledo.

Destaque nacional

Em 2021, os ecossistemas de inovação paranaenses foram destaques no Prêmio Nacional de Inovação, evento realizado pelo Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre os 44 finalistas, o Paraná teve nove representantes e recebeu cinco prêmios, com destaques nas categorias voltadas para pequenos negócios, ecossistemas de inovação, médias e grandes empresas, onde representantes do estado obtiveram a primeira colocação.

Os ganhadores foram o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (PR), na categoria “Estágio Inicial” dos Ecossistemas de Inovação; a Oficina do Sorvete (Foz do Iguaçu), na “Inovação e Sustentabilidade” em Micro e Pequenas Empresas; a Tecnospeed (Maringá), na “Gestão da Inovação” em Médias Empresas; e o Grupo Boticário em “Inovação e Sustentabilidade” nas Grandes Empresas. 

 
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Construir o futuro é fazer história". Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que